INTRODUÇÃO À LÓGICA Argumentos Validade Lógica Falácias formais Exercícios Por que estudar Lógica? Julian Dutra Professor de Filosofia Colégio João Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lógica e lógica de programação
Advertisements

Lógica de Programação.
Argumentos, verdade e validade 2
Lógica Proposicional Dedução Natural.
Lógicas e Inferência para IA
Lógica Matemática Introdução.
Lógica Proposicional.
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Professor: Yure de Queiroz Lima
12 DE NOVEMBRO DE 2016 A sabedoria e o dinheiro Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode. (Pv 21:20)
Inferência, raciocíno e argumento Inferência é o processo pela qual concluímos algo por meio de um raciocínio. De várias proposições nós inferimos uma.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO. Como você vê a Cristo?
“Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”- Mt 5.48.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Aula 3 – A Filosofia e a Modernidade.   O que é Modernidade?  A Quebra de ruptura do universo Feudal.  A aventura da Modernidade Definições.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
Prof. João Maurício Gama Boaventura
Linguagem Digital Introdução à Lógica Celso Medeiros 6EF B Tarde
LÓGICA? É LÓGICO!!!!.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Prof. Gerson Pastre de Oliveira
Regras do Silogismo Científico
Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
As vertentes da lógica:
LÓGICA INFORMAL FALÁCIAS
Introdução ao estudo da Psicologia
BCC101 – Matemática Discreta
Lógica aristotélica.
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Pegue a sua Bíblia e diga:
Prof. Reynaldo dos Santos
Resumo PARTE 1.
Proposições lógicas Cerutti IES.
Escola Básica E Secundária de Salvaterra de Magos
Falácias.
Prof.: Maria Anna Turmas 2m1, 2m2 e 2m3
Capítulo 14 – Elementos de Lógica (Proposição)
Escolhas de uma vida....
É possível estar alegre em meio a tantos problemas?
Números inteiros juliana
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Pré Prova AL-RS.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
O sentido da lógica?.
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
2 – PREVISÃO DE DEMANDA EXERCÍCIOS.
Argumentum.
Agostinho de Hipona ( d.C.).
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
LÓGICA FORMAL.
LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Aplicar tabelas de verdade na validação de formas argumentativas
Aula 05 - Introdução à Lógica Matemática
ARGUMENTO COSMOLÓGICO
Professora elisa santos meier
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
Aula: Renascimento e Modernidade
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
LÓGICA FORMAL O CONCEITO E O TERMO. LÓGICA FORMAL Lógica do Conceito É o ramo da lógica formal que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar. É o ramo.
PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À LÓGICA Argumentos Validade Lógica Falácias formais Exercícios Por que estudar Lógica? Julian Dutra Professor de Filosofia Colégio João Paulo I – Unidade Sul Julho e Agosto de 2017

O que é um argumento? O que é validade lógica? Um argumento é um conjunto de sentenças onde algumas dessas sentenças são as premissas e uma dessas sentenças é a conclusão. A função das premissas é a de justificar a conclusão, de estabelecer a verdade da conclusão. Em um argumento válido a verdade da conclusão é garantida pela verdade das premissas. Isto é, em um argumento logicamente válido a conclusão é uma consequência lógica das premissas.

Exemplo 01 Eis um exemplo de um argumento logicamente válido: Todos os homens são mortais Sócrates é homem Logo, Sócrates é mortal Estrutura lógica do argumento acima: Premissa 01: Todo A é B Premissa 02: X é A Conclusão: X é B

Exemplo 02 Eis outro argumento logicamente válido: Todos os queijos vêm da Lua O chocolate é um queijo Logo, o chocolate vem da Lua Para um argumento ser logicamente válido, suas premissas e sua conclusão não precisam ser, de fato, verdadeiras. Tudo que a validade lógica demanda é que a conclusão seja uma consequência lógica das premissas!

Exemplo 03 Um exemplo de argumento inválido: Os vegetarianos não comem linguiça de porco João não come lingüiça de porco Logo, João é vegetariano Esse argumento seria válido se afirmasse o seguinte, em sua primeira premissa: Apenas os vegetarianos não comem lingüiça de porco.

Exemplo 03 O que é um bom argumento? Nesse caso, teríamos o argumento válido: Apenas os vegetarianos não comem linguiça de porco João não come linguiça de porco João é vegetariano Esse argumento não está correto, porém. Não é um bom argumento porque a primeira premissa é falsa. Para termos um argumento correto (ou bom, ou, ainda, sólido) precisamos acrescentar uma premissa verdadeira. (!) Em resumo: Premissas Verdadeiras + Conclusão Verdadeira + Validade Lógica = Bom argumento.

Exercícios Considere os argumentos abaixo. Copie e marque no caderno se os argumentos são válidos ou não: Argumento 01: Se o aquecimento global pela ação do homem estiver realmente acontecendo, então as calotas de gelo dos polos vão derreter. As calotas de gelo polares estão derretendo. Portanto, o aquecimento global pela ação do homem está realmente acontecendo.

Exercícios Argumento 02: Se a acupuntura tendesse a deixar as pessoas doentes, então seria tolo experimentá-la. A acupuntura não tem nenhuma tendência a deixar as pessoas doentes. Portanto, não é tolo experimentá-la.

Exercícios Argumento 03: Se eu estudar bastante, vou passar nas provas. Portanto, se eu não estudar bastante, não vou passar nas provas.

Exercícios Argumento 04: Todos os homens são canalhas. Alguns canalhas são atraentes. Portanto, alguns homens são atraentes.

Exercícios Argumento 05: Todos os políticos são mentirosos. Ninguém íntegro é político. Portanto, ninguém íntegro é mentiroso.

Exercícios Argumento 06: Toda vida humana é sagrada. Toda criação de Deus é sagrada. Portanto, toda vida humana é criação de Deus.

Exercícios Argumento 07: Toda pessoa é um filho do universo. Toda pessoa é um ser de luz e esperança. Portanto, todo ser de luz e esperança é um filho do universo.

Exercícios Argumento 08: Se hoje é segunda-feira, os bancos vão abrir. Os bancos estão abertos. Portanto, hoje é segunda-feira.

Solução Quais argumentos são logicamente válidos e quais são inválidos? Bem, a verdade é que todos esses argumentos são inválidos!

Falácias formais Os argumentos anteriores cometem diferentes falácias formais. Uma falácia formal consiste na inexistência de uma relação estritamente lógica entre as premissas e a conclusão de um argumento. (!) Vamos corrigir apenas alguns deles, em razão do tempo de aula.

Falácias formais Os Argumentos 01 e 08 cometem a falácia formal chamada Afirmação do Consequente. O equívoco em questão é o de supor que o único fato que explica a conclusão é aquele indicado pela premissa. A rigor, o argumento é inválido porque, raciocinando a partir da conclusão, pretende estabelecer a verdade da premissa. Nos casos dos argumentos 01 e 08, as calotas polares podem estar derretendo por diversas razões além do aquecimento global antropogênico, de modo que afirmar que as calotas polares estão derretendo não garante a verdade do aquecimento global causado por seres humanos. Além disso, o argumento 08 não diz que os bancos abrem apenas na segunda-feira.

Falácias formais O Argumento 02 comete a falácia da Negação do Antecedente. A partir da negação da premissa, o argumento nega, incorretamente, a conclusão. Nesse argumento, nada foi dito sobre todas as razões que justificam ser tolo experimentar a acupuntura, mas apenas sobre uma razão, a saber, não deixar as pessoas doentes. Ora, se a acupuntura não deixa as pessoas doentes, isso não significa que não é tolo experimentá-la. Outras razões podem existir para o fato de que é tolo experimentar a acupuntura que não somente o risco de ficar doente, sobre as quais o argumento nada nos disse. Ela pode ser ineficiente e/ou custar muito tempo e/ou dinheiro, por exemplo.

Falácias formais O argumento 03 também comete a falácia da negação do antecedente. O argumento nada nos diz sobre a existência, ou não, de outros meios de passar na prova. Vamos mostrar que o Argumento 4 é ilógico (ele seria válido se dissesse “Todos os canalhas são homens”, na primeira premissa!) substituindo o conteúdo das sentenças e mantendo o mesmo padrão inferencial (que não é lógico!) entre elas: Todas as vacas são animais de quatro patas. Alguns animais de quatro patas são elefantes. Portanto, algumas vacas são elefantes.

Falácias Quantos tipos de falácia existem? Se somarmos as falácias formais e informais, teremos, facilmente, mais de 50 tipos de falácias. E essa é uma estimativa baixa.

Qual é o ponto, professor? Os argumentos possuem, quando válidos, uma estrutura lógica. Podemos nos enganar a respeito dessa estrutura e não percebermos que, a rigor, a relação entre as premissas e a conclusão de um argumento não é estritamente lógica. Argumentos logicamente inválidos podem ser, não obstante, muito persuasivos!

Qual é o ponto, professor? Quando vamos avaliar argumentos temos de fazer, pelo menos, duas coisas: (1) Considerar a validade lógica do argumento. (2) Verificar se os conteúdos das premissas e das conclusões são verdadeiros. Para (1), precisamos conhecer as formas válidas e inválidas de argumentação. Para (2), temos de recorrer à estudos científicos, observações, etc. Lembre que podemos ter argumentos válidos com sentenças cujo conteúdo é absurdo! São trabalhos muito diferentes e ambos são essenciais para pensar corretamente!

Qual é o ponto, professor? Não se engane: se você não sabe pensar logicamente, então não domina o pensamento crítico. Sem um treinamento em Lógica, você contará apenas com sua intuição sobre a lógica dos argumentos com que se deparar. O caminho para o domínio de todos os conceitos e ferramentas da Lógica é um só: treinamento. Contudo, saiba desde já que treinar sua capacidade de raciocínio lógico é uma tarefa de longo prazo. Leva algum tempo para dominar as ferramentas da Lógica!