Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Modelo interno de Alocação de Recursos
Coordenadoria de Planejamento Prof. Valdomiro Neves Lima
Modelo Interno de Alocação de Recursos por Unidade Acadêmica (Instituto) Variáveis Definição Pesos Objetivos AO Orçamento Anterior 10% Situação Período CHDC Carga Horária Docente Contratado 15% Recursos para Manutenção CDTU Carga Didática Teórica da Unidade 8% CDPU Carga Didática Prática da Unidade 12% AFC Área Física Construída TCD Titulação do Corpo Docente Qualidade RAD Relação Alunos/ Docentes Eficiência PPE Produtos da Pesquisa Por Extensão Produtividade
AO – Orçamento Anterior Essa variável procura manter certa inércia no orçamento, como medida de segurança Peso atribuído à 10% A variável OA retrata a situação ocorrida no período anterior.
CHDC – Carga Horária Docente Contratada É a soma dos produtos do número total de docentes pelas respectivas cargas horárias, definidas pelo regime de trabalho Peso atribuído à 15% Representa a necessidade de recursos para a manutenção
CDTU – Carga Didática Teórica da Unidade É a expressão entre a soma dos produtos do número de alunos matriculados em cada disciplina teórica pela respectiva carga horária curricular semanal Peso atribuído à 8% Representa a necessidade de recursos para a manutenção
CDPU – Carga Didática Prática da Unidade É expressa entre a soma dos produtos do número de alunos matriculados em cada disciplina prática pela respectiva carga horária curricular semanal Peso atribuído à 12% Representa a necessidade de recursos para a manutenção
AFC – Área Física Construída Representa a disponibilidade de área física construída da Unidade, referente aos laboratórios e salas de aula. Peso atribuído à 10% Representa a necessidade de recursos para a manutenção
CHDC, CDTU, CDPU e AFC Estas variáveis, estão definidas para medir o tamanho da Unidade. Portanto, representam as necessidades de recursos para sua manutenção. Peso Total atribuído : 45%.
TCD – Titulação do Corpo Docente Para expressar a titulação do corpo docente é utilizado o índice de titulação (T), definido pela expressão: (5D + 3M + 2E + 1G) T = (D + M + E + G) Peso atribuído à 15% Contempla o fator qualidade da Unidade.
RAD – Relação Alunos/ Docentes É o número de alunos matriculados em disciplinas teóricas e práticas dividido pelo número total de docentes Peso atribuído à 15% Visa medir a eficiência da Unidade.
PPE – Produtos da Pesquisa e Extensão É o número ponderado de produtos dividido pelo número de docentes em DE na Unidade, cuja base de dados é retirada da GED. Peso atribuído à 15% Esta variável esta relacionada com a produtividade da Unidade.
Resumo do Modelo Utilizado Medida Variáveis Percentual Inércia OA 10% Manutenção CHDC, CDTU, CDPU e AFC 45% Qualidade TCD 15% Eficiência RAD Produtividade PPE
Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ CPDC Capacidade Plena Discente por Curso de Gradução ◘ CPDCP Ponderada
Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ IQD Índice de Qualificação Docente ◘ NDE Número de Docentes Efetivos ◘ PG Índice de Ação na Atividade Pós-Graduação Stricto Sensu
Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ CPDC e CPDCP incorporam : Variáveis gerais do Modelo Matriz Andifes: a) Peso do Curso b) Fator de Retenção do Curso Variáveis específicas da UFRRJ: a) Potencial de matrículas por semestre em cada curso de graduação. b) Índice de Disciplinas Obrigatórias por curso de graduação.
Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ PG incorpora: Variáveis gerais do Modelo Matriz Andifes: a) Conceito CAPES Variáveis específicas da UFRRJ: a) Número de Docentes Permanentes por curso. b) Número de Docentes Colaboradores por curso.
Base de Dados utilizadas ◘ PERC x DEP x Curso: Estruturas Curriculares por curso de graduação nas quais encontram-se as disciplinas obrigatórias (com seus correspondentes números de créditos) oferecidas em cada Departamento que pertence à Unidade Acadêmica. Plantas Baixas da Base Física de cada Unidade Acadêmica. Dados da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)
Matriz de Distribuição de Recursos - UFRRJ ◘ Fatores Destacados e como ponderá-los. ◘ Perspectivas de utilização ◘ Como superar especificidades ? ◘ Como aceitar os Resultados ?
Construção do Prédio Principal da UFRRJ – anos 1940
UFRRJ na Baixada Fluminense
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