Entropia e Complexidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mecânica Quântica: Função de Onda
Advertisements

Definições ENERGIA - Uma nova teoria O que é ENERGIA ?
Teorias contemporâneas da administração
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Amintas engenharia.
E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo
ESTRUTURA INTERNA DOS MATERIAIS
Compressão de Dados ORI Ednaldo Pizzolato.
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
ESTATÍSTICA BÁSICA.
RELATIVIDADE ESPECIAL
unesp Laboratório de Acústica e Vibrações
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Prof. carlos eduardo saes moreno
ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar.
24.9 – Uma abordagem estatística da entropia
Prof. José Garcia Vivas Miranda
O QUE SÃO AS SIMETRIAS DA NATUREZA E DA FÍSICA
VALORES ESPERADOS.
Propriedades da Integral Definidas
Teoria Geral dos Sistemas 2
Teoria da Informação Profa. Lillian Alvares
Teoria Geral dos Sistemas 3
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Aula 08 Medidas de posição - Prof. Diovani Milhorim
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
O N D A S (3).
Aspectos Técnicos da Operação de Seguros
ANÁLISE DE RISCOS CONCEITOS II Prof. Fernando Pires.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Teoria Geral de Sistemas
Eletromagnetismo I Prof. Paulo Rosa – INFI/UFMS
Estatística Aula 13 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Introdução à Física do Estado Sólido
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Bacharelado em Engenharia Civil
Matemática Financeira
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
Estrutura eletrônica dos átomos
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Universidade Federal de Itajubá
Estrutura eletrônica dos átomos
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Metais Capítulo Condução Eléctrica nos Metais
Fernando Luiz Pellegrini Pessoa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Teoria Cinética dos Gases
Algoritmos e Programação I
ÁTOMO DE HIDROGÊNIO Tratamento quântico requer a solução da equação de Schrödinger Aplica-se o modelo de partícula quântica sob condições de contorno para.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Disciplina:Sistemas de Informação
Informação e comunicação na perspectiva da cibernética.
Impulso e quantidade de movimento
PROBABILIDADE Profa. Ana Clara Guedes.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
INTREPRETAÇÃO FÍSICA DOS NÚMEROS QUÂNTICOS A energia de um estado particular depende do número quântico principal. A energia de um estado particular depende.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Ondulatória.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
Aula 2 - Campos. Física F III - Unidade I 2 Força gravitacional massa Força eletromagnética Carga elétrica Força nuclear forte Carga nuclear Força nuclear.
Transcrição da apresentação:

Entropia e Complexidade Aula 1

Qual a engrenagem fundamental do universo?

Entropia O que é entropia?

Entropia Probabilidade Postulado fundamental da Mecânica estatística. S = Kbln() Relação entre probabilidade e Entropia

Entropia Segunda lei da termodinâmica "Não ocorrem processos nos quais a entropia do sistema ISOLADO decresça: em qualquer processo que tenha lugar em um sistema isolado, a entropia do sistema AUMENTA ou permanece CONSTANTE". Em outras palavras, um sistema isolado, sem nenhuma ajuda exterior, é incapaz de se auto-estruturar.

Entropia e Equilíbrio Equilíbrio mecânico, químico, hidrostático, térmico e termodinâmico. Um estado de equilíbrio será aquele, em que, pelo menos, localmente a entropia seja máxima. Um sistema que esteja em estado de equilíbrio está em um estado estável. Contudo existem os estados meta-estáveis

Meta-estabilidade Exemplo da cerveja no congelador Meta-estabilidade e a vida Entropia e vida

Meta-balanceamento Comportamentos muito organizados surgem em sistemas de extrema complexidade. Ex.: organismos vivos Bilhões de células interagem apresentando um comportamento notavelmente organizado. São sistemas meta-balanceados

Meta-balanceamento O sistema está desbalanceado localmente e estável e ordenado em uma perpectiva global. Sistema balanceado=sem gasto de energia Sistema desbalanceado = gasto de energia e termaliza Sistema meta-balanceado necessita continuamente de energia

Complexidade e Sistemas Complexos

Temas O que é complexidade? Discutir a complexidade como um paradigma epistemológico. Delimitar complexidade e sistemas complexos. Listar características de um sistema complexo.

Algumas visões sobre a complexidade MAÍRA BAUMGARTEN (sociologia) “...que estaria a mudar não só a nossa imagem mecanicista da natureza mas, inclusive, a nossa relação com ela e o modo de fazer ciência, numa aproximação mais qualitativa, menos agressiva e mais humana.”

complexidade Complexidade e subjetividade González Rey (Psicólogo) “Hemos utilizado el concepto de subjetividad social precisamente para dar cuenta de la complejidad constituida en cada uno de los sentidos subjetivos de la vida social, aspecto que con frecuencia se subordina a aspectos económicos, políticos o de otra naturaleza, sin comprender que aquellos actuan sobre la población en dependencia de su sentido subjetivo, no como "cosa en sí". La multiplicidad de niveles y de escenarios de la vida social determina el desarrollo de múltiples elementos de sentido que actuan simultáneamente en la acción social del sujeto, quien constituye el escenario de su propio desarrollo subjetivo.”

Complexidade Rita M.C. de Almeida (Física) “Na realidade, a Ciência da Complexidade não é uma nova Ciência, mas sim novos resultados para a mesma Ciência Natural.”

Complexidade X Sistemas complexos. Complexidade: Paradigma epistemológico Sistemas Complexos: Objeto de estudo da complexidade. Uma disciplina científica (Puramente interdisciplinar).

Complexidade na Física. Normalmente utilizado como um atributo Quanto maior a quantidade de informação necessária para descrevê-lo mais complexo será o sistema. A complexidade pode ser definida como o um conjunto de propriedades que emergem de um sistema com muitos constituintes.

Sistemas Complexos Basicamente todos as definições na literatura escapam de uma definição formal, indo na direção de uma listagem de características, não fugiremos à regra: Contém muitos constituintes interagindo não-linearmente Seus constituintes são independentes Possui uma estrutura que se repete em diversas escalas Exibe comportamento emergente Envolve um limiar entre caos e não-caos. Envolve um limiar entre cooperação e competição Uma outra forma de definir o conceito pode ser em relação à quantidade de informação necessária para se modelar um dado sistema.

Complexo x Simples A diferença entre complexo e simples não é complicada.

ENTROPIA O que é isso mesmo?

Postulado fundamental da M.E. e Conceitos de Macro e Microestados Com o advento da teoria quântica nos primeiros anos do século passado pessoas como Bose, Einstein, Fermi e Dirac introduziram certas modificações nas idéias originais de Boltzmann e conseguiram, com isso, esclarecer alguns aspectos insatisfatórios da teoria de Boltzmann. Os princípios da mecânica quântica conduzem ao resultado de que a energia de uma partícula sob um campo conservativo, como o gravitacional, magnético ou elétrico, não podem assumir qualquer valor continuamente, se diz que a energia é quantizada, ou seja, a partícula só pode existir em alguns dos ESTADOS que têm uma energia bem específica. Podemos utilizar como ilustração do conceito quântico o exemplo clássico da onda estacionária em uma corda:

Postulado fundamental da M.E. e Conceitos de Macro e Microestados Nesse sistema os comprimentos de onda possíveis são dados por: Onde ni é um número inteiro que representa o número de antinodos da vibração da corda. E o comprimento de onda da onda estacionária está relacionado com o momento da partícula por: O que nos leva a: L

Postulado fundamental da M.E. e Conceitos de Macro e Microestados Relembrando do conceito clássico introduzido por Boltzmann, não existia restrições para a energia do sistema, ele poderia se encontrar em qualquer valor, assim as média deveriam ser efetuadas sobre todo o universo de parâmetros possíveis. No caso quântico não poderemos fazer o mesmo, a contabilização dos estados acessíveis é imprescindível para a operacionalização da estatística (valores médios, desvios, etc.). Por exemplo, a menor energia possível assumida pelo sistema, a que denominaremos E1, será dada para os valores nx=ny=nz = 1, assim

Postulado fundamental da M.E. e Conceitos de Macro e Microestados Na determinação do segundo estado a coisa fica um pouco mais complicada Ou seja as três configurações terão o mesmo estado energético. A isso chamamos de estado degenerado, ou seja, o estado referente a energia é DEGENERADO e com DEGENERESCÊNCIA 3 (g2=3), pois existem três configurações possíveis que levam a este mesmo valor.

Postulado fundamental da M.E. e Conceitos de Macro e Microestados Obviamente, não poderemos fazer estatística com apenas uma partícula, assim que consideremos um sistema com N partículas onde em cada estado de energia j teremos uma população de Nj partículas, a energia total deste sistema será dada por: De forma que, se conhecemos como estão distribuídas as partículas sobre seus estados energéticos teremos toda a informação do sistema. ESTE É O PROBLEMA CENTRAL DA MECÂNICA ESTATÍSTICA.

Macro e Microestados Redefinindo o conceito de estado No esquema abaixo ilustramos o exemplo dado anteriormente em um sistema com 11 partículas idênticas. onde cada caixinha representa um estado energético. Estando as caixas a mesma altura significa que têm a mesma energia. A energia deste sistema COM ESTA CONFIGURAÇÃO será dada por: (1,1,1) (2,1,1) (1,2,1) (1,1,2) (2,2,1) (1,2,2) (2,1,2) E1 E2 E3  g1=1, N1=3  g2=3, N2=5  g3=3, N2=3

Macro e Microestados Contudo vale ressaltar que ao trocar de caixa uma partícula, no mesmo nível de energia, a configuração será diferente, contudo a energia será a mesma! Desta forma, vem-se a necessidade de subdividirmos o conceito de estado. (1,1,1) (2,1,1) (1,2,1) (1,1,2) (2,2,1) (1,2,2) (2,1,2) E1 E2 E3  g1=1, N1=3  g2=3, N2=5  g3=3, N2=3

Macro e Microestados Macroestado Microestado: É caracterizado pelo número de partículas para cada nível. No exemplo anterior temos: N1=3, N2=5 e N3=3. Microestado: Definido por cada nível e cada degenerescência. No exemplo anterior temos. Note que para uma mesma energia teremos diversos macroestados e para cada macroestado pode conter uma infinidade de microestados!!! Nível Nj gj 1 3 (1,1,1) 2 (2,1,1) (1,2,1) (1,1,2) (2,2,1) (2,1,2)

Postulado fundamental da M.E.: “Todo microestado possível de um sistema isolado em equilíbrio é igualmente provável” O que significa que se fazemos N réplicas de um conjunto de sistemas (ensamble), e contamos a freqüência com que cada microestado ocorre, obteremos que todo o microestado terá a mesma freqüência!

Postulado fundamental da M.E.: O número de microestados igualmente prováveis, que corresponde a um macroestado k é chamado de PROBABILIDADE TERMODINÂMICA (Wk). Ou seja, quanto mais microestados tenha um macroestado maior será sua probabilidade termodinâmica. Funciona, exatamente como o exemplo do dado comentado anteriormente, quanto mais possibilidades existam de que um evento ocorra maior será a sua probabilidade. A Probabilidade termodinâmica de todo o ensamble será a soma de todas as probabilidades termodinâmicas de cada macroestado.

Postulado fundamental da M.E.: Assim que para uma mesma energia teremos diversos macroestados e respectivamente diversos microestados. O valor de energia mais provável será aquele que MAXIMIZE a quantidade de configurações possíveis, ou seja, que maximize a probabilidade termodinâmica. De fato a probabilidade termodinâmica do ensamble dependerá das propriedades do sistema e dos vínculos internos que o configuram (E,V,N,{Xi}). Logo, podemos concluir que a probabilidade de encontrarmos um sistema no estado definido por (E,V,N,{Xi}) será:

Interpretação estatística da entropia

Interpretação estatística da entropia

Interpretação estatística da entropia

Interpretação estatística da entropia O que nos leva finalmente a expressão para a função J. Que é a conhecida definição da entropia de Boltzmann.

Agora eu pergunto: O que é a entropia?

Entropia e informação (Shanonn) Claude E. Shannon (1916-2001), "o pai da teoria da informação". Estabeleceu um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits. Medida capaz de determinar a quantidade de informação não previsível em uma mensagem. H(p1, p2 ,..., pn ), a entropia de Shannon aplicada para n elementos que compõem uma mensagem. Pi = probabilidade de ocorrência do elemento i da mensagem.

Entropia e informação (Shanonn) Principais Postulados de Shannon 1- A função H deve ser contínua em pi. 2- Caso os elementos da mensagem sejam igualmente prováveis, pi=1/n, então H deve ser monotonicamente crescente em relação a n, pois quanto mais elementos tenha a mensagem maior será a capacidade de transmissão de informação da mensagem. 3- Deve ser probabilisticamente somada H(p1)+H(p2)=H(p1. p2)

Propriedades da função H: Para um sistema simples com dois bits. 1) H=0 se e somente se, todas as probabilidades forem nulas com exceção de uma. 2) Para um dado n, H será máximo quando todas as pi forrem iguais, ou seja, pi=1/n.

Exercício: Calcule a entropia de Shannon para as seguintes conjuntos de caracteres. 11111111 00001111 01111111