_estacionamentos públicos.

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Transcrição da apresentação:

_estacionamentos públicos

1 por que fazer estacionamentos rotativos? _roteiro da apresentação 1 por que fazer estacionamentos rotativos? 2 estacionamentos rotativos no mundo 3 centro de Teresina: situação atual 4 estacionamentos rotativos no Brasil 5 propostas para o nosso Centro 6 considerações

estacionamentos rotativos? _por que fazer estacionamentos rotativos? A frota automobilística tem crescido de tal maneira que não existe mais vaga em número suficiente para atender toda a demanda. Gera o impasse entre o crescimento da demanda e escassez dos espaços urbanos.

estacionamentos rotativos? _por que fazer estacionamentos rotativos? Nas regiões centrais as cidades sofrem com estacionamento intrusivos e desorganizados. Deterioração da paisagem urbana Restrição da circulação de outros automóveis (ônibus, bicicletas, pedestres) Perda da mobilidade urbana

_por que fazer estacionamentos rotativos?

estacionamentos rotativos? _por que fazer estacionamentos rotativos? A implantação de um sistema de estacionamento rotativo de vaga pública seria um solução para tais questões? A ideia é regulamentar a utilização do espaço público com objetivos urbanísticos coletivos; Viabilizar o comércio ou um turismo de uma região; Melhorar a mobilidade e segurança dos usuários; Visando questões ambientais e de qualidade de vida.

_estacionamentos rotativos no mundo Inicio: Empreendedores Pagam Estacionamento “gratuito”: TODOS NÓS pagamos! Inicio: Empreendedores Pagam Depois: Inquilinos Pagam Final: Clientes Nós, quando compramos numa loja ou comemos num restaurante, pagamos indiretamente pelo estacionamento, porque seu custo está embutido no preço da mercadoria.

_estacionamentos rotativos no mundo Solapa o Transporte Público Subsídios e outros parâmetros importantes para dar suporte aos estacionamentos Solapa o Transporte Público Aumenta congestionamento de tráfego Ameaça a edifícios históricos Expansão Mancha Urbana

_estacionamentos rotativos no mundo O Custo de “Exigência de Estacionamento” As exigências de ter estacionamentos nos estabelecimentos comerciais: DANOSAS (Shoup); Estacionamentos amplos: encorajam os moradores a dirigir; Vaga por unidade habitacional: + 20% no custo das moradias.

_centro de Teresina: situação atual Automóveis - 4.667 Quantidade de vagas: Automóveis - 4.667 Motocicletas - 2.155 Demarcações Específicas: Carga/Descarga (“Zona Marrom”); Vagas de Idosos e PCR (Rotatividade?); Táxi e Moto-táxi; Pontos de Ônibus; Calçadões; Ciclovias e Ciclo faixas.

_centro de Teresina: situação atual Falta de Gestão; Pontos Considerados: Falta de Gestão; Falta da rotatividade das vagas existentes; Estímulo do uso do veículo individual; Aumento de atividades; informais(“flanelinhas/guardadores de carro”); Uso desordenado e desvalorização do espaço público.

_centro de Teresina: situação atual Considerar para os Estudos um região mais ampla para o sistema de estacionamento rotativo; Regiões geradoras de tráfego; Necessidade de regularização do espaço.

_centro de Teresina: situação atual Tempo de Permanência; Índice de Rotatividade Vaga; Resultado da Oferta e Demanda de vagas nas regiões legenda COMÉRCIO SERVIÇO RESIDENCIAL INSTITUCIONAL MISTO OCIOSO VERDE 1CAMPELO, A. G. M. Plano de mobilidade urbana para o centro de Teresina. 2015. 158 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2015.

_estacionamentos rotativos no Brasil Parquímetros; Tecnologias Adotadas Parquímetros; Aplicativos em smartphones; Comercialização em estabelecimentos; Comercialização por monitores de campo.

Município Tarifa Funcionamento Maceió R$2,50 por hora Permanência máxima de 4h em estacionamentos internos e bolsões e 2h em vias públicas Aracajú Carga e descarga R$6,00 Carro R$ 3,00 Moto R$ 2,00 Valores para 2h, que também é o prazo máximo de permanência Campina Grande R$5,00 por hora Tempo de permanência máximo 2h Petrolina Carro 1h: R$1,50 1h30: R$2,25 2h: R$3,00   Moto 30 min: R$0,40 1h: R$0,75 1h30: R$1,15 2h: R$1,50 Juazeiro do Norte R$2,00 por 2h Tempo máximo de 2h

R$ 1,30 para carros e R$ 0,65 para motos Válido por 2h, prazo máximo. Município Tarifa Funcionamento Juiz de Fora R$ 2,00 Algumas áreas dão direito a 90 minutos, em outras 180 minutos . Prazo Máximo de 180 minutos. Rio de Janeiro 2h em áreas de alta rotatividade, 4h em média rotatividade, período único em áreas de baixa rotatividade Fortaleza R$ 0,50 por hora Valor cheio na primeira hora, valor fracionado na segunda hora a cada 12 minutos . Prazo máximo de 2h. Caruaru R$ 1,30 para carros e R$ 0,65 para motos Válido por 2h, prazo máximo. Recife Mensal entre 150 e 300 reais Em alguns locais é R$7,00 e R$5 para cada hora adicional Em outros a hora varia entre R$ 5 e 15 reais Permanência máxima de 2 a 5 horas, dependendo da área. A unidade do cartão é 3 reais.

Fazer um Parceria Público e Privada - PPPs _modelo proposto para implantação Fazer um Parceria Público e Privada - PPPs

proposto para implantação _modelo proposto para implantação Definição LATO SENSU: Parceria Público-Privada (PPP): termo usado para cobrir ampla gama de atividades nas quais os setores público e privado trabalham juntos para prover ativos de INFRAESTRUTURA e aprimorar a prestação de SERVIÇOS públicos. Normalmente consistem em colaboração contratual de LONGO PRAZO entre o Poder Público e o setor privado, no qual o privado é autorizado a fornecer serviços para o benefício comum dos parceiros e há COMPARTILHAMENTO DE RISCOS entre as partes.

proposto para implantação _modelo proposto para implantação Qual a diferença entre PPP e Concessão? Forma de remuneração do parceiro privado CONCESSÃO COMUM: o Poder Público NÃO realiza APORTES ORÇAMENTÁRIOS para compensar o parceiro privado pelos investimentos realizados para prover ativos de infraestrutura e/ou para viabilizar a prestação de determinado serviço público concedido. PPPs: o Poder Público PODE aportar RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS parcialmente EM ADIÇÃO ÀS TARIFAS cobradas dos usuários (concessão patrocinada) ou integralmente (concessão administrativa). OBSERVAÇÃO: Concessão COMUM, concessão PATROCINADA e concessão ADMINISTRATIVA podem ser consideradas formas de PPPs (Parceria Público- Privada).

proposto para implantação _modelo proposto para implantação O que é estruturação de projetos? Modelagem Regulatória EVTEA e Jurídico Concessão/PPP Regulação de Investimento Mecanismo de Remuneração Demanda Engenharia Definição do Projeto (escopo e prazo) Modelo Financeir o Operacional Regras de Reequilíbrio Regulação da Qualidade de Serviço Ambiental Alocação de Risco Jurídico Fonte: Camacho (2016), MBA PPP e Concessões Edital e Contrato de Concessão/PPP

proposto para implantação _modelo proposto para implantação Mas por que optar por fazer PPPs e Concessões? Ganhos de eficiência; Dilui o impacto orçamentário ao longo do tempo; Aumenta o investimento (por meio do setor privado) sem impactar o endividamento público; ...mas é preciso muita responsabilidade fiscal para não comprometer orçamentos futuros; Potencial para universalizar o acesso de serviços públicos essenciais Mudança de modelos de gestão e benchmarking para o setor público; Potencial de inovação e aumento de qualidade. Fonte: Adaptado de Navarro (2016), MBA PPP e Concessões

_consequências da implantação da PPP Seria um Concessão Comum(sistema autossustentável); Não só implantar no Centro, mas em toda a Cidade; Geração de receita proveniente da outorga inicial e mensal para poder público; Lançamento de Uma Proposta de Manifestação de Interesse –PMI – Previsão em Setembro; Recondução laboral do “Flanelinha”; Estacionamento Vertical (Terreno da Prefeitura).

_considerações finais O estacionamento rotativo é um sistema viável para facilitar a mobilidade urbana; Induz o crescimento do comércio e a satisfação do consumidor; Redução de engarrafamentos nas regiões de maior demanda; Incentivo ao uso de outros modais de transporte público; Maior controle das vagas; Acompanhamento financeiro em tempo real; Mais facilidade de fiscalização pela Prefeitura; Formalizar atividade profissional; Possibilidade de preservação do patrimônio histórico-cultural (casas históricas).

Teresina Prefeitura de