INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA 2017/2 Richard M. Stephan rms@ufrj.br Objetivos do Curso Metodologia Material Bibliográfico Cronograma de Atividades Critérios de Avaliação Atributos de um Bom Engenheiro Fundão: Meca da Tecnologia Conclusão

1. Objetivos do curso Amplos Motivar os estudantes, destacando suas perspectivas, direitos e deveres. Orientar na escolha profissional. Posicionar a engenharia elétrica no contexto nacional e internacional. Apresentar o mercado de trabalho para Engenheiros Eletricistas. Específicos Apresentar a estrutura do Curso de Engenharia Elétrica da UFRJ, suas regras acadêmicas, seus professores e laboratórios. Divulgar atividades estudantis. Exercitar a apresentação de seminários. Executar trabalhos em grupo. Incentivar o uso da biblioteca e do portal de periódicos CAPES. Exercitar o estudo de literatura técnica em inglês. Treinar o comportamento em seminários, aulas e discussão em grupo.

2. Metodologia Aulas expositivas, dadas pelo professor da disciplina. Participação de palestras apresentadas por conferencistas convidados. Demonstrações em laboratório e visitas. Apresentação de seminários, por parte dos alunos. 3. Material Bibliográfico Introdução à Engenharia Elétrica de Potência, Richard M. Stephan, DEE, 2016. Site: www.dee.ufrj.br  Curso  Programa das Disciplinas  Introdução

4. Cronograma de Atividades 2017 Assunto 1 03/08 Apresentação do curso. Formação de grupos. Aula: Eletromagnetismo 2 10/08 Aula: CA x CC; Potência Elétrica – atividades estudantis 3 17/08 Recepção aos novos alunos – café da manhã. 4 24/08 “The Triumph of Technology 1” – atividades estudantis 5 31/08 Aula: Resposta em Frequência; Sist. de Controle – atividades estudantis 6 14/09 VISITA ao LCA e LABMAQ 7 21/09 “The Triumph of Technology 5” – atividades estudantis 8 28/09 VISITA ao LAFAE e LEMT 9 05/10 PALESTRA Nicolas Leite: “Sobrevivendo à UFRJ” 10 19/10 VISITA EXTERNA à EMBRATEL 11 26/10 VISITA EXTERNA ao CEPEL 12 09/11 PALESTRA Rosane Detommazo: “Segurança do Trabalho” 13 16/11 Apresentação de seminário / 3 grupos Prazo final de entrega dos exercícios 14 23/11 Apresentação de seminário / 4 grupos 15 30/11 Apresentação de seminário / 3 ou 4 grupos 16 07/12 PROVA FINAL 4/11

5. Critério de Avaliação Grupos de 4 alunos (uma pequena firma de engenharia) A avaliação do grupo será feita através de: a) Relatórios sobre dois (2) textos do “The Triumph of Technology” (peso 20%). b) Solução dos 20 Exercícios do Livro Texto (peso 30%). c) Resumos das palestras apresentadas por conferencistas convidados (peso 20%). d) Apresentação Oral de tema escolhido pelo grupo (peso 30%). Nota x número de alunos do grupo = pontos atribuídos. Caberá aos próprios alunos fazer a distribuição dos pontos atribuídos entre si. A nota da avaliação será comparativa entre os grupos, de modo que se espera uma disputa saudável entre as equipes, como ocorre em todo edital ético de obras de engenharia. A prova final, se necessária, será individual e consistirá de perguntas sobre “The Triumph of Technology”. O controle da presença será feito pelo professor, especialmente nos dias de visita, palestras e seminários ou quando perceber que a turma está esvaziada. Nos demais, quando não for feita chamada, a presença será considerada integral.

The Triumph of Technology. - Só serão avaliadas 2 conferências e cada relatório deve conter: Título, componentes do grupo e número de identificação do grupo. Resposta para 10 perguntas formuladas pelo professor (ver site da disciplina). Dicionário de palavras. - Os relatórios devem ser entregues logo após a aula. - Os trabalhos devem ser manuscritos. Lista de Exercícios deve conter: Componentes do grupo e número de identificação do grupo. Solução dos exercícios apresentada de forma manuscrita pelo método KISS. Resumo das Palestras de 300 a 500 palavras, digitalizado, com atenção para a clareza, concisão (KISS), correção ortográfica e regras gramaticais. Entrega na aula seguinte à palestra. Apresentação Oral deve necessariamente conter transparências com: Título, componentes do grupo e número do grupo. Índice da apresentação. Corpo da apresentação. Conclusão. Bibliografia (obrigatoriamente com livros, artigos e pouca de referência à“sites”). Cópia das transparências (p&b, 6p/pg) deve ser entregue antes da aula.

Método KISS Keep It Simple, Stupid !!! Antoine de Saint Exupéry: “Belo é o que se atinge quando nada mais pode ser retirado e qualquer adição se faz desnecessária”. Leonardo da Vinci: “Simplicidade é o último grau de sofisticação”. Mies Van Der Rohe: “Menos é mais”.  Albert Einstein: “Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso“.  Stefan Zweig: “Se elogiam os meus livros, a virtude provém unicamente do método sistemático de eliminação de todas as pausas supérfluas e de todos os ruídos colaterais, e se reconheço em mim uma espécie de arte, então é a arte de abrir mão, pois não me queixo quando de mil folhas escritas, oitocentas vão para o cesto de papel e só duzentas restam como essência filtrada”.

6. Atributos de um Bom Engenheiro 8/11

7. Fundão: Meca da Tecnologia 5,2 km2 ~ 5km x 1km 60.000 habitantes diurnos 100.000 pessoas circulando por dia 25.000 veículos circulando por dia Schlumberger, FMC, GE, B&G, Usiminas, V&M, Loreal, Embratel Haliburton, Siemens, AMBEV PARQUE TECNOLÓGICO Linha MagLev-Cobra, prevista no Plano Diretor da UFRJ 2020 BIO RIO CENPES 2 INCUBADORA IEN Linha de teste MagLev-Cobra CEPEL 9/11

8. Conclusão Um estudante responsável estuda. Ele honra e justifica o título que leva: estudante. Isso é mais do que estudar por obrigação, é estudar por amor. Amor próprio, amor aos próprios pais, amor ao País. Se o ensino for público, o compromisso deve ser maior ainda. PREMISAS PARA O ENSINO PÚBLICO SUSTENTÁVEL: 1. Ensino público e gratuito para todos , que estudam e tem maturidade pública. 2. A Escola Pública não tem por objetivo ser centro psicológico ou filantrópico. 3. Os alunos aprovados no vestibular são inteligentes e competentes. 4. A avaliação da escola particular se dá pelo lucro financeiro que ela gera. 5. A avaliação da escola pública se dá pelo quantidade e qualidade dos formados. 6. A qualidade é medida pelo ENAD, publicações, projetos e titulação dos professores. 7. A quantidade é medida pela razão SAÍDA / ENTRADA de alunos. 8. A dotação orçamentária da escola pública é definida pelos fatores acima. 9. Caridade feita com o dinheiro dos outros não é caridade, mas imaturidade. 10. Maturidade se mede pelo grau de pertinência do bolso ao corpo. PORTANTO: REPROVOU  .......................................

11/11

Obrigado e bom trabalho ! Viva como autor da sua história e não como vítima do destino.