III Encontro Multicultural 23 de Maio de 2009 Círio dos Olhos de Água Atalaia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral
Advertisements

O Projeto.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Programa de Conservação da Escola:
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Trabalho realizado por: Ana Carolina Catarina Rato Jorge Santos Tânia Mota 12ºA Pontos fortes: Actividades propostas pelo professor Actividades realizadas.
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Apresentação do Projeto
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Março 2010 Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Serviço de Tradução Telefónica Alto Comissariado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
Três + um (em acção).
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
O Homem * A Agricultura * O Ambiente
E OUTROS PROJECTOS PARA AS Eco-Escolas Margarida Gomes - ABAE.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Associação Cultural e Desportiva de Solgos
Projeto de Intervenção Solami (Associação de solidariedade e amizade de Casal de Cambra) Docente: Ana Carvalho Discentes:Carina Mendonça Catarina Leite.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
Imigrantes em Portugal: Construção de imagens e estereótipos
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Problemas e Propostas de Solução
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
Ano Europeu do Voluntariado 2011
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto.
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
Índice 1.O que é o Projecto Limpar Portugal ? 2.A Inspiração 3.Porquê o dia 20 de Março? 4.Organização do PLP 5.Como participar.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Animação Sociocultural
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

III Encontro Multicultural 23 de Maio de 2009 Círio dos Olhos de Água Atalaia

III Encontro Multicultural 23 de Maio de 2009 Actividade implementada pelo projecto Tu Kontas A iniciativa tem como objectivo angariar fundos para a ASSIM (Associação dos Imigrantes de Montijo)

Caracterização do projecto Tu Kontas Iniciou-se em 2007, no âmbito do Programa Escolhas Tutelado pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) Sendo a Câmara Municipal de Montijo a Entidade Promotora

Tu Kontas Fundamentado numa lógica de metodologia de projecto, com duração prevista de 3 anos ( 12/2006 a 11/2009) Ambiciona a sua autonomização e reconhecimento enquanto recurso/serviço sustentável para a comunidade Montijense. A intervenção intencional mais específica está prevista com e para a população descendente de imigrantes residentes no concelho

Localização Projecto Tu Kontas encontra-se sediado no Bairro do Esteval. A sua intervenção é alargada a outros bairros sociais e à zona rural do concelho. Distrito: Setúbal Concelho: Montijo Freguesia: Montijo

Descrição do evento Realizado a 23 de Maio de 2009, pelo terceiro ano consecutivo No salão do Círio dos Olhos de Água, na freguesia da Atalaia Parceria entre o Projecto Tu Kontas e a recém criada ASSIM

Descrição do evento Mostra Gastronómica com pratos e doces típicos dos diferentes países acompanhada de um programa de animação/música multicultural Gastronomia confeccionada pelos sócios da ASSIM e pelo Banco Local de Voluntariado Espaço de informação de respostas / serviços na comunidade pretendeu-se divulgar os projectos anteriormente mencionados

Planta do espaço físico Legenda: Palco Bar Ligação a outras salas Espaço informação Porta entrada

Programa Cultural 16:45H – Natanael Silva (Brasil) 17:15H – Dança Puita (São Tomé e Príncipe) 17:45H – Andreia/ Natanael Silva 18:15H – Rancho Folclórico da Atalaia (Portugal) 18:45H – Batoto Yeto - Kuduru (Angola) 19:15H – Natanael Silva 19:45H – Doce de Coco (África/ Brasil) 20:15H – Roksolania (Ucrânia) 20:45H – Natanael Silva 21:15H – Afro Dancers (África) 21:45H – Escola de Samba de Sesimbra G.R.E.S. Dá que Falar Apresentação Wilder Matzine Entretenimento Natanael Silva

Recursos materiais e serviços Aluguer do equipamento de som. Aquisição de material descartável e águas. Limpeza do espaço Transporte para deslocação dos grupos participantes e apoio à actividade Concepção gráfica e impressão de cartazes, convites, registo fotográfico e audiovisual Divulgação nos meios de comunicação social local e outros

Metodologias utilizadas pela organização Activa Participativa Expositiva Demonstrativa Trabalho de equipa Reflexibilidade

Entrevista a Ana Fina Coordenadora do projecto Quais são os principais objectivos deste encontro? Promover o Diálogo Intercultural, Divulgar a Associação de Imigrantes. É fácil a integração de imigrantes neste tipo de iniciativas? Depende dos imigrantes, por norma a maioria adere bem contudo, é mais difícil chamar as pessoas de leste. Os principais destinatários têm conhecimento da existência deste projecto? Sim, inclusive este foi o ano em que ouve uma maior publicidade sobre o evento. Quais foram as principais dificuldades que se debateram na realização do encontro? Tivemos dificuldade na divulgação, penso que foi suficiente, mas não eficiente e na gestão financeira.

Entrevista a Virgínia Maria Sobral de Sousa Presidente da Direcção da ASSIM Entrevista a Virgínia Maria Sobral de Sousa Presidente da Direcção da ASSIM Como surgiu a ideia de criarem uma Associação de Imigrantes? Foi proposto pelo projecto Tu Kontas. Há pouco mais de 1 ano que a associação foi constituída, ela tem crescido? Sim, temos cada dia mais associados Quais são as suas expectativas para a associação? Captar cada vez mais imigrantes e trabalharmos em conjunto para um Portugal melhor.

Entrevistas Imigrantes Análise de conteúdo Brasil Orgulhos com trabalho final Atenciosos e Solidários Extrovertidos e Animados África Animados e Divertidos Participativos nas actividades culturais Ucrânia Contidos Relacionam-se pouco com outras comunidades Roménia Pouco comunicativos Sossegados

Custos de execução Aquisição de bens alimentares Custos com material para a decoração e ornamentação do espaço Divulgação da iniciativa, angariação e transporte para participantes, confecção de doces e pratos típicos de diferentes nacionalidades Disponibilização de alguns consumíveis (pão, bilhas de gás e carvão)

Avaliação do evento Grande participação dos actores na gastronomia como nas actividades culturais O projecto conseguiu de facto alcançar os objectivos nomeadamente fomentar convívio e a interacção entre todos Técnicos tiveram alguma dificuldade em cativar a comunidade de leste

Avaliação do evento Pontos FracosPontos Fortes Pouca aderência da comunidade de leste Programa de animação Pouca aderência da comunidade de acolhimento Decoração do espaço Espaço fechado Aderência dos imigrantes brasileiros e africanos

Referências bibliográficas Revista (imigração os mitos e factos) ACIDI FERREIRA Manuela Malheiro Educação Intercultural da (Universidade Aberta ) Website: Revista Escolhas Vídeo _ Gente como nós (vidas de imigrantes em Portugal (ACIDI) Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural Bogdan, robert e BIKLEN, Sari (1994) Investigação qualitativa em educação, Porto Ed SERRANO, Gloria, Metodologias de investigação em animação sociocultural, in TRILHA, jaune (coord) (2004) Animação Sociocultural, Lisboa Ins. Piaget,