Piezeletricidade Everton Amigoni Chinelatto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Advertisements

E NERGIA DETECTADA PELO OLHO. A S LÂMPADAS E TOCHAS FUNCIONAM TRANSFORMANDO ELETRICIDADE OU CALOR EM ENERGIA LUMINOSA. A LUZ É UMA SÉRIE DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
Mistura. Mistura CONCEITO DE MISTURA Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas.
Mistura. Conceito de mistura! Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Medição de Fenômenos Biológicos COB 783 Aula IX. Transdutores Piezoelétricos ● Produz um sinal elétrico quando excitado mecanicamente ● Produz um sinal.
Alotropia Prof. Marcelo. Substância Simples e Alotropia Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico. Substância simples.
Tipos de energia Nome : Maria Eduarda Gomes e Maria Eduarda Romano Turma : 501 Professora : Andrea Loureiro.
Tipos de Energia Nomes: Caike André e Pedro Carvalho Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
ROCHAS MAGMÁTICAS Características 1. Formação de Minerais A formação dos minerais resulta do arrefecimento e da solidificação do magma. Se o arrefecimento.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
Ácidos e bases Definição: A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como.
Professora Paula Melo Silva
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Ligações Química Bruno Santana lima.
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
Soluções: conceito e classificação
Forças Distribuídas: Momentos de Inércia
Interações Interatômicas
ESTADO SÓLIDO Enfoque: Propriedades Elétricas (cap. 42 –Fundamentos de Física – vol. 4 – 6ª. Ed.) Condutividade Semicondutores Metais Revisão: Moléculas.
Cinemática de uma partícula
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
Introdução à química orgânica
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
MASSAS MEDIDAS.
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Ligação metálica.
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Soluções, Suspensões e Colóides
Funções Químicas Base.
Constituição atómica da matéria.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
ÁLGEBRA LINEAR INDEPENDÊNCIA E DEPENDÊNCIA LINEAR (LI e LD)
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
Introdução à Química: Matéria Prof. Altair Eugênio Honorato.
Substâncias e Misturas
Introdução à Estrutura Atmosférica
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Sistemas, fases e misturas Massa molecular, quantidade de matéria.
Propriedades Físicas Densidade.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
Fundamentos de cristaloquímica
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
Ciência e Tecnologia dos Materiais Introdução. Um objeto familiar que pode ser fabricado a partir de três tipos de materiais diferentes é o vasilhame.
Propriedades Térmicas dos Materiais Cerâmicos
Geometria Molecular.
MASSAS MEDIDAS
Troca de calor e mudança de fase
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
Ligações metálica, iónica e covalente
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Ligas metálicas: são misturas HOMOGÊNEAS de dois ou mais metais ou de um metal com outra substância simples por meio de aquecimento.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Transcrição da apresentação:

Piezeletricidade Everton Amigoni Chinelatto Krystiano Toshiro Moriya Nidahara PIBID 2010

Cristais Cristais são corpos sólidos e homogêneos, que apresentam-se naturalmente em formas tridimensionais geométricas. O formato regular e geométrico dos cristais corresponde à manifestação externa do arranjo atômico tridimensional interno. Em geral, os cristais formam-se a partir de substâncias fluidas à medida que estas vão sofrendo solidificação ou precipitação. A forma mais comum de cristalização consiste na existência de uma solução, a partir da qual o material que forma o cristal vai precipitando e, no processo, cada átomo ou molécula vai assumindo uma posição que é determinada pelos átomos ou moléculas vizinhas. Os cristais podem se formar a partir de diversas substancias, com diferentes tipos de ligações químicas.

Exemplos. Gelo (H2O à 0°C) Quartzo (SiO2 ) Cristal de NaCl (sal de cozinha) Quartzo (SiO2 ) Diamante (C)

Piezeletricidade - Descoberta Em 1880, Jacques e Pierre Curie descobriram que um potencial elétrico poderia ser gerado aplicando-se pressão a cristais de quartzo, sais de Rochelle e até os cristais de cana de açucar. Nomearam este fenômeno de “o efeito piezo”. O termo “piezo” é derivado da palavra grega pressão. A piezeletricidade inversa foi deduzida por Lippmann. Logo em seguida os irmãos Curie confirmam “o efeito piezo inverso.

Piezeletricidade - Descoberta Paul Langevin, na Primeira Guerra Mundial, desenvolve os sonares utilizando cristais de quartzo acoplados a massas metálicas para gerar ultra-som na faixa de dezenas de kHz. Após a Primeira Guerra Mundial começa o desenvolvimento de materiais piezelétricos sintéticos, como o quartzo e cerâmicas piezelétricas.

Piezeletricidade Piezeletricidade (direta) é a capacidade de certos cristais, que quando submetidos a um esforço, apresentarem um momento de dipolo elétrico, cuja intensidade é proporcional ao esforço aplicado.

Piezeletricidade O conceito de piezeletricidade deve ser baseado na estrutura cristalina do material. Os cristais têm composição química definida, ou seja, os íons são dispostos em posições específicas e repetitivas, constituindo uma rede. A rede cristalina é formada por várias celas unitárias, a simetria dessas celas é que determina a possibilidade de um cristal apresentar ou não a piezeletricidade.

Piezeletricidade A ausência de simetria é a condição mais importante para a presença de piezeletricidade. Quando não há simetria, os íons positivos e negativos se movimentam um em relação ao outro (como resultado da pressão), produzindo dipolos elétricos.

Piezoeletrecidade reversa Como foi visto, é possível produzir eletricidade ao comprimir ou tracionar determinados materiais. De modo análogo, pode-se dilatar ou comprimir os materiais piezo-elétricos ao aplicar uma corrente.

Apresentar Applet http://www.artesmedicas.com/piezoeletricidade.htm

Aplicações A capacidade de gerar eletricidade por compressão possibilita inúmeras aplicações, tais como: Produção ou detecção de som (sonar); Ultra-sonografia médica; Microbalanças, à base de cristal de quartzo, capaz de pesar massa de até 0,1 nanograma Microfones; Produção de faísca em acendedores; Controles remotos para aparelhos eletrônicos Detectores de ondas em radar ultra-sensíveis e espectrofotômetros. A Piezoeletricidade é responsável pela grande precisão de relógios equipados com osciladores de quartzo.

Aplicações Aplicações ainda em desenvolvimento: Calçadas e estradas feitas de cerâmica piezoelétrica. Componentes piezoeletricos em vestimentas. Músculos artificiais (piezoeletricidade reversa)