Apresentação do Trabalho e da Equipe

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parcerias Essa etapa de conscientização dos agentes do setor, como parte das ações do Programa Turismo Sustentável & Infância, tem o apoio de 46 parceiros.
Advertisements

Lia Calabre - FCRB Gestão Cultural - Lia Calabre
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta CBD0264 I NFORMAÇÃO, C IÊNCIA E T ECNOLOGIA.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
GOVERNAÇÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E INCLUSIVA
Extensão Universitária
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Especialização em Políticas e Gestão em Serviço Social
Centro Educacional Unificado
Conhecendo grandes bancos de dados públicos brasileiros
Educação Cooperativista
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
ROTARACT CLUB DE CURITIBA NORTE - PUC
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Orçamento Participativo Jovem Escolar
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Conselho Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e Sisal GT Salvaguarda da Capoeira Portal do Sertão, Recôncavo e.
MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS Dulcélya Mônica de Queiroz.
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
Escola Profissional de Cuba
ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
SEGMENTO DA INSTITUIÇÃO
O conceito básico da Agenda 21
CONTROLE SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Orçamento Participativo das Escolas
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
PROPOSTA REMANEJAMENTO
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Oficina de Serviço Social
CNPq e o Currículo Lattes
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
REPACTUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA
cooperação urbana internacional
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Programa de Desenvolvimento Gerencial
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Trabalho e da Equipe Apoio:

Apresentação da pesquisa anterior : ( Janeiro de 2006 ) Tecnologias de Gestão para o Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais: Desafios da Sociedade e dos Serviços Públicos na Bahia Locais da pesquisa: Barreiras, Catú, Eunápolis, Guanambi, Salvador, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista Apoio:

Objetivo: avaliar em que medida as tecnologias de gestão utilizadas pelos órgãos públicos de saúde, saneamento e educação profissional contribuem para a participação cidadã na gestão desses serviços, de modo a reduzir a pobreza e as desigualdades sociais. Pressuposto da pesquisa: quanto maior a participação da comunidade maior seria a pressão exercida sobre os gestores para a execução dos serviços voltados para o interesse coletivo. Apoio:

Qual o comportamento dos gestores? Os órgãos não dispõem de pesquisa para verificar a qualidade dos serviços prestados Os órgãos não dispõem de práticas de discussão, participação e mecanismos de controle social Os órgãos de saneamento (80%) não disponibilizam informações técnicas, para os usuários dos serviços Apoio:

Qual o comportamento da população? 1 –Baixo nível de vida associativa. Respostas da população sobre participação em associações de bairro , sindicato, conselhos Sim 24 - 15,2% Não 1347 - 84,8% Total 1588 - 100% Apoio:

Qual o comportamento da população? 2 – Baixo grau de conhecimento sobre os Direitos Políticos - predominou respostas “não sabe, não respondeu” – 37,5% Apoio:

Apoio:

Qual o comportamento da população? 3 – Os assuntos sobre saúde, saneamento e educação profissional são pouco discutidos nos bairros . 37,0% das pessoas não discutem Apoio:

Apoio:

Instituições que mais confiam - Assoc. de moradores 541 - 34,10% - Instituição Religiosa 1177 - 74,10% Com quem são discutidos os problemas de saúde . - ACS - 22,5% (grande confiabilidade) - CMS - 0,4% - SMS - 2,0% Apoio:

Conclusão da pesquisa Ausência de gestão participativa nos serviços de saúde, saneamento e educação profissional . - Falta de interesse dos gestores em praticá-la; - Falta de uma “cultura de associativismo”; - Desconhecimento dos Direitos Políticos e de cidadania. Pergunta-se: como alcançar a participação e um desenvolvimento sustentável e solidário em áreas onde residem populações de baixa renda? Apoio:

Proposta da pesquisa atual: Resposta : Proposta da pesquisa atual: Sensibilizando e capacitando a população nas Tecnologias de Transformação Social para o exercício da cidadania ativa e o reconhecimento dos direitos políticos, nas áreas de saneamento, educação profissional e saúde, através os agentes que mais confiam: líderes religiosos, dirigentes de associações e ACS. Apoio: