Fundamentos da Ciência da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Advertisements

METODOLOGIA DA PESQUISA
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
As Concepções Pedagógicas.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
24/9/20161Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
Aula 4_2015 IEEC A ciência como paradigmas em transformação.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
HISTÓRIA DAS MULHERES NO BRASIL SÉC. XVI A XX.
DIREITO CIVIL IV TEORIA GERAL DOS CONTRATOS PROF. M. IWAO C. SUZUKI Aula 01 -Teoria Geral dos Contratos: Aspectos históricos e noções.
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
PGED Tópicos Especiais de Engenharia de Sistemas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
RENASCIMENTO PARTE 2.
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Ciência moderna e ciência pós-moderna
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Da Ideia de Universidade à Universidade de Ideias
RENASCIMENTO Classicismo
Sociedade da informação e sociedade de massas
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
Orientações ao professor
ESPAÇO URBANO E ESPAÇO RURAL
Cultura popular??? Cultura erudita???
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
Evangelismo e Missões Aula 10 – sujeito pós-moderno - INTRODUÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA
AS (IR)REALIDADES HISTÓRICAS DA EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS CURRÍCULOS.
Industrialização.
Um discurso sobre as ciências
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Epistemologia de BACHELARD.
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
O Surgimento da Ciência
A centralidade da escola no mundo moderno
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
A ciência na Idade Média
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia
Thomas Kuhn: Um novo conceito de Ciência
Arcadismo Contexto Histórico.
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Aula 4 IEEC- Joana Andrade
D que é CULTURA? Cultura inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano.
Metodologia Científica e Tecnológica FILOSOFIA MODERNA: NICOLAU MAQUIAVEL, RENÉ DESCARTES, FRANCIS BACON. Profº Luís Enrique Gainette Prates Acadêmicos:
Olá, sou o Prof. RP. Olá, F, S e B bem vindos à nossa 3ª aula de FdeE.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
Clássicos da sociologia: Max weber
Aula: Renascimento e Modernidade
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Próximo Caderno 3 » Capítulos 3 e 4 UNIDADE 3.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Ciência da Informação

A construção de um conhecimento científico sobre a informação As diferentes formas de conhecimento O conhecimento científico: Homem como sujeito do processo de conhecer Corpo organizado de princípios/rigor Experimentação/utilidade Conhecimento exato, matemático Falseável

Ciência moderna Ciência moderna e outras formas de ciência A fundamentação: Descartes Galileu Bacon

Modernidade O que é? Modernidade, modernismo, modernização Desdobramentos

Modernidade Impasses A previsão da literatura

Pós-modernidade Queda das metanarrativas Pulverização do poder Reencantamento Virtual Presenteísmo Globalização

QUADRO COMPARATIVO DAS ÉPOCAS Tradição (séc V ao XVI) Modernidade (séc XVII ao XX) Pós-modernidade (2ª met. séc XX) Idéia principal Revelação divina Razão Várias verdades Família Patriarcal Nuclear Livre Religião Tradicional Racional e espiritualista Cósmica e sincretista Valor Ser Ter Prazer e parecer Natureza Subsistência, identidade Matéria-prima, riqueza Preservação Corpo Procriação e tabu Mão-de-obra, genitalidade Aparência e culto Cultura Enraizada nos costumes Urbana e de massa Fragmentada e plural Atividade Agricultura Indústria Conhecimento Poder Descendência, sangue Capital Imagem e idéias Tempo Passado Futuro Presente

Uma ciência pós-moderna? Diferentes propostas: Demo, Morin, Capra, Teoria do Caos... Boaventura Santos O paradigma dominante A crise do paradigma dominante: condições teóricas e sociais O paradigma emergente: todo conhecimento é social, local, auto-conhecimento e visa a se tornar senso comum