Apostila de Práticas Investigativas Método Indutivo Etapas do Método Indutivo: Premissas (ponto de partida): observação de uma relação comum em diversos casos. Generalização desta relação para todos os casos semelhantes que ainda não foram observados. O metal A se dilata com o calor premissas O metal B se dilata com o calor O metal C se dilata com o calor Conclusão Logo, todos os metais se dilatam no calor A veracidade das premissas não garante a veracidade das conclusões: uma observação no futuro pode ser diferente das observações passada, invalidando a conclusão. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas O Método Dedutivo Etapas do Método Dedutivo Definição das Premissas: afirma-se uma verdade válida para um caso geral, e um caso particular contido neste caso geral. Conclusão: afirma-se que a verdade é valida também para este caso particular. Premissas: Todos os homens são mortais João é homem Conclusão: Logo, João é mortal Se as premissas forem verdadeiras a conclusão é verdadeira. Se a conclusão for falsa a premissa é falsa. Se a conclusão for verdadeira, a premissa pode ser verdadeira ou falsa. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas Divisão das Ciências FORMAIS: Lógica, Matemática, Filosofia, etc... “Princípio da Causalidade” TECNOLOGIA soluções imediatas uma 2ª natureza produzida domínio e aplicação de uma lei (causa e efeito) C I ÊNC A S Naturais: Física Química Biologia Etc... ------------------------------------------------------------------------------------ FACTUAIS Sociais: Antropologia cultural Direito Economia Política Psicologia Social Sociologia Etc... “Princípio da Liberdade” ECOLOGIA resultados lentos (ex. formação de um Engenheiro) elo entre homem e técnica não controla causa e efeito 1.3 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas Positivismo Lógico Ciências formais: utilizam o método dedutivo. Ciências factuais: adotam o método indutivo. As teorias são formuladas a partir da observação da realidade: Premissas: expressa uma relação observada entre os fenômenos. Conclusão: generaliza esta relação. Leis Científicas: enunciam esta relação na forma: se o fenômeno (variável) A ocorre, então o fenômeno (variável) B ocorre. Teorias: utilizam conceitos abstratos para explicar diversas leis. As teorias são verificadas através da observação da realidade: As leis cientificas são testadas por novas observações, que podem indicar que a generalização não foi correta. Teorias científicas: não podem ser testadas diretamente, são testadas através do teste das leis que explicam. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas Positivismo Lógico Só faz sentido as teorias que podem ser verificadas através de testes empíricos. Teorias científicas: faz sentido porque podem ser testadas. Teorias da teologia e filosofia: não faz sentido porque não podem ser testadas. Avanço da ciência: a ciência se aproxima cada vez mais da verdade através do acumulo de testes científicos, que permitem refutar uma quantidade maior de premissas. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas Popper Filosofo da Ciência que criticou o Positivismo Lógico, e estabeleceu as diretrizes da pesquisa em administração. Conhecimento se inicia com a teoria e não com a observação Uma teoria prevê como os fenômenos (as variáveis) vão se comportar na realidade. Uma teoria afirma: sempre que a variável A ocorrer, a variável B ocorrerá. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas Popper Teste das teorias em confronto com a realidade: quando os resultados previstos pela teoria não são confirmados pela realidade, a teoria é refutada. Definição da situação-problema: questiona qual a relação entre a variável A e a variável B na realidade. Formulação da hipótese: A hipótese é uma resposta provisória à situação-problema, mostrando que a ocorrência da variável A pode resultar na ocorrência da variável B. A ciência utiliza o método hipotético-dedutivo verificável através da experiência, e não o método indutivo. A hipótese é deduzida de uma teoria. O avanço da Ciência ocorre por meio da refutação das teorias: quando uma teoria é refutada, novas teorias devem ser formuladas. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas O Tema Pesquisas na área de gestão: utilizam o método Hipotético-dedutivo proposto por Popper. O tema da pesquisa deve ser: Científico: deve abordar um assunto em que há uma lacuna no conhecimento humano, evitando problemas práticos ou morais. Viável: dar preferência a temas em uma área em que possua conhecimento teórico prévio, em que haja bibliografia, tempo disponível... Delimitado: limitar adequadamente o tema da pesquisa. 1.4 Apostila de Práticas Investigativas
A Definição do Problema Problema: questiona a relação entre duas ou mais variáveis (fenômenos) na realidade. O problema deve ser formulado como uma pergunta sobre a relação entre as variáveis da situação-problema. O problema deve ser: Científico: as variáveis escolhidas devem poder ser testadas através da observação. As variáveis escolhidas devem ter um significado técnico preciso, não dando margens a distintas interpretações. Deve ser possível obter dados sobre estas variáveis Delimitado: o problema deve ser restrito. 1.4 Apostila de Práticas Investigativas
A Formulação da Hipótese A hipótese é uma resposta provisória ao problema explica a situação-problema, mostrando que a ocorrência da variável A pode resultar na ocorrência da variável B. É um caso particular, deduzido de uma teoria existente que afirma: sempre que a variável A ocorre, a variável B ocorrerá. A hipótese deve ser: Científica A hipótese deve ser um caso particular deduzido de uma teoria existente. A hipótese deve poder ser refutada através de testes na realidade. Viável: a coleta de dados para testar a hipótese deve ser viável dentro do prazo de entrega dos trabalhos. 1.4 Apostila de Práticas Investigativas
Apostila de Práticas Investigativas Exercício Em sala: em grupo de 6 a 8 membros. Como a crise financeira mundial afeta os gastos de consumo dos membros da comunidade Castelo Branco? Cada Grupo deve delimitar sua amostra: estudantes, professores, funcionários. Cada grupo deve definir uma hipótese. Apostila de Práticas Investigativas