Núcleo de Saúde Coletiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Assistencial Brasileiro
Advertisements

Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Sistema Único de Saúde - SUS
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
Prof. Me. Paulo Henrique de Souza Corrêa Saúde noBrasilSaúde noBrasilSaúde noBrasilSaúde noBrasil Direito do Cidadão e Dever do EstadoDireito do Cidadão.
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA - COMITÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE - CTI-RES - Gilberto Antônio Reis.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
1 Fortalecer o modelo de atenção básica municipal através de aquisição de veículos para vigilância sanitária, endemia e ESF. (Municipal e Estadual) Aprovado.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
SUS Marco histórico de surgimento do SUS: VIII Conferência Nacional de Saúde (1986) Saúde com direito de todos, Equidade e Integralidade das ações de.
PROGRAMA DE COMBATE AS CARÊNCIAS NUTRICIONAIS - PCCN Poliana Bicharra.
Sistema Único de Saúde – SUS
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Unidade I POLÍTICAS DE SAÚDE Profa. Ma. Giane Sanino.
Sistema Único de Saúde – SUS
Participação como estratégia de governança democrática
O olhar do CONGEMAS nos Encontros Regionais
Secretaria de Estado da Saúde Pública
Mesa redonda 4: 10 anos da Lei 11
QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL EM SAÚDE Instrumentos de Planejamento em Saúde Paraíba / Agosto 2017.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Brasil Políticas e Sistema de Saúde.
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
RECURSOS PARA CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA EM ARBOVIROSES
Políticas Municipais de Acessibilidade
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Sistema Único de Saúde SUS
Universidade Aberta do SUS
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
– Família real – Família real.
SUS: DOS ASPECTOS HISTÓRICOS A ATUALIDADE Gisele Nader Bastos Médica de Família e Comunidade.
A legislação de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde LUIZ CARLOS FADEL DE VASCONCELLOS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
FÓRUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE UNICAMP –
SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
Gestão em Saúde – Panorama Histórico da Gestão em Saúde
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS REDE INDICON
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Longitudinalidade Continuidade do Cuidado. Atenção Primária ATENÇÃO BÁSICA  Conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2016
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Níveis de Atenção à Saúde (SUS)
Políticas de Atenção a Urgência e Emergência Profa. Regina Ribeiro de Castro.
Políticas Públicas de Saúde
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Núcleo de Saúde Coletiva Sistema Único de Saúde Núcleo de Saúde Coletiva

Sistema Único de Saúde: Definindo SUS: arranjo organizacional do Estado brasileiro (princípios e diretrizes) âmbito: municipal, estadual e nacional objetivo de coordenar e integrar as ações de saúde não se resume a um sistema de prestação de serviços:promoção/prevenção/cura/reabilitação

Sistema Único de Saúde: 2) Regulamentação do SUS: Constituição Federal, 1988 (Lei de 8080/90) Resoluções dos Conselhos de Saúde, nas três esferas de governo, e das normas operacionais (NOBs e NOas) editadas pelo MS com base nos acordos estabelecidos na negociação tripartide, entre os gestores municipais, estaduais e federal.

Sistema Único de Saúde: 3) Doutrinas do SUS: Universalidade: Todas as pessoas têm direito ao atendimento independente de cor, raça, religião, local de moradia. Equidade: atendido conforme suas necessidades Integralidade: prevenção e cura Promoção: habitação, meio ambiente, educação Prevenção: saneamento básico, imunização Recuperação: atendimento médico, tratamento e reabilitação

Sistema Único de Saúde: 4) Princípios do SUS: Regionalização e hierarquização: nível primário – serviços de alta complexidade. resolutividade: resolver problemas descentralização: obrigação de cada esfera de governo participação dos cidadãos: Garantia Constitucional usuários, governo, profissionais de saúde e prestadores de serviço (representação paritária) tripartide: três esferas de governo

Normas Operacionais Básicas do MS (NOBS): NOB 91 : Centralizar o repasse dos recursos NOB 92: estaduais e municipais IX Conferência Nacional de Saúde: Municipalização da saúde NOB SUS 01/93: Responsabilidade Municipal NOB SUS 01/96: Atenção Básica 2001 – Norma Operacional de Assistência à saúde (NOAS/SUS/01/2001): responsabilidade do município Atenção Básica.

Pacto pela Saúde (2006) Anualmente revisado, com base nos princípios do SUS Três componentes: Pacto pela Vida, Defesa do SUS, Gestão do SUS.

Pacto pela Saúde (2006) Pacto pela Vida: política nacional de saúde da pessoa idosa Redução de mortalidade materna, infantil neonatal e infantil redução da mortalidade por CA de colo de útero e mama doenças emergentes e endemias: Dengue, Hans, TB, Malária e Influenza. Política Nacional de promoção de saúde atenção Básica à saúde

Pacto pela Saúde (2006) B) Pacto em Defesa do SUS: Sociedade em defesa do direito à saúde. C) Pacto de Gestão: Responsabilidades Sanitárias adotar regionalização planejamento participação e controle social.