Contexto Espanha, 1901 Ensino dominado pela Igreja Católica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução INTRODUÇÃO
Advertisements

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Introdução e contextualização histórica
EMEF José Benigo Gomes. EMEF JOSÉ BENIGO GOMES PROJETO “PEDRAS” Todas as pedras são capazes de produzir fogo através do atrito?
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Contexto histórico - “A modernidade”
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Contextos de desenvolvimento e aprendizagem: quem é responsável?
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 O recurso audiovisual no ensino da Geografia Francisco Pereira.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
O Projeto Ético Político na trajetória e prática profissional do Serviço Social Reginaldo Dias dos Santos.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)
Base Nacional Comum Curricular
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO EDUCACIONAL
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Auguste Comte Acadêmicas: Andreia Pereira da Silva Luiza de Melo Isaac
Metodologia do Ensino de Física I
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Introdução ao estudo da Psicologia
Educação Híbrida e o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSOS
Proposta de Trabalho... Quais são as características temporais da Ilha Urbana de Calor, diurna e noturna; e qual a influência dos materiais urbanos na.
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Laicidade e ensino religioso
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Estudando para o Enem de forma Invertida
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Gestão Democrática.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
O SORRISO DE MONA LISA EQUIPE: BRUNA VALVERDE, JANAÍNA CRUZ, JOSÉ ANDERSON E JULIANA BARBOSA.
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas. Por quê? Como? O quê? Para quê? Outra vez? ENSINO RELIGIOSO?
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
Programa Internacional para Avaliação de Alunos
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
Ideias pedagógicas no Brasil : In: SAVIANI, D. (xx)
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 4 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
Diretrizes de um programa de prevenção
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
Uso da Informação em Ambientes Educacionais Módulo 2 Pensamento Científico na Gestão Educacional (3) 20h/a Cléa Mara Reis Félix
Poder, dominação e Política
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

Contexto Espanha, 1901 Ensino dominado pela Igreja Católica Punitivismo Sexos separados Segregação social Escola moderna : Francisco Ferrer y Guardia Brasil, 1918: Imigrantes Italianos = Criação de escola libertária

Influências na Escola Moderna Positivismo Anarquismo

Idealização Escola Laica Base científica e racional Escolas com dois sexos (diurno) e para adultos (noturno) Desenvolver um ser moral e físico Solidariedade Autoridade mínima do professor: Sem Punitivismo e exames Fazer o aluno descobrir por si mesmo os fenômenos naturais e criticar questões sociais

Principais desafios encontrados pela equipe Perseguição política Em 13 de outubro de 1909, Francisco Ferrer foi fuzilado a mando do governo espanhol ; Escola de São Caetano: explosão da casa de José Prol que levou ao fechamento das escolas - governo as chamou de “escolas particulares dirigidas por anarquistas fabricantes de explosivos”. Perseguição religiosa Na Espanha, a Igreja pediu para tornar as escolas laicas ilegais; Instituições privadas pois não possuíam fomento público

Conteúdos atitudinais gerais Solidariedade, noção do coletivo Ser crítico Aceitação da diversidade e igualdade

Conteúdos atitudinais no ensino de ciências Construção do conhecimento com base nos fatos, racionalmente Aproximação do método científico