Crônica Narrativa 9º. ANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Prof Dr. PAULO EDUARDO BENZONI.  Linguagem objetiva.  Ideias fundamentadas.  Respeito a propriedade intelectual.  Caminho dialético:  Tese – Antitese.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
Diário A arte de saber contar rsn 2011/12. Diários reais  São diários que registam emoções, observações, reflexões, contam episódios sentidos ou vividos.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Objetivos: 1.Apresentar a proposta da disciplina 2.Discutir as concepções de linguagem e língua PAUTA:12 de Fevereiro de 2016.
Mito e Filosofia Prof. Abimael F Silva. Problema Inicial A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos ou nasceu.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Literatura – 1ºA e B Envolve estudos sobre: Escolas literárias;
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS....
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Exegese na Preparação do Sermão Site Teologia & Discernimento
Gêneros Textuais Alunos: Ingrid Thalita, Izabelly Targino, Paola Oliveria, Wilker Alves.
ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO
Prof. Wellington Franco
Professor: Toninho Narração e descrição.
CONTO E CRÔNICA.
O TEXTO DRAMÁTICO.
Gênero Charge Profa. Karla Faria.
A novela nas ondas do rádio
Tipos de Textos Marlene Pires Martins.
BIOGRAFIA COMENTÁRIO passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada.
Revisão para a P2 9º ANO.
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
5ª FEIRA DE NEGÓCIOS TÍTULO DO PRODUTO/ SERVIÇO ou logomarca
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
ENEM REVISÃO.
Segundo a Wikipédia, o Youtube “é um site na Internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado.
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Seminário.
de Fernão Lopes A Crónica de D. João I 2. Fernão Lopes
Armas Modernas Website João Brito LEE.
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
Lição 02 O reino de Deus e a missão
ANALISANDO NARRATIVAS FÍLMICAS
Sociologia e Senso Comum
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Leitura dos Resultados EXEMPLO
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA – Luís F. Veríssimo
CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado
Relato.
Classes de palavras: CONECTIVOS.
Análise Organizacional
Texto utilitário A Notícia.
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Projeto político-pedagógico: Expressão da identidade institucional
A literatura potiguar: um sistema precarizado
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Revisando o Sublinhar Tipos de Resumo
Como proceder? Encontro 1
Redação Prof. Renato Dering.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Prof. Elisson de Andrade
Prof.a Karla Christine Leite Machado
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

Crônica Narrativa 9º. ANO PROFA. Mirelli Assencio

Gênero textual crônica LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Gênero textual crônica A crônica é o registro de fatos do cotidiano em linguagem literária, ou seja, com sentido conotativo ou figurado, havendo uma relação com a ideia de tempo. Sua origem é grega, ela vem de chronos (tempo). É o único gênero literário produzido principalmente para ser veiculado na imprensa, em páginas de uma revista, ou em um jornal.  Há semelhanças entre a crônica e o texto apenas informativo, porém a crônica contém elementos como ficção, fantasia e criticismo, já o texto informativo não.

Há diversos tipos de crônica; mas a ênfase agora é: LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória, crônica e texto de opinião Há diversos tipos de crônica; mas a ênfase agora é:  crônica narrativa Conta episódios com muita ação, poucas personagens e um desfecho imprevisível. Pode apresentar teor anedótico, crítico ou lírico; é interessante quando a crônica apresenta um fundo moral.

Características do gênero crônica: LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião Características do gênero crônica: relacionado à vida cotidiana;  apresenta uma narrativa informal, familiar, intimista;  Linguagem mais despojada;  sensibilidade no contato com a realidade;  síntese;  uso do fato como meio ou pretexto para o que o cronista inicie sua história;  um pouco de lirismo ou subjetividade;

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião  leveza, apresenta coisas sérias por meio de uma linguagem descontraída;  uso do humor;  brevidade: apresenta um fato moderno que está sujeito à rápida transformação e à velocidade ou aspecto passageiro da vida moderna;

LÍNGUA PORTUGUESA, 6 º Ano do Ensino Fundamental Gêneros textuais: memória; crônica e texto de opinião A crônica conta ou comenta um fato do cotidiano, utilizando-se de personagens, enredo, espaço, tempo. Pode ser narrada em 1ª ou 3ª pessoa, sendo, geralmente, 1ª pessoa, pois o cronista passa suas impressões sobre o fato do cotidiano. A crônica narrativa inicia-se com uma observação de um fato da realidade cotidiana. As partes da narrativa (início, complicação, clímax e desfecho) são reduzidas, pois trata-se de um texto curto. Há ênfase no conflito e no clímax. Não há muita marcação temporal, pois trata-se de uma história atual, os verbos devem ser usados no pretérito (um passado recente) e a crônica pode ser narrada em 1ª ou terceira pessoa, sendo, geralmente, 1ª pessoa pois o cronista passa suas impressões sobre o fato do cotidiano.

Proposta de redação Leia todos os slides atentando-se para entender e aplicar no seu texto as características do gênero “CRÔNICA NARRATIVA” Elabore uma crônica atentando-se para a proposta: As quatro definições abaixo (aparentemente contraditórias) do amor foram proferidas por Riobaldo, narrador do monumental “Grandes Sertões: Veredas” escrito por João Guimarães Rosa. Elabore uma crônica narrativa que tenha UMA das definições de amor como fundo moral para a sua história. Não se esqueça de identificar na primeira linha da folha de redação, qual máxima foi escolhida. 1.“O amor, já de si, é um arrependimento.” 2.“Todo amor não é uma espécie de comparação?” 3.“O amor? Pássaro que põe ovos de ferro.” 4.“Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.”

Orientações Para elaborar sua crônica leia todos os slides e considere as características desse tipo de texto. O foco narrativo da sua história pode ser 1ª ou 3ª pessoa. A sua história deve ser desenvolvida em torno de uma das frases de Guimarães Rosa. Máximo 30 linhas, mínimo 20. A versão final deve ser entregue na terça feira (09/05/17), à caneta. Capriche na letra, na paragrafação e no alinhamento.