SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Paulo Ricardo O. da Silva
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Christopher Berwig Turma 4
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família- EAD SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES Mara Regina Jeziorski Caetano Orientadora Louriele Wachs

Introdução DADOS DA SAÚDE MUNICIPAL População total 327721 habitantes Zona Urbana 87% Serviços de Saúde 22 Unidades ESF 29 Tradicionais 7 ESB inserida na ESF

Introdução UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NAVEGANTES Localização zona sul de Pelotas População 9 mil habitantes (IBGE2010) Número de prontuários 7720 Famílias cadastradas 2418 (SIAB) Número de gestantes 30 (março a junho)2012

Introdução UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NAVEGANTE Inicialmente após uma analise situacional da UBS NAVEGANTES, foi verificado o nó crítico e a partir desse momento foi decidido desenvolver uma estratégia de saúde bucal em gestantes.

Objetivos Objetivo Geral Melhorar ia da qualidade da assistência à saúde bucal da gestante Objetivos Específicos Ampliar a cobertura de atendimento odontológico a gestantes; Melhorar a adesão das gestantes na atenção à saúde bucal; Melhorar a qualidade do atendimento em saúde bucal das gestantes; Monitorar registros de informações; Promover saúde bucal em gestante.

Metas Cadastrara 100% das gestantes que realizam o pré-natal na UBS, no programa de saúde bucal; Buscar 100% das gestantes faltosas à consulta odontológica programática; Realizar avaliação odontológica em 100% das gestantes cadastradas no programa de saúde bucal; Realizar tratamento necessário em 100% das gestantes cadastradas no programa;

Metas Manter registro atualizado das informações em planilha/prontuário de 100% das gestantes; Realizar ações educativas/preventivas com 100% das gestantes cadastradas no programa de saúde bucal; Realizar orientações para 100% das gestantes sobre noções básicas de higiene e importância da saúde bucal do recém- nascido.

Metodologia AÇÕES REALIZADAS Reunião para divulgação na UBS Reunião para divulgação a comunidade Implantação dos registros e carteira materno infantil

Capacitação dos ACS Metodologia

Metodologia Divulgação do projeto para a comunidade Acolhimento Avaliações e acompanhamento odontológico

Metodologia Reunião com as gestantes Palestras educativas sobre saúde bucal para ela e seu filho Metodologia

Resultados Indicador 1: Proporção de gestantes que realizam o pré-natal na UBS e estão cadastradas no programa de saúde bucal. No primeiro mês havia 20 gestantes realizando o pré-natal na unidade, 12 gestantes foram cadastradas, correspondendo 60%. No segundo e terceiro mês cadastramos 24 e 26 gestantes, (96%) e (85%), respectivamente. al.

Resultados Indicador 2 : Proporção de gestantes cadastradas no programa de saúde bucal, que faltaram a consulta odontológica programática; Proporção de gestantes faltosas à consulta odontológica 17%, 33% no primeiro e segundo mês. No terceiro e quarto mês de intervenção 23%.

Resultados Indicador 3: Proporção de gestantes cadastradas no programa de saúde bucal, que receberam avaliação e mantém acompanhamento odontológico durante a gestação; Permanecendo em acompanhamento no primeiro mês 91,7% no segundo mês 66,7% terceiro mês 73,1% Quarto mês 70%

Resultados Indicador 4: Proporção de gestantes cadastradas no programa de saúde bucal, faltosas à consulta odontológica, que obtiveram atendimento odontológico após busca ativa; O número de atendimento pós busca ativa foi realizado respectivamente, para 2, 8, 6 e 7 gestantes, nos quatro meses de intervenção.

Resultados Indicador 5 : Proporção de gestantes cadastradas no programa de saúde bucal, que participaram de atividades coletivas de educação e prevenção em saúde bucal; Em decréscimo, podemos justificar que os resultados são positivos e o número reduzido de participantes deve-se ao fato que muitas gestantes já haviam participado nos meses anteriores da programação coletiva de escovação e orientação.

Resultados Indicador 6 : Proporção de gestantes cadastradas no programa de saúde bucal que possuem registros atualizados nas ficha espelho. Para o indicador que demonstra o registro adequado de todas as informações, os resultados são 100% para todos os meses de intervenção.

Discussão Incorporação da saúde bucal no pré-natal Pré natal odontológico é uma ação programática Qualificação da atenção as gestantes com a saúde bucal Importância do serviço odontológico para a gestante e o bebe Integração da equipe e saberes no pré-natal Melhoria do vinculo com a comunidade

Discussão ANTES DA INTERVEÇÃO DEPOIS DA INTERVEÇÃO Ausência de protocolo de atendimento Gestantes com atendimento odontológico por livre demanda Ações odontológicas realizadas isoladamente e aleatoriamente Ausência de registros sistemáticos em odontologia Não havia ações coletivas para orientação em grupo Protocolo instituído e disponibilizado O pré-natal odontológico é uma ação programática A saúde bucal faz parte do pré-natal, com os demais profissionais Registros das informações de maneira sistemática, monitorada e avaliada Grupos de capacitação com a equipe e com as gestantes

Reflexão Crítica Importante crescimento profissional Qualificação da clínica através dos fóruns Capacitação em áreas paralelas pelas experiências relatadas Discussão sobre duvidas clínicas Aprendizado no uso de planilhas

Agradecimentos Aos colegas que trabalham na UBS Navegante As gestantes que participaram deste estudo A coordenação do curso pela oportunidade alavancar conhecimentos E o agradecimento especial para a orientadora Louriele que pela sua dedicação tornou possível este trabalho