Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva
Advertisements

MAPAS CONCEITUAIS Profª Juliana Schivani
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
Estratégias de Leitura. Qual a diferença entre ler e compreender?
IMPLÍCITA INFORMAÇÃO IMPLÍCITA EXERCÍCIOS. IM – INTERNO IMPLÍCITO = INFORMAÇÕES INTERNAS (NÃO APARENTES) PRECISAMOS IR ALÉM DO QUE OS OLHOS ESTÃO VENDO.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
15/04/2013.  Leitura : Competência leitora e habilidades de leitura – Monica Lopes de Oliveira;  Análise dos resultados da Avaliação em Processo de.
Classificação dos Métodos de Ensino:
1- Leia atentamente as instruções até o final. 2- Dê um abraço no colega do lado. 3- levante o braço o mais alto que puder. 4 – fique de pé. 5- Diga seu.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Amor que é amor....
Criatividade e Inteligência Competitiva
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Conjugação Perifrástica
Estudando Para o ENEM de forma invertida
Conceitos e Mecanismos
Profª Doutora Brígida singo
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Texto, gênero e discurso
PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
Leitura e Documentação
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
Objetivo da disciplina
Parábola do Lápis No princípio o fazedor de lápis falou ao lápis dizendo: - Precisas saber cinco coisas antes que eu te mande ao mundo. Lembre-as.
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ATUAL REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Representação documentária
ENSINAR a APRENDER a LER,
Coesão com advérbios de lugar e elipse
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
Implícitos e Pressupostos
Análise do Discurso Fundada por Michel Pêreux, na década de 60, a Escola Francesa de Análise do Discurso tinha a proposta de substituir a Análise de Conteúdo.
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
#portuguêsélindo #portnaveia
Escrita e interação KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Vanda maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
Pronatec – Capetinga MG.
FACULDADES ASOCIADAS DE UBERABA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
COERÊNCIA, TEXTO E LINGUÍSTICA DO TEXTO DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL DOCENTE: EDILANE ABREU DUARTE¹ DISCENTES: ANNA CAROLLINE PAIXÃO, EMICLEITON.
Destaques do texto sobre entrevista social
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
O que VOCÊ busca para SEU amanhã. Temos o mapa da mina
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Apreensão e compreensão de sentidos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
PIADA A aula de hoje será uma piada!. Recado aos mau humorados... Vídeo da irmã...
Redação.
Instruções para ler um artigo de investigação primária
9 BALDES.
Linguagem e Comunicação
ANÁLISE DO DISCURSO.
I – inTrodução à linguística:
O que você busca para seu amanhã. Temos o mapa da mina
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Texto argumentativo: artigo de opinião
Coesão e Coerência Professora Angela Biazi. TEXTO: TECIDO »MORTO MORRER » MORRIDO » TEXTO TECER »TECIDO.
ATIVIDADE AVALIATIVA Etapas:
I – inTrodução à linguística:
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Professora Cláudia Viana 18/10/2019. Técnicas de Leitura e análise COMPREENSÃO: Compreender o que se ler é um fator imprescindível e determinante no.
Transcrição da apresentação:

Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi) leitura como processo de interação Compreender um texto... exige habilidade, interação e trabalho é uma forma colaborativa que se dá na interação entre autor-texto-leitor ou falante-texto-ouvinte é inferir e produzir conhecimentos

Que conhecimentos o leitor utiliza durante a leitura? O que é ler? É interagir, é construir significado para o texto. Que conhecimentos o leitor utiliza durante a leitura? conhecimentos e crenças sobre o mundo, conhecimentos de diferentes tipos de texto, conhecimentos sobre a organização e a estrutura dos textos, conhecimentos lexicais (formação das palavras), sintáticos, semânticos, entre outros.

Para uma análise clara dos processos de compreensão envolvidos, devemos levar em consideração uma noção básica: a da inferência. Ao observar a imagem a seguir, como caracterizaríamos a mulher retratada? Uma pessoa da alta sociedade? Pelas roupas e pelo local onde se encontra, podemos inferir sua posição social como a de alguém que não possui posses

Somos capazes de inferir quando compreendemos o que está subentendido. A inferência caracteriza-se pelo resultado da compreensão do que está implícito no texto e que o leitor consegue captar com base em seus conhecimentos e com base no texto.

Observe a tirinha a seguir: Que inferências são necessárias para interpretar o texto?

Que saberes são necessários para interpretar a tirinha?

Portanto... a inferência é uma atividade mental apoiada em conhecimentos socioculturais, em um contexto específico. É quando o leitor busca para além do texto informações e conhecimentos adquiridos pela experiência de vida, com os quais preenche os vazios textuais.

O que nos motiva a fazer inferências? Exercer a atividade mental Ler para construir significados do texto Compreender o que está implícito no texto

A inferência caracteriza-se pelo resultado da compreensão do que está implícito no texto... e que o leitor consegue captar com base em seus conhecimentos prévios e no texto científico.

As informações implícitas :Pressupostos e subentendidos - José Luiz Fiorin Pressupostos: são aquelas ideias não expressadas de modo explícito, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas no enunciado. Ex: Infelizmente, meu marido continua trabalhando fora do país. Pressuposto: O marido está trabalhando fora do país e a mulher não está satisfeita com essa situação. Ex: Decidi deixar de comer carne. Pressuposto: A pessoa comia carne antes.

Marcas linguísticas que facilitam a identificação de pressupostos: Verbos que indicam fim, continuidade, mudança e implicações: começar, continuar, parar, deixar, acabar, conseguir,... Advérbios: felizmente, finalmente, ainda, já, depois, antes, agora... Locuções que indicam circunstâncias: depois que, antes que, desde que, visto que,...

Subentendidos Subentendidos são as insinuações escondidas por trás de uma afirmação. O subentendido difere do pressuposto num aspecto importante: ele é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante, ao subentender, esconde-se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte depreendeu.

Exemplos: Quando sair de casa, não se esqueça de levar um casaco. Subentendido:  Está frio lá fora.  Você vai a pé para casa agora? Subentendido: Eu posso lhe dar uma carona ou é perigoso andar a pé na rua a estas horas.

Importante Há textos em que nem tudo o que importa para interpretação está registrado. O que não foi escrito deve ser levado em consideração para que se possa verdadeiramente interpretar um texto.