PEXIA DE CÚPULA VAGINAL NO LIGAMENTO SACRO-ESPINHOSO: RESULTADOS CIRURGICOS, INDICE DE RECIDIVAS E COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS AOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GECAPE 24/06/2014 PRISCILA SCHENKEL Dr. Carlos Jorge da Silva Dr. Carlos Toyama Dr. Henrique Zuppani Irmandade da Santa Casa de São Paulo Serviço de Radiologia.
Advertisements

Incontinência Urinária Mista: Trato primeiro a incontinência urinária de esforço Dr. Thiago Souto Hemerly Setor de Disfunções Miccionais e Laparoscopia.
Tromboembolismo pulmonar Eguinaldo Lopes do Nascimento Técnico/Tecnólogo em Radiologia Esp. em imaginologia.
Bypass Gástrico em Y de Roux na Obesidade Grave:
PRINCIPAIS INFECÇÕES OPORTUNISTAS E SINTOMAS APRESENTADOS NO MOMENTO DO DIAGNÓSTICO DE AIDS EM PACIENTES NOTIFICADOS NO SINAN NO ESTADO DO RIO GRANDE DO.
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
Trabalho de Conclusão de Curso
Condições de trabalho e saúde de técnicos e auxiliares
ESTUDO CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA EM PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE BRASÍLIA Autor: Caíque Acácio.
Introdução e Objetivos
Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
PADRÃO DE USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM FAMÍLIAS DE USUÁRIOS CADASTRADOS COMO ALCOOLISTAS DE UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Juliana Guimarães.
Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo – Brasil)
Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
CARACTERÍSTICAS DA AMOSTRA
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DAS CRIANÇAS DE 7 A 8 ANOS DO BAIRRO EUGÊNIO MENDES LOPES EM RIBEIRÃO PRETO - SP Isabella Carlota Lopes¹, Isadora Rocha Zaneti¹,
Qual a melhor técnica para o tratamento cirúrgico da incontinência urinária =
Apresentação de Artigo 14/08/2014
Impacto da severidade das úlceras de pé diabético no risco de mortalidade a 3 anos Joana Rigor 1, Sara Pinto 1, Daniela Martins-Mendes 1,2,3, Consulta.
O HÁBITO DE FUMAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM A DEPRESSÃO E HIPERTENSÃO
SEGUIMENTO DOS PACIENTES PORTADORES DE DIABETES MELLITUS DO NÚCLEO DE SAÚDE DA FAMÍLIA 6 Geovani de Souza Bezerra¹, Guilherme Branco Fontanetti¹, Guilherme.
Dalmo Antônio R. Moreira
PRÉ-NATAL EM SITUAÇÕES ESPECIAIS: APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
Discussão de artigo R4 Fábio Akira Uyeno 27/03/2014
Dra. Maria do Carmo de Melo
1 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Alessandro H. A. Lopes, Luiz G.O. Brito, Maria A.C.Carvalho,
ENTEROCOLITE NECROSANTE EM NEONATOS COM PESO DE NASCIMENTO INFERIOR A 1.000G: ÍNDICE DE PROTEÇÃO DA COLOSTROTERAPIA   HELLEN CRISTINA SEGANFREDO; LISSANDRA.
Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P.
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
Director: Professor Doutor Jacinto Monteiro
* um desafio diagnóstico *
Efeitos do banho humanizado no alívio da dor dos recém-nascidos em pós-operatório Nádia Laryssa Costa Lacerda; Ludmylla de Oliveira Beleza; Lissandra Sousa.
HIGIENE DO SONO EM PEDIATRIA O que pensam as mães?
Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria Serviço de Ortopedia e Traumatologia Director: Professor Doutor Jacinto Monteiro Artroplastia.
FRATURA DE FÊMUR E PROTESE
FATORES PROGNÓSTICOS E PREDITIVOS DO CÂNCER DE MAMA:
Avaliação pré-operatória: qual o limite da operabilidade?
PREVALÊNCIA DO ESTADIO DE ALTO RISCO (PT3 E PT4)
Outros microorganismos
CASOS CIRÚRGICOS 02/09/2016.
FISIOTERAPIA E DOENÇAS ESOFAGEANAS
EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO NA CAPACIDADE AERÓBICA EM IDOSOS
MATOS, Jefferson David Melo
ESCORE DE RELOGIOSIDADE
Enterocolite necrosante em neonatos com peso de nascimento inferior a 1.000g: índice de proteção da colostroterapia   HELLEN CRISTINA SEGANFREDO; LISSANDRA.
RESULTADOS DO CITOM CIRURGIAS
Pesquisa de Sífilis Congênita no momento do parto:
RESULTADOS E CONCLUSÃO
Pesquisa Clínica “Tratamento cirúrgico das fraturas da coluna toracolombar - comparação da cirurgia aberta convencional com a cirurgia percutânea minimamente.
Pesquisa Clínica: Aspectos atuais e planejamento 2019 Clinical Research Valéria Romero, MD, PhD.
Centro Universitário UNILEÃO, Juazeiro do Norte – Ceará, Brasil.
Disciplina: Bioestatítica
BIOESTATÍSTICA Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
CONTROLE DE BOLOR VERDE E VIDA ÚTIL EM LARANJAS NA PÓS-COLHEITA, ATRAVÉS DO USO DE EXTRATO DE SUCUPIRA BRANCA DIEGO HENRIQUE MENDES COSTA1 ; EDUARDO.
Fulano XX, Beltrano XX, .., Bráulio RGM COUTO
RESULTADOS E DISCUSSÕES
ANÁLISE DA QUALIDADE DO SONO EM PACIENTES PORTADORES DE DOR CRÔNICA
ESTUDO CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA EM PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE BRASÍLIA Autor: Caíque Acácio.
CÂNCER DE PRÓSTATA Prof. Dr. Eduardo Lopes
Efeitos do banho humanizado no alívio da dor dos recém-nascidos em pós-operatório Nádia Laryssa Costa Lacerda; Ludmylla de Oliveira Beleza; Lissandra Sousa.
Hospital Regional da Asa Sul – HRAS Unidade de Neonatologia
Hospital Regional da Asa Sul – HRAS Unidade de Neonatologia
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
AVALIAR OS EFEITOS DO EXERCÍCIO ABDOMINAL HIPOPRESSIVO EM PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO Acadêmica: NILZA IZABEL BATISTA HORTIG Orientador.
ENTEROCOLITE NECROSANTE EM NEONATOS COM PESO DE NASCIMENTO INFERIOR A 1.000G: ÍNDICE DE PROTEÇÃO DA COLOSTROTERAPIA   HELLEN CRISTINA SEGANFREDO; LISSANDRA.
RESULTADOS DO CITOM CIRURGIAS
Resultados e Discussão
Professora Carla Marins
Centro Universitário UNILEÃO, Juazeiro do Norte – Ceará, Brasil.
Transcrição da apresentação:

PEXIA DE CÚPULA VAGINAL NO LIGAMENTO SACRO-ESPINHOSO: RESULTADOS CIRURGICOS, INDICE DE RECIDIVAS E COMPLICAÇÕES ASSOCIADAS AOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO-SP Alessandro H. A. Lopes, Luiz G.O. Brito, Maria A.C. Carvalho, Pedro S. Magnani, Heitor L.P.Rodrigues, Maurício M. Sabino-de-Freitas. Setor de Uroginecologia, Cirurgia Ginecológica e Reconstrutiva Pélvica do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (UROGIN/RAO – DGO – FMRP/USP) OBJETIVOS Dentre as 128 pacientes, 58,7% mantinham vida sexual ativa. Sobrepeso ou obesidade foi observado em 59,1% das pacientes, sendo baixa a freqüência de tabagismo (6,5%) ou doenças pulmonares crônicas (2,2%). A maioria das pacientes com prolapso de cúpula vaginal foram histerectomizadas por via abdominal (58,3%), sendo em média 9,1 anos o tempo entre a histerectomia e a queixa de prolapso vaginal, variando de 2 meses a 34 anos. O tempo médio cirúrgico é de 116 (40-240) minutos. Não foi relatado complicações intra-operatórias, porém no pós-operatorio observou-se 11 casos de hematoma (8,7%), 14 casos de deiscência de ferida operatória (10,9%), 8 casos de granuloma (6,5%), 6 casos de infecção do trato urinário (4,3%) e nenhum caso de infecção do sítio cirúrgico. Observou-se vaginometria média pós-correção de 5,5 cm (3,5-10), estando funcionalmente adequada em 73,9% dos casos. Observou-se recidiva do prolapso em 18 (13,8%) pacientes. Avaliar os resultados cirúrgicos e complicações associadas à correção do prolapso de cúpula vaginal pós-histerectomia através da fixação no ligamento sacroespinhoso. MATERIAL E MÉTODOS Estudo retrospectivo de 128 casos de pexia de cúpula vaginal realizados no Serviço no período de 2002 a 2009. As variáveis foram plotadas e analisadas descritivamente no programa Microsoft Excel. Figura 1. Pexia sacroespinhal com visualização e preensão do ligamento sacroespinhoso. RESULTADOS A média de idade foi de 67,7 anos (43-88); a maior parte das pacientes possuía escolaridade entre 5 e 9 anos. Todas 128 pacientes queixavam-se de sensação de prolapso vaginal, associado em incontinência urinária em 37% e disfunção evacuatória em 4,3%. Grande maioria das pacientes eram menopausadas (87%) e multíparas (78,3%) com antecedente de 4,8 partos vaginais em média e apenas 15,2% com uma ou mais cesáreas. CONCLUSÃO Constitui a pexia de cúpula vaginal no ligamento sacro-espinhoso um procedimento com baixo índice de complicações e bons resultados cirúrgicos para correção do prolapso de cúpula vaginal pós-histerectomia.