E. E. Ernesto Solon Borges

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professora Cláudia Bacchi Óxidos. Professora Cláudia Bacchi Óxidos São compostos binários, sendo que o oxigênio é o mais eletronegativo entre eles. Observação:
Advertisements

GUIA DE ESTUDO SOBRE FUNÇÕES INORGÂNICAS PARTE II 2º ANO EM – PROF. REGIS EVARISTO.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto IV Unidade.
Subdomínio 1: Ligação Química Estruturas de moléculas orgânicas e biológicas Professora Paula Melo Silva.
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
Funções Inorgânicas Química Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos.
Ligação Covalente Normal A ligação covalente ocorre quando os átomos ligados possuem tendência de ganhar elétrons. Ligação Covalente: caracteriza-se pelo.
 As quantidades de íons H + e OH – determinam o caráter ácido-base de uma solução;  Para que possamos compreender melhor como se dá essa medida de acidez.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
QUÍMICA INORGÂNICA II QUÍMICA INORGÂNICA II SÓDIO N Na NATRIUM.
A água H20. O QUE É A ÁGUA? Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogenio e um de oxigênio.
TABELA PERIÓDICA Famílias da Tabela PeriódicaPeríodos Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos Família B (Grupo.
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
Prof. Winícius Rodrigues
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
Compostos inorgânicos e orgânicos
Nome: Amanda Almeida Bacelar
CINÉTICA QUÍMICA I.
AULA - 15 QUÍMICA ORGÂNICA ARISTIDES CIPRIANO.
DEFINIÇÃO Bases são substâncias compostas pela combinação de um cátion (geralmente de um metal) com o ânion OH-. Uma das características das bases é seu.
Ácidos.
Óxido.
Características Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas.
Ácido.
Trabalho de química Ácidos.
Classificação de cadeias e hidrocarbonetos
Cloreto de sódio (sal de cozinha) QUÍMICA O cloreto de sódio é uma substância inorgânica pertencente à função química dos sais. Suas principais características.
AULA 02 HIDROCARBONETOS I
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Bases.
Ácidos e Bases Profª Carol Mossi.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Química Orgânica Nilsonmar.
Ligações químicas fracas
Geometria Molecular.
Cálculo Estequiométrico.
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Reações em soluções aquosas
Reações fotoquímicas na atmosfera
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
FUNÇÕES INORGÂNICAS Ácido, Base, Sal e Óxido.
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
LIGAÇÕES QUÍMICAS ÁGUA AMÔNIA Prof. Agamenon Roberto.
Ciclos Biogeoquímicos
Produção industrial X Meio Ambiente
Ligações Químicas MÓDULO 06 Página 251 Prof. Callegaro.
Respiração celular.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
Biologia Fisiologia Celular Parte I.
1.1. Tipos de ligações químicas
Aminoácidos.
OXI-REDUÇÃO Prof.: Renê Machado.
O que você deve saber sobre
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Reações fotoquímicas na atmosfera
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
Substâncias e Misturas
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Aula 5 – Ligações químicas
BIOQUÍMICA.
Actividade experimental nº1
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
Ligações Químicas Módulo 06 página 251 Prof. Callegaro.
Transcrição da apresentação:

E. E. Ernesto Solon Borges Aluna :Laura de Oliveira Bueno 1º ano “A” Professor: Beto Bandeirantes, 5 de Setembro de 2017

ÓXIDOS Podemos ter óxidos iônicos e óxidos moleculares e isso dependerá do tipo de ligação existente entre o oxigênio e o outro elemento da molécula (que pode variar). Quando há alta diferença de eletronegatividade entre os elementos, como é o caso do oxigênio fazendo ligação com elementos do grupo dos metais alcalinos e metais alcalinos terrosos temos um óxido do tipo iônico. Isto ocorre devido a presença de uma ligação iônica (entre um metal e um ametal). Exemplos para este caso é o óxido de sódio, Na2O. Esta substância é muito utilizada na produção de vidros e cerâmicas, podendo também ser precursora do hidróxido de sódio (soda cáustica, NaOH) através de uma reação de hidratação.

Já os óxidos moleculares são aqueles os quais possuem ligações covalentes em sua estrutura e a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos já não é tão grande. Podemos inferir que a ligação será covalente polar pois sempre haverá uma maior eletronegatividade do oxigênio em relação a qualquer elemento envolvido. É exemplo de óxido molecular o óxido de nitrogênio, NO. Esta substância é um considerável poluente para a atmosfera, sendo liberada principalmente pela indústria química e de cereais sendo o último devido a decomposição de nitratos e nitritos presentes nos silos onde encontram-se os grãos.

Classificação dos óxidos Os óxidos podem ser classificados em: Óxidos ácidos: São também conhecidos por anidridos, e reagem com água produzindo um ácido e com base formando sal e água. Exemplo: SO3. Óxidos básicos: Estes compostos tendem a reagir com água formando uma base e com ácido produzindo sal e água. Exemplo: Na2O. Óxidos neutros: Estas substâncias não reagem com água, ácido ou base. Exemplo: CO e NO. Óxidos anfóteros: Possuem esse nome por possuírem caráter dual, ou seja, reagem tanto com ácido quanto com base originando como produto sal e água. Exemplo: ZnO. Peróxidos: Nesta classe os compostos reagem com água produzindo água oxigenada ou peróxido de hidrogênio. Sendo a água oxigenada muito presente em nosso cotidiano, tanto para limpeza de ferimentos quanto em produtos descolorantes. Exemplo: Na2O2.

Nomenclatura dos óxidos A nomenclatura dos óxidos é feita através da palavra óxido seguida do nome do elemento mais eletropositivo presente. Lembrando que quando necessário (geralmente nos óxidos moleculares) a valência do elemento é indicada por prefixo (mono, di, tri) ou de números romanos. Por exemplo: SO3: trióxido de enxofre Neste caso utilizamos o prefixo “tri” para indicar que são necessários três átomos de oxigênio para formar um óxido com o enxofre (S). Cr2O3: trióxido de dicromo ou trióxido de cromo II Neste caso utilizamos o prefixo “tri” para indicar os três átomos de oxigênio presentes e o prefixo “di” ou o número dois em romanos após o nome “II”, para indicar os dois átomos de cromo.

Chuva ácida A formação de chuvas ácidas trata-se de um problema moderno, que teve origem a partir do grande crescimento dos centros urbanos que são altamente industrializados. Existem diversas fontes de poluentes para a atmosfera, os gasosos são gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas, exemplos: dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio. A combinação desses poluentes com o vapor de água existente na atmosfera vai se acumulando em nuvens ocorrendo assim sua condensação, da mesma forma como são originadas as chuvas comuns.

Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/funcoes-inorganicas.htm http://www.soq.com.br/conteudos/ef/funcaoquimica/p3.php http://www.infoescola.com/quimica/classificacao-de-sais-inorganicos/ http://www.qieducacao.com/2011/07/nomenclatura-e-classificacao-dos-sais.html http://www.infoescola.com/quimica/oxidos/