ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atividade Económica e agentes económicos
Advertisements

Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
CONCEITOS E HISTÓRICO Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Prof. D. Sc. Wendel Sandro de Paula Andrade.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
AULA 1: TEORIA DO CONSUMIDOR
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Economia Monetária II 4ª aula
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
MACROECONOMIA Site:
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 INTRODUÇÃO.
Economia Monetária II 5ª aula
Economia Monetária II 5ª aula
Economia Monetária II 4ª aula
Fluxo Circular da Renda e a Matriz de Contabilidade Social
Contabilidade de Custos
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
“Reflexões sobre a atitude empreendedora”
Capítulo 1 Aspectos preliminares
Definições de Economia
Século XXI Empresários do.
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 05 - Macroeconomia
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
A empresa e a firma Firma: unidade de produção que atua racionalmente, procurando otimizar seus resultados relativos a produção e lucro. Fator de produção:
Pedro Pita Barros Universidade Nova de Lisboa
A OPORTUNIDADE DO SÉCULO XXI EMPRESÁRIO CONSUMIDOR COMERCIALIZAÇÃO TRADICIONAL Modelo inteligente Redes Empresariais FÁBRICA 36% EMPRESÁRIO CONSUMIDOR.
A OPORTUNIDADE DO SÉCULO XXI EMPRESÁRIO CONSUMIDOR COMERCIALIZAÇÃO TRADICIONAL Modelo inteligente Redes Empresariais FÁBRICA 36% EMPRESÁRIO CONSUMIDOR.
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Economia A 10º ano Maria João Pais Maria da Luz Oliveira
Profa. Lérida Malagueta
Economia – o que é?.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
ECONOMIA O que é? Ciência Humana Origem: Mercantilismo 1700 D.C.
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
FATORES DETERMINANTES
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
Noções básicas do mercado
ECONOMIA.
ATIVIDADES ECONÓMICAS
As famílias são as proprietárias dos fatores de produção. Inclusive, como se observa, em Economia considera-se o lucro também como remuneração a um.
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
A escassez e as escolhas
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Interdependências e Ganhos de Comércio
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
14/08/15 Empréstimos internacionais
Economia para Computação
Poder, dominação e Política
Sociologia e/do trabalho: questões gerais
Prof. Elisson de Andrade AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes

Objeto de estudo das ciências sociais ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.1 Realidade social e ciências sociais Realidade social conjunto dos seres humanos e das relações que resultam da vida em grupo Objeto de estudo das ciências sociais o estudo da realidade social e, portanto, dos fenómenos sociais A realidade social carateriza-se pela sua complexidade. Para a sua compreensão é necessária a participação de várias ciências sociais.

O consumo pode ser objeto de estudo de várias ciências sociais ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.1 Realidade social e ciências sociais O consumo pode ser objeto de estudo de várias ciências sociais Economia Direito Sociologia Psicologia História Geografia

1.1 Realidade social e ciências sociais ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.1 Realidade social e ciências sociais As ciências sociais são interdependentes e complementares Todas as ciências sociais estudam os fenómenos sociais. Cada uma das ciências sociais estuda apenas uma face dos fenómenos sociais. Realização da atividade da página 33 do manual

1.2 Fenómenos sociais e fenómenos económicos ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.2 Fenómenos sociais e fenómenos económicos A realidade social Total Pluridimensional Plurifacetada Os fenómenos sociais são totais A Economia apenas estuda os fenómenos sociais na perspetiva económica. No estudo dos fenómenos económicos é necessário ter sempre presente que apenas se estuda o fenómeno na perspetiva económica.

1.3 A Economia como ciência – objeto de estudo ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.3 A Economia como ciência – objeto de estudo Problema económico A escassez constitui o principal problema económico. A escassez resulta do facto de as necessidades humanas serem ilimitadas perante os recursos disponíveis que são escassos. A escassez obriga à realização de escolhas O que produzir? Como produzir? Quanto produzir? Para quem produzir? Realização da atividade da página 33 do manual

1.3 A Economia como ciência – objeto de estudo ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.3 A Economia como ciência – objeto de estudo O problema da escolha constitui o objeto de estudo da Economia. A Economia estuda a forma como as pessoas e as sociedades escolhem o emprego de recursos escassos, que podem ter usos alternativos, de maneira a produzir vários bens e a distribuí-los para consumo no presente e no futuro. Se pudéssemos produzir uma quantidade ilimitada de todo os bens, não se colocaria o problema da escolha.

1.3 A Economia como ciência – objeto de estudo ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.3 A Economia como ciência – objeto de estudo O problema da escolha coloca-se quer a toda a sociedade, quer a cada um de nós. É necessário fazer opções entre os usos alternativos que é possível dar a um determinado bem. Teremos de sacrificar uma das opções em favor de outra. Custo de oportunidade Expressa todas as opções que foram sacrificadas para obter algo. Associado ao custo de oportunidade está o benefício que se obtém com a alternativa escolhida. Realização da atividade da página 37 do manual

1.4 A atividade económica e os agentes económicos ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.4 A atividade económica e os agentes económicos A atividade económica é o resultado do conjunto de relações que se estabelecem entre os diferentes agentes económicos. Agente económico é qualquer indivíduo ou entidade que intervém na atividade económica exercendo pelo menos uma função económica.

1.4 A atividade económica e os agentes económicos ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.4 A atividade económica e os agentes económicos Agentes económicos Famílias Empresas financeiras Estado Empresas não financeiras Resto do mundo

1.4 A atividade económica e os agentes económicos ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.4 A atividade económica e os agentes económicos A atividade económica Produção Consumo Distribuição Repartição dos rendimentos

1.4 A atividade económica e os agentes económicos ECONOMIA A Economia A - 10.º ano Unidade Letiva 1 – A atividade económica e a ciência económica Elsa Silva Helena Mendes 1.4 A atividade económica e os agentes económicos Repartição dos rendimentos Trabalhadores Salários Empresários Lucros Proprietários de imóveis Rendas Detentores de capital/dinheiro Juros Realização da atividade da página 39 do manual e da ficha de trabalho da página 42 do manual.