Os CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS e a estratégia para gestão e regulação do saneamento no maranhão Campinas/SP 20/ Junho/ 2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência das Cidades Mato Grosso
Advertisements

Conferência das Cidades Mato Grosso
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
Vocação Reconhecida e histórica produção agrícola na região metropolitana (ex.: laranja). Histórico de extração mineral e produção de cerâmica. Atrativos.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
APOIO: III Seminário do Programa PROTURB: avaliação do Plano Diretor Municipal, com base no Diagnóstico da Realidade Municipal Atual. III Seminário do.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE PRESTAÇÃO DE CONTAS 2009/2016.
I - firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas; Lei nº /05.
A CRISE HÍDRICA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO Organização: 01 e 02 de Setembro de 2016 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
PROJETO: Conservador dos Mananciais de Delfim Moreira.
Victor Carvalho Pinto Consultor Legislativo do Senado Federal.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
OUVIDORIA PROATIVA: Projeto “A AGIR quer ouvir você!”.
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
SIMEC Visão Geral Cristiano Cabral Sistema Integrado de Monitoramento
Vanessa Fernanda Schmitt Oklinger Mantovanelli Junior
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
3º BLOCO: PLANEJAMENTO E GESTÃO Duração: 40 minutos Escopo:
Mesa redonda 4: 10 anos da Lei 11
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
Bahia Coordenação e Organização de Ranieri Muricy Barreto
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
IMPACTO DE ESTRATÉGIAS DE INTEGRACÃO DA ATENÇÃO EM REDES INTEGRADAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA AMÉRICA LATINA WEBCONFERÊNCIA DIA 03/12/13 BRASIL.
INSTITUIÇÕES E PROFISSIONAIS:
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
Painel 1 - Panorama e perspectivas da
Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas
ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO PROJETOS E PROPOSTAS
APOIO ÀS CONCESSÕES E PPPs
O conceito básico da Agenda 21
7 FERRAMENTAS PARA A GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL ALEXANDRE ALVES
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS COMO UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Jaildo Santos Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO - PRI
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Fabiana Meurer Arquiteta e Urbanista
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
IV Conferência Estadual
Resultados da mobilização regional: 892 Propostas Estratégicas
O PAPEL DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO.
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Saneamento Básico I Prof. FIRMINO Fevereiro de 2017 LEI Nº /2007.
Gestão Sustentável da Água Atlas Abastecimento de Água Atlas Estogos
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
ESTUDO DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM DETALHAMENTO POR MUNICÍPIO
Autor: MARCO RODRIGO REDLICH
SDU Superitendente da SDU SDU
Papa cobra expansão da coleta seletiva e educação ambiental
é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos empresas e população
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
SIPAT 2019
SIPAT 2018
SIPAT 2016
Transcrição da apresentação:

Os CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS e a estratégia para gestão e regulação do saneamento no maranhão Campinas/SP 20/ Junho/ 2017

BREVE HISTÓRICO DOS CONSÓRCIOS NO MA: 1997_CRIAÇÃO DO CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE PRODUÇÃO E ABASTECIMENTO – CIMPRA, PELO ENTÃO PREFEITO, DR. JACKSON LAGO; 2005–2017_CRIAÇÕES DE CONSORCIOS MULTIFINALITÁRIOS DE RECORTES REGIONAL (DE ACORDO COM AS REGIÕES DE PLANEJAMENTO DO ESTADO: 10 CIDR) E DE RECORTE TERRITORIAL (TERRITORIOS DE IDENTIDADE TEMÁTICA: 03 CIDT); 2007–2020_INICIO DO PROGRAMA DE ASSISTENCIA TÉCNICA COOPERADA ENTRE OS CONSÓRCIOS PARA ELABORAÇÃO E NIVELAMENTO DE PLANOS URBANOS E AMBIENTAIS (PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS; PLANOS LOCAIS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL; PLANOS MUNICIPAIS/TERRITORIAIS DE SANEAMENTO AMBIENTAL; PLANOS DE GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS; PLANOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E RURAL; PLANOS DE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA); 2015–2017: FUNDAÇÃO DA FEMACI E REALIZAÇÃO DE 3 EDIÇÕES DO CONGRESSO MARANHENSE DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS.

ARRANJO DE CONSÓRCIO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO E NIVELAMENTO DE PLANOS URBANOS E AMBIENTAIS OBJETIVO: NIVELAR OS PLANOS URBANOS AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS. CLIENTELA: MUNICÍPIOS CONSORCIADOS. 2006–2017 PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS (ELABORAÇÃO E/OU REVISÃO) PLANOS LOCAIS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL PLANOS MUNICIPAIS/TERRITORIAL DE SANEAMENTO BÁSICO 2018–2020 PLANOS MUNICIPAIS/TERRITORIAL DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE; PLANOS MUNICIPAIS/TERRITORIAL DE REGULARIZAÇÃO FUNDIARIA URBANA E RURAL; PLANOS GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS; PLANOS MUNICIPAIS/TERRITORIAL DE SEGURANÇA E ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

ARRANJOS DE CONSÓRCIOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NA ELABORAÇÃO DE PLANOS URBANOS E AMBIENTAIS DESENVOLVIDOS NO MARANHÃO 2005-2017 18 municípios consorciados receberam assistência técnica nos Planos Diretores; 26 municípios consorciados nos Planos Locais de Habitação de Interesse Social; 87 Municípios consorciados nos Planos Municipais/Territoriais de Saneamento Básico; Mais de 3.000.000 pessoas alcançadas ao longo de todo processo PARTICIPATIVO; 360 audiências públicas realizadas; Custo de elaboração reduzidos em 30% por produto;

ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA PLANOS URBANOS E AMBIENTAIS Fonte: Conlagos

Fonte: Conlagos

Fonte: Conlagos

PERSPECTIVAS DA FEMACI NOS TERRITÓRIOS DE CONSÓRCIOS Finalizar Planos Territoriais de Saneamento, padronizando os órgãos de gestão e promover a formação de técnicos e gestores municipais; Instituir a Gestão Consorciada e Territorial do Saneamento Rural; Estabelecer Diálogo institucional com a Concessionária e Criar nas regiões de Consórcio, Agências Intermunicipais de Regulação da Gestão do Abastecimento D’Água e Esgotamento Sanitário, assim como, outros Serviços Urbanos; Gestão Integrada e Consorciada de Resíduos Sólidos; Instituir os Comitês de Bacias nas Regiões de Consórcio.

OBRIGADO! Ronald Damasceno Secretário Geral (98) 32215435