COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Deformações - recalque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Determinação das características geométricas
Advertisements

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
DEFORMAÇÕES DEVIDO A CARREGAMENTOS VERTICAIS
ENSAIO DE FLEXÃO Departamento de Materiais e Tecnologia Maio
Adensamento Torre di Pisa, Itália
Adensamento Camilla Borges.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
redução da compressibilidade;
Elementos de Máquinas Um novo projeto de máquina aparece sempre para satisfazer uma necessidade. Surge da idealização de alguém transformada em um mecanismo.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano. Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega.
Tensões e deformações em peças mecânicas Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
FUNDAÇÕES Prof. Heliton Lourenço Engenheiro Civil Engenheiro de Segurança do Trabalho Especialista em Gestão Ambiental de Municípios Curso de Engenharia.
FISSURAS POR RETRAÇÃO CONCEITOS TEÓRICOS E ESTATÍSTICAS.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
LOM Mecânica dos Materiais
Limite de plasticidade e de liquidez
Hidráulica Geral (ESA024A)
Hidráulica Geral (ESA024A) Aula 04 – Escoamento Uniforme Prof. Homero Soares Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Eng. Ricardo Leopoldo e Silva França
ESTÁTICA Curso: Engenharia Civil Professor Vinícius A. Martins
Base de pilares - Placas de Base - Tipos de bases
LOM Mecânica dos Materiais
Índices Físicos dos Solos
ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA
INFLUÊNCIA DO DESIGN DO PUNÇÃO NA ESTAMPABILIDADE
Sistemas de Almas Curvas
RESISTÊNCIA DAS AREIAS
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Tenacidade a Fratura (Kic)
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
EST 41 – AE 213.
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
Exercícios Cap. 7.
Análise de vigas feitas de dois materiais. Localização da linha neutra A posição da linha neutra depende da forma da seção transversal, das parcelas de.
Empuxo do solo Definição
LOM Mecânica dos Materiais
Índices Físicos Esp. Prof. Talles Mello.
Estabilidade de Estruturas
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Estática dos Fluidos Variação da Pressão de um.
DILATAÇÃO TÉRMICA AULA Nº 2 – 1º/2017
Introdução à Mecânica dos Sólidos (LOM3081)
COMPACTAÇÃO DE SOLOS INTRODUÇÃO Compactação: procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através de esforços externos.
FUNDAÇÕES Prof.º Talles Mello.
Propriedades Mecânicas
MECÂNICA DOS SOLOS II Aula 1 – Apresentação da disciplina Engenharia Civil Prof.(a) Juliane Hendges 1 Canoinhas
RECALQUE DO SOLO É o termo utilizado em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido o adensamento.
Limites de Consistência dos Solos Profª Teresa Raquel Lima Farias INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
COMPACTAÇÃO DO SOLO NOMES: ADRIANO, ALEXANDRE, BRUNO, GUILHERME.
Forjamento Conformação Mecânica 1. Componentes o Bruno Rayan o Caio César o Felipe Bandeira 2.
Capítulo 1: Tensão.
FLUÊNCIA EM CERÂMICOS.
TRABALHO E CALOR.
Limite de Plasticidade e de Liquidez
Deformação elástica dos metais
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
Prof. Paulo Marcondes, PhD. DEMEC / UFPR
Características físicas e mecânicas
Tensão numa barra com secção transversal A sujeita a uma carga axial P
Conformação Mecânica.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
Hidráulica básica.
Concreta Tecnologia em Engenharia
1. TEXTURA E ANISOTROPIA Prof. Me. Lucas Zavistanovicz. Passo Fundo, CONFORMAÇÃO PLÁSTICA 2.
COMPORTAMENTO MECÂNICO DOS MATERIAIS Unilavras /1 Engenharias de Materiais I.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Transcrição da apresentação:

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Deformações - recalque Profa. Ana Paula Fugii

COMPRESSIBILIDADE É O RESULTADO “RÁPIDO” DA COMPRESSÃO DO MATERIAL (SOLO) DEVIDO A AÇÃO DE CARREGAMENTOS EXTERNOS IMPOSTOS. COMPRESSÃO – DIMINUI VOLUME - RECALQUE

ADENSAMENTO É O RESULTADO DA COMPRESSÃO DO MATERIAL DEVIDO A AÇÃO DE CARREGAMENTOS EXTERNOS IMPOSTOS, PORÉM COM A SAÍDA LENTA DA ÁGUA NOS VAZIOS DO SOLO. ACONTECE AO LONGO DO TEMPO - RECALQUE

A compressão é causada por: Deformação (quebra) das partículas do solo: pedaços menores ocupam espaços vazios. Deslocamento das partículas do solo Expulsão da água ou ar dos espaços vazios

Tipos de deformações: Rápidas: solos arenosos e argilosos não saturados. Lentas: solos argilosos saturados (Teoria do Adensamento). É lenta a dissipação da tensão neutra da água.

Definição de recalque: Recalque é o deslocamento vertical para baixo, sofrido pelo topo do maciço de solo quando recebe o carregamento de uma estrutura. Tal deslocamento resulta das deformações do solo sobre o qual se apóia a estrutura.

Tipos de recalques: Recalque elástico ou imediato: causado pela deformação elástica do solo seco e dos solos úmidos e saturados sem qualquer alteração da umidade. Ocorre logo após o carregamento.

Tipos de recalques: Recalque por adensamento primário: alteração de volume em solos coesivos saturados devido à expulsão da água dos vazios (diminui a pressão neutra).

Tipos de recalques: Recalque por compressão secundária: alteração de volume em solos coesivos saturados. É resultado do ajuste plástico da estrutura do solo (ocorre mesmo após a pressão neutra ter se dissipado).

Recalque Total: St=Sp+Ss+Se St=Recalque total Sp=recalque primário Ss=recalque secundário Se=recalque elástico

Causas dos recalques: a: por deformação elástica (imediato) b: escoamento lateral c: adensamento (saída da água dos poros)

O comportamento do solo perante carregamentos vai depender da CONSTITUIÇÃO e do ESTADO EM QUE O SOLO SE ENCONTRA

O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja: uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.

Início da construção:1173 Fim da construção: 1350 Desaprumo: 5,6m (1982)

É necessário, portanto: avaliar se a resistência do solo é suficiente para suportar os carregamentos externos; Verificar se as deformações (recalques) estão dentro de limites admissíveis.

Ensaios - Deformabilidade Ensaios para determinação da deformabilidade dos solos: Ensaio de compressão edométrica ou confinado Ensaio de compressão axial Ensaio de compressão triaxial

Caso o solo não seja resistente o bastante, deve- se tomar alguma destas decisões:

Ensaios - Deformabilidade 1. Ensaio de Compressão edométrica Ensaio totalmente confinado. Demonstra a relação entre a tensão imposta e o índice de vazios do solo. Compressão da amostra de solo (2,5 cm de altura) dentro de um molde metálico indeformável que impede qualquer deformação lateral. É realizada a drenagem da água Aplica-se um carregamento axial Gráfico:Tensão x deformação Índice de vazios x tensão vertical

Ensaios - Deformabilidade Ensaio de Compressão edométrica

Índice de compressão Δe = variação de e e = índice de vazios (Vv/Vs)

Cc – importante para o cálculo do recalque O recalque total ΔH é dado por: Onde: Δe = variação de e e = índice de vazios (vv/vs) H = altura

Exercícios

Ensaios - Deformabilidade 2. Ensaio de compressão axial - moldagem de corpo-de-prova cilíndrico carregamento pela ação de carga axial – APLICADA EM UMA ÚNICA DIREÇÃO o solo irá deformar-se em todas as direções: deformações axiais e radiais, sem restrições. resulta gráfico tensão x deformação Permite definir: quanto será o recalque ? em quanto tempo?

AMOSTRAS INDEFORMADAS Tubos de parede fina tipo Shelby – para argilas moles e médias.

Ensaios - Deformabilidade 3. Ensaio de compressão axial εl = deformação axial (longitudinal) = Δh/h εr = deformação radial = ΔR/R E = módulo de elasticidade = σ / εr υ = coeficiente de Poison = εr / εl

Ensaios - Deformabilidade Módulo de Elasticidade

Exemplo Considere um corpo-de-prova que apresente 2cm de diâmetro e 6 cm de altura. Num ensaio de compressão axial, após uma carga σ de 50 kPa, a amostra apresentou um aumento de 0,6 cm no raio e uma redução 1,3 cm na sua altura. Calcule a deformação axial, a radial, o seu módulo de elasticidade e o coeficiente de Poison.

Ensaios - Deformabilidade 4. Ensaio de compressão triaxial-Parcialmente confinado Além da tensão axial, aplicam-se tensões laterais que impedem a liberdade de deformação (σ3). O corpo de prova é cilíndrico com relação (h/d) = 2,5 Aplica-se a pressão confinante hidrostática (σ3) e a tensão axial (σ) na direção vertical. Medem-se, a cada intervalo de tempo, o acréscimo de tensão axial e a deformação vertical do corpo de prova.