UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Caroline Hallal Reydams
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
WALFRIDO ESCUDERO RAMOS
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Especializando: Mirtha Regina Cabrales Alvarez.
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Modalidade a Distância
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde dos Usuários Hipertensos e Diabéticos na UBS Vila do Passo Novo, Alegrete/RS. Especializando: Sebastian Esteves Finozzi Orientadora: Profa. Dra. Marysabel Pinto Telis Silveira

INTRODUÇÃO A hipertensão e o diabetes são doenças crônicas de alta incidência na população mundial e no Brasil,1 situação que não é diferente na comunidade de Passo Novo. 1 Cadernos de Atenção Básica – Ministério da Saúde.

INTRODUÇÃO Alegrete é um município localizado na Fronteira Oeste do RS com uma população aproximada de 88 mil habitantes. Tem sua economia baseada na produção agrícola e na pecuária.

INTRODUÇÃO A ESF esta localizada na Vila do Passo Novo, distante 40km da cidade de Alegrete. Trata-se de uma ESF rural com aproximadamente 1.600 usuários na vila mais dois assentamentos do MST e um acampamento.

INTRODUÇÃO A estrutura da ESF é nova, inaugurada em março de 2014. Possui uma equipe formada por enfermeira, técnica de enfermagem, dois agentes comunitários de saúde, duas atendentes, dentista e o médico.

INTRODUÇÃO A partir da implantação da ESF com atendimento diário a comunidade começou a ter maiores cuidados na saúde, pois anteriormente conseguiam atendimento a cada quinze dias através de uma unidade móvel. A maioria da população não realizava controle das doenças crônicas.

OBJETIVO GERAL Melhorar a atenção à saúde dos hipertensos e diabéticos na UBS da Vila de Passo Novo, Alegrete, RS.

METODOLOGIA As ações realizadas começaram com o cadastramento dos usuários, realização de exame clínico, avaliação e solicitação de exames complementares, avaliação de risco cardiovascular, além de atividades educativas individuais e grupais. O trabalho foi realizado pela equipe de saúde da unidade básica.

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de hipertensos e/ou diabéticos.

A cobertura alcançada no final da intervenção para os hipertensos foi de126 usuários (81,5%), e para os diabéticos foi de 36 usuários (64,3%) .

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos.

A quantidade de usuários com o exame clinico realizado de acordo com o protocolo foi de 121 hipertensos (96%) e 35 usuários diabéticos ( 97,2%).

A proporção de usuários com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo foi melhorando a cada mês, no caso dos hipertensos foi de 74,3% (26), 62,7% (47) e 62,7% (79) no primeiro, segundo e terceiro mês respectivamente. E no caso dos diabéticos, 71,4% (05 ), 52,9% (09) e 55,6% (20) respectivamente

Para hipertensos, a avaliação odontológica representou 97,1% (34), 97,3% (73) e 98,4% (124) nos meses respectivos. E para os usuários diabéticos, a avaliação foi de 100%.

Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa

Dos usuários diagnosticados com hipertensão e/ou diabetes, todos foram citados para comparecer nas consultas médicas no transcurso do programa, tanto para cadastramento como para seguimento.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações.

Os registros foram realizados de acordo com o planejado, mas com alguns atrasos semanais pela carga de trabalho, principalmente nas primeiras semanas.

Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular.

GRÁFICO 10: PROPORÇÃO DE DIABETICOS COM.

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

Referente ao objetivo 6, sobre promoção da saúde de forma individual, estas atividades foram realizadas diariamente e em cada consulta, independente do usuário e da doença, sendo realizadas em todos os usuários.

As atividades de promoção da saúde, de forma grupal, foram desenvolvidas parcialmente, é o caso de atividades educativas, atividade física, e os grupos de tabagistas.

DISCUSSÃO - Praticamente todos os objetivos planejados foram atingidos. - Permitiu a união da equipe e a demonstração de que trabalhando desta forma podem-se alcançar todos os objetivos planejados. - O serviço ganhou em sistematização do trabalho e a comunidade em maior qualidade na atenção brindada.

Todas as ações realizadas durante a intervenção ficaram incorporadas à rotina da unidade, o que facilita nosso trabalho, dando continuidade ao já realizado. DISCUSSÃO

REFLEXÃO CRITICA SOBRE MEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM O desenvolvimento do curso cumpriu totalmente minhas expectativas iniciais. O planejamento facilitou o desenvolvimento das atividades de forma organizada para alcançar as metas.

REFLEXÃO CRITICA SOBRE MEU PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM O curso aumentou meus conhecimentos sobre as doenças, assim como ensinou a melhor forma de trabalha-las na atenção primaria. Uns dos grandes aprendizados foi a importância do trabalho em equipe, sendo esta a forma de conseguir objetivos importantes neste nível de atenção.

REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Cadernos de Atenção Básica, n.37. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 128p.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Cadernos de Atenção Básica, n.36. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 160p. HARRISON, TINSLEY et al. Princípios de Medicina Interna, 16.ed. 2006. Disponível em: HTTP://www.harrisonmedicina.com/resource.TOC.aspx Acesso em: 24 nov. 2014. ROCA, Reinaldo et al. Temas de Medicina Interna. 4. ed. La Habana, Editorial Ciencias Medicas, 2002. 327p.