TENDÊNCIAS PARA AS ÁREAS DE METALURGIA E MATERIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
Internacionalização da Arquitetura Brasileira
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A CVRD ganha a concessão de Moatize
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Engenharia de Minas.
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Movimentos Internacionais de Fatores
Módulo 4 Formulação de Estratégias
1 O Papel do BNDES na Recuperação da Competitividade Industrial na Área de TICs Rafael Oliva Assessor da Presidência do BNDES 19 de setembro de 2007 Conferência.
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
Fundamentos de Economia
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Planejamento Estratégico
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Administração da Produção I
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Balanço da Atuação do Governo
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
Plano de Negócios Pesquisa SEBRAE sobre empresas abertas de 2000 a 2003: 49,2% fecharam até o segundo ano de existência 56,4% fecharam até o segundo ano.
Talentos para Inovação
A VALORAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DA EMPRESA NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS PELO BNDES 64º Congresso da ABM Belo Horizonte 16/07/2009 João Carlos Ferraz.
TENDÊNCIAS NA SIDERURGIA E PERFIL PROFISSIONAL
Mapa Estratégico da Indústria
Exploração de recursos geológicos
Seminário RESÍDUOS: tecnologias e sustentabilidade APLs de base mineral, resíduos e sustentabilidade Marcelo Soares Bezerra CETEM (em publicação)
Educação para a Sustentabilidade: Consumo Consciente como Força Motriz
PLANO ESTADUAL DE MINERAÇÃO com foco nos APL’s de base mineral
Pegada de Carbono da Cadeia de Valor do Alumínio
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Desenho e simulação de bioprocessos
Inovação no Setor de Serviços
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
Curso: Superior de Tecnologia
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Universidade Federal de Itajubá Metais e Metalurgia
Qualificação Profissional
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Parte III Gestão Ambiental.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
Estágios do desenvolvimento econômico Para colocar em perspectiva o conceito de sociedade pós-industrial, é indispensável comparar suas características.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
A SEVENGEL No mercado desde 1999, a Sevengel fabrica produtos para higiene e limpeza profissional, com soluções prontas para todos os segmentos de limpeza.
Geografia Rede SESI de Educação.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Por uma mineração sustentável. Desafios e oportunidades para o Brasil Brasília, 26 de março de 2014 Centro de Estudos e Debates Estratégicos.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIAS PARA AS ÁREAS DE METALURGIA E MATERIAIS

PALESTRA APRESENTADA PELO PROFESSOR MAURÍCIO LEONARDO TOREM 21.07.2003 MOTIVAÇÕES E REQUISITOS EXIGIDOS PELO MERCADO Departamento de Ciência dos Materiais e Metalurgia Grupo de Tecnologia Mineral e Físico-Química de Superfícies DCMM/GTM-FQS

REQUISITOS PROFISSIONAL MOTIVADO DOMÍNIO DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS EM MATERIAIS E PROCESSOS COMPROMISSOS COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE CAPACIDADE PARA DESENVOLVER TRABALHOS EM EQUIPE CONHECIMENTOS AVANÇADOS EM INFORMÁTICA

+ REQUISITOS ! Domínio de um idioma Flexibilidade de atitudes Capacidade de aglutinar e motivar um grupo de trabalho Atitude pró-ativa Capacidade de negociação

TECNOLOGIA MINERAL

Algumas Considerações de Ordem Econômica a globalização dos mercados das “commodities” mínero-metalúrgicas seguirá a tendência atual, favorecendo a expansão de empresas atuando simultaneamente em diversos países e/ou regiões econômicas;   o desaparecimento dos estoques estratégicos, normalmente de propriedade governamental, aliado principalmente ao crescimento econômico de países em desenvolvimento, permitirá aos produtores mais qualificados uma melhoria de preços, hoje sabidamente comprimidos; com a globalização acelerada, o binômio transporte e energia, será cada vez mais fundamental ao equacionamento de alternativas dentro da mínero-metalurgia, absolutamente dependente do deslocamento de grandes massas trabalhadas, a longas distância de consumo; em que pese a comercialização ser feita através de grandes empresas transnacionais, as operações de compra e venda estarão sujeitas, de forma crescente, às determinações vigentes entre os diversos blocos regionais; esses mesmos blocos, também de forma crescente, agirão no sentido de forçar as empresas do setor, nele instaladas, a verticalizarem suas produções, a fim de agregar valores ao produto de origem mineral; em muitos casos, países mais desenvolvidos e/ou blocos regionais, procurando defender sua mínero-metalurgia, estabelecerão barreiras não-tarifárias travestidas de regulamentações ambientais e/ou sociais.

Algumas Considerações de Ordem Tecnológica ·     os projetos mínero-metalúrgicos terão sua concepção baseada na prevenção da poluição, evitando-se o lançamento de rejeitos e/ou efluentes nocivos, ao meio ambiente;   ·     as técnicas de lavra, tanto a céu-aberto, quanto subterrâneas, priorizarão métodos de extração que retornem os rejeitos às cavas e/ou galerias, minimizando o impacto ambiental fora da área de lavra propriamente dita; ·     a mínero-metalurgia em suas operações de beneficiamento e refino dará prioridade ao uso de reagentes biodegradáveis (nas operações de concentração) e utilização de processo de menor apelo energético (em todas as operações); ·     a engenharia de produto fará avanços consideráveis, buscando sempre minimizar o consumo de bens de origem mineral, por unidade de produto; ·     as posturas ambientais, lastreadas pela concepção moderna de desenvolvimento sustentado, permitirão o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, altamente rentáveis, aplicando ao máximo as mais diversas técnicas de reciclagem; ·    a lavra, o beneficiamento e a metalurgia aumentarão seu grau de intensividade de capital, com a substituição de empregados e operadores por sistemas de controle automatizados e/ou robotizados; ·     as operações de lavra, principalmente a céu-aberto, sofrerão grande influência de uso de satélites e robôs, respectivamente, no controle das frentes de extração e na execução de atividades mais perigosas; ·    haverá exaustivas pesquisas sobre a viabilidade de lixiviação “in situ” e/ou dissolução em profundidade, buscando-se determinar processos que propiciem esta possibilidade de recuperação de elementos/minerais úteis, sem o deslocamento de toda a massa estéril e sem danos ao ambiente envolvido, através de selagem de proteção aos lençóis freáticos existentes.

Valor da produção mineral de alguns países/km2. (Ano 2000) Valor da Produção Mineral em US$/km2 África do Sul 11,630.00 Alemanha 56,000.00 Austrália 5,060.00 Brasil 1,000.00 Canadá 8,450.00 Chile 7,850.00 Estados Unidos (*) 4,270.00 Japão 19,270.00 (*) Sem energéticos Fonte: USGS – Minerals.usgs.gov/minerals/pubs/country

DESAFIOS Ainda em termos de Brasil, a P&D&I na mineração deve prioritariamente enfocar três linhas de ação:   pesquisa tecnológica buscando a substituição competitiva de importação de bens minerais primários e semimanufaturados; inovações industriais objetivando a agregação de valor ao produto mineral exportado; elaboração de estudos para o desenvolvimento de políticas e de instrumentos que fortaleçam as cadeias produtivas do setor mineral.

TECNOLOGIA MINERAL assistida pela informática ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO TECNOLOGIA MINERAL assistida pela informática MINÉRIO DE FERRO MINÉRIOS PORTADORES DE NÃO FERROSOS:Cu,Zn,Ni,Al,Au dentre outros MINERAIS INDUSTRIAIS,por ex:Caulim ROCHAS ORNAMENTAIS RECICLAGEM E TRATAMENTO DE EFLUENTES

EMPENHO E DEDICAÇÃO ESTAR ATUALIZADO ! ESTAR PREPARADO PARA DESAFIOS ! TER UMA VISÃO GLOBAL DA SUA ATIVIDADE !

O PROFESSOR MAURÍCIO AGRADECE VOSSA ATENÇÃO! SUCESSO ! O PROFESSOR MAURÍCIO AGRADECE VOSSA ATENÇÃO!