HOMEM CULTURA E SOCIEDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Advertisements

O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Contexto histórico - “A modernidade”
Seminario de Sociologia Karl Marx E Max Weber. Karl Marx ● Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de Foi um sociólogo,
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
AUGUSTE COMTE ( ). Comte foi o primeiro pensador da corrente Positivista. O Positivismo foi a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento.
( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Os clássicos da Sociologia. Quem são os Clássicos?
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Auguste Comte Acadêmicas: Andreia Pereira da Silva Luiza de Melo Isaac
Ciências Humanas e suas Tecnologias OS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS
“Ciência da Sociedade” (Comte)
A Sociologia no Brasil Disciplina: Sociologia 1° ano do Ensino Médio
Introdução ao estudo da Psicologia
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
O Positivismo 15/06/2018
TEORIA CRÍTICA UNICURITIBA Curso de Relações Internacionais
Theodor Adorno E Max Horkheimer
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Disciplina de Sociologia
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Filosofia da Educação Brasileira
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
CIÊNCIAS SOCIAIS – ORIGEM E REFLEXÕES
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Aula 2: A História da História – Parte II
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Doutrinas sociais do século XIX
MAX WEBER
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 05
Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Arcadismo Contexto Histórico.
Max Weber  .
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Educação para o Trabalho 1 Professora : Márcia Leite 1.– Da Sociologia a Sociologia do Trabalho: definições básicas. AULA 1. – TÉCNICO EM MECATRONICA.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
Marx – Ideologia Sociologia.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

HOMEM CULTURA E SOCIEDADE O surgimento das ciências sociais como tentativa de explicar a sociedade moderna Prof. Cristiano Magalhães E-mail: cristiano.magalhaes@aedu.com Blog: cristianomagalhaes.wordpress.com

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com Juntamente com as transformações sociais e econômicas, as formas de pensamento também se transformaram. Tal fenômeno ocorreu à medida que as relações econômicas e sociais se modificaram e antigas estruturas de hierarquia social deram lugar a novos paradigmas. Neste período, portanto, interpretações e abordagens a respeito da cultura, da natureza e do homem, enquanto ser social, foram se solidificando. No início do século XIX surgiu na França o positivismo, uma corrente filosófica representada por estudiosos e idealizadores desta corrente filosófica como Auguste Comte e John Stuart Mill. O positivismo proposto por Comte considera a ciência como a única forma de conhecimento verdadeiro, separando-o de conhecimentos ligados a crenças, superstições ou outros que não pudessem ser comprovados por meio dos métodos científicos.

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com De acordo com os princípios de Comte, as primeiras ideias do que viria a ser o Positivismo surgiram como uma ramificação do Iluminismo, a partir das crises sociais que explodiram na Europa no fim da Idade Média e com a chamada "sociedade industrial", marcada pela Revolução Francesa.  O termo "positivo" surgiu pela primeira vez na obra "Apelo aos Conservadores", de 1855, onde Comte descreve o significado da Lei dos Três Estados, ou seja, as etapas pela qual o ser humano passou (e passa) em relação as suas concepções e valorizações da vida:

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com De acordo com os princípios de Comte, as primeiras ideias do que viria a ser o Positivismo surgiram como uma ramificação do Iluminismo, a partir das crises sociais que explodiram na Europa no fim da Idade Média e com a chamada "sociedade industrial", marcada pela Revolução Francesa.  O positivismo acredita que uma teoria só pode ser tida como verdadeira se for comprovada a partir de técnicas científicas válidas.   Outra característica do pensamento positivista é a ideia de ciência cumulativa, ou seja, que é transcultural, atingindo toda a humanidade, não importando em qual cultura surgiu ou se desenvolveu.

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com A sociologia nasce da tentativa de vários pensadores e filósofos de compreender e explicar as transformações pelas quais a sociedade da época vinha passando, na religião, na cultura, política, economia, entre outros setores sociais Além de Auguste Comte, outros pensadores como Émile Durkheim, são considerados positivistas, ou seja, defendem os interesses dominantes da sociedade capitalista e, através dos conhecimentos da sociologia, dão uma nova roupagem às ideias conservadoras

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com Émile Durkheim ocupou-se também com estabelecer o objeto de estudo da sociologia, assim como indicar o seu método de investigação. É através dele que a sociologia penetrou a universidade, conferindo a esta disciplina o reconhecimento acadêmico. Segundo Martins (1994, p. 28), os estudos de Durkheim marcaram decisivamente a sociologia contemporânea, principalmente a questão da manutenção da ordem social. Sua influência no meio acadêmico francês foi quase imediata, formando vários discípulos que continuaram a desenvolver as suas preocupações.

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com O conhecimento sociológico crítico da sociedade capitalista aparece nos estudos de Marx (1818-1883) e Engels (1820-1903). Nos escritos destes autores encontra-se uma interligação com as áreas da antropologia, ciência política, economia, entre outros, sempre com foco em explicar a sociedade como um todo. Os trabalhos destes pensadores não são elaborados nos bancos acadêmicos e sim através de militância. As relações de exploração entre as classes sociais, que vão se consolidando juntamente com a sociedade capitalista, levam alguns revolucionários a promoverem movimentos opositores que surgem no início do século XIX na Europa Ocidental.

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com O caminho percorrido por Marx com relação à sua compreensão sobre a sociedade capitalista possui dois momentos: o primeiro, em que, através da ideia hegeliana (criada pelo filósofo alemão Friedrich Hegel) na versão que lhe davam os jovens hegelianos (oposição), inicia seus estudos sobre a sociedade e suas críticas ao modelo do capitalismo vigente; o segundo momento, mais amadurecido e em parceria com Engels, compreende a Política Econômica como a limitação impiedosa entre os homens, consagrando a alienação das forças sociais no poder do capital (MARX; ENGELS, 2007). Para Marx e Engels, qualquer fenômeno social precisa ser investigado a partir da análise da base econômica da sociedade em vigência.

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com No final do século XIX e início do século XX, a Sociologia contou com a contribuição do pensador Max Weber, sendo também um marco de referência para os estudos da sociologia. Weber se dedicou a manter a distinção entre o conhecimento científico e os julgamentos de valor sobre a sociedade. Weber foi influenciado pelo contexto intelectual alemão da sua época, por algumas ideias de Kant, como a de que todo indivíduo possui capacidade e vontade para assumir uma posição consciente diante do mundo. Weber recebeu também forte influência do pensamento marxista, porém, não concordava com o princípio de que a economia dominasse as demais esferas da realidade social e nem considerava o capitalismo um sistema injusto. Considerava o capitalismo um sistema preciso e eficiente (MARTINS, 1994).

cristianomagalhaes.wordpress.com cristiano.magalhaes@aedu.com A sociologia contemporânea, apesar de sofrer influências ainda, ora mais conservadora, ora mais transformadora, teve grandes avanços enquanto ciência, principalmente nas últimas décadas no século XX. A função do sociólogo hoje é aplicar o conhecimento sociológico às transformações sociais, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. A Sociologia, então, se firma como ciência justamente quando o modelo capitalista se consolida, devido às grandes transformações pelas quais a sociedade passa em vários setores sociais e também na forma de pensar. A Sociologia ganha forças para contribuir na compreensão destas transformações sociais e do indivíduo social neste contexto. Portanto, é o conhecimento crítico, consciente e formativo das ciências sociais, humanas, entre outras, que irá proporcionar aos indivíduos a liberdade e a sua emancipação. 10

Acesse: cristianomagalhaes.wordpress.com