Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
CENTRO DE EXCELÊNCIA PROFISSIONAL ARTICULADA DO GUARÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
II SIMPÓSIO DE PLANEJAMENTO Oficina PGA. Plano de Gestão Anual - PGA PGA ESTRATÉGICO 2016 Recorte anual do PDI que detalha os objetivos e as ações previstas.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
Monitoria de pesquisa - 1 vaga
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
MÓDULO PORTAL COORD. STRICTO SENSU SIGAA
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS
Estrutura Curricular do Curso de Mestrado em Estudos da Mídia Regimento Interno do PPgEM (Anexo da Resolução nº 098/2015-CONSEPE)
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Avaliação de Desempenho Econômico
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Ciência & Engenharia da Computação
Reunião GPO 16/09/2013: Pauta Parabéns à Profa. Ana Carolina
Dinâmica de populações
Relatório de Autoavaliação Institucional
Para onde estão indo nossos alunos?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Plano de Recursos Humanos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ensino Médio Integrado
Matrícula Web
I Encontro de Licenciaturas da
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho
APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
O novo formato do PPR acompanha o crescimento da organização e tem seu foco diretamente ao resultado sustentado e visão de longo prazo.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Relato - Coordenação Nacional
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Metodologia da Pesquisa
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Levantamento de Dados FIEX CCR.
SERVIÇO DE GESTÃO ACADÊMICA - SECA
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
Orientações para a Renovação da Matrícula
Matemática na Área 2 – Uma proposta Semipresencial
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
E AS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA COORDENADORES DE CURSO
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
FILOSOFIA E ÉTICA.
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
PROJETO INTEGRADO DE MONITORIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓCICA
Perfil socioeconômico de ingressantes
Pró - Reitoria de Ensino - PROEN
Panorama da Educação profissional de Nível Técnico no brasil
Relatório para avaliação Semestral do PPGQ-UESPI
Calendário de Recuperações TCC E METODOLOGIA
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Modelo interno de Alocação de Recursos

Coordenadoria de Planejamento Prof. Valdomiro Neves Lima

Modelo Interno de Alocação de Recursos por Unidade Acadêmica (Instituto) Variáveis Definição Pesos Objetivos AO Orçamento Anterior 10% Situação Período CHDC Carga Horária Docente Contratado 15% Recursos para Manutenção CDTU Carga Didática Teórica da Unidade 8% CDPU Carga Didática Prática da Unidade 12% AFC Área Física Construída TCD Titulação do Corpo Docente Qualidade RAD Relação Alunos/ Docentes Eficiência PPE Produtos da Pesquisa Por Extensão Produtividade

AO – Orçamento Anterior Essa variável procura manter certa inércia no orçamento, como medida de segurança Peso atribuído à 10% A variável OA retrata a situação ocorrida no período anterior.

CHDC – Carga Horária Docente Contratada É a soma dos produtos do número total de docentes pelas respectivas cargas horárias, definidas pelo regime de trabalho Peso atribuído à 15% Representa a necessidade de recursos para a manutenção

CDTU – Carga Didática Teórica da Unidade É a expressão entre a soma dos produtos do número de alunos matriculados em cada disciplina teórica pela respectiva carga horária curricular semanal Peso atribuído à 8% Representa a necessidade de recursos para a manutenção

CDPU – Carga Didática Prática da Unidade É expressa entre a soma dos produtos do número de alunos matriculados em cada disciplina prática pela respectiva carga horária curricular semanal Peso atribuído à 12% Representa a necessidade de recursos para a manutenção

AFC – Área Física Construída Representa a disponibilidade de área física construída da Unidade, referente aos laboratórios e salas de aula. Peso atribuído à 10% Representa a necessidade de recursos para a manutenção

CHDC, CDTU, CDPU e AFC Estas variáveis, estão definidas para medir o tamanho da Unidade. Portanto, representam as necessidades de recursos para sua manutenção. Peso Total atribuído : 45%.

TCD – Titulação do Corpo Docente Para expressar a titulação do corpo docente é utilizado o índice de titulação (T), definido pela expressão: (5D + 3M + 2E + 1G) T = (D + M + E + G) Peso atribuído à 15% Contempla o fator qualidade da Unidade.

RAD – Relação Alunos/ Docentes É o número de alunos matriculados em disciplinas teóricas e práticas dividido pelo número total de docentes Peso atribuído à 15% Visa medir a eficiência da Unidade.

PPE – Produtos da Pesquisa e Extensão É o número ponderado de produtos dividido pelo número de docentes em DE na Unidade, cuja base de dados é retirada da GED. Peso atribuído à 15% Esta variável esta relacionada com a produtividade da Unidade.

Resumo do Modelo Utilizado Medida Variáveis Percentual Inércia OA 10% Manutenção CHDC, CDTU, CDPU e AFC 45% Qualidade TCD 15% Eficiência RAD Produtividade PPE

Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ CPDC Capacidade Plena Discente por Curso de Gradução ◘ CPDCP Ponderada

Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ IQD Índice de Qualificação Docente ◘ NDE Número de Docentes Efetivos ◘ PG Índice de Ação na Atividade Pós-Graduação Stricto Sensu

Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ CPDC e CPDCP incorporam : Variáveis gerais do Modelo Matriz Andifes: a) Peso do Curso b) Fator de Retenção do Curso Variáveis específicas da UFRRJ: a) Potencial de matrículas por semestre em cada curso de graduação. b) Índice de Disciplinas Obrigatórias por curso de graduação.

Novas Variáveis a partir de 2013 ◘ PG incorpora: Variáveis gerais do Modelo Matriz Andifes: a) Conceito CAPES Variáveis específicas da UFRRJ: a) Número de Docentes Permanentes por curso. b) Número de Docentes Colaboradores por curso.

Base de Dados utilizadas ◘ PERC x DEP x Curso: Estruturas Curriculares por curso de graduação nas quais encontram-se as disciplinas obrigatórias (com seus correspondentes números de créditos) oferecidas em cada Departamento que pertence à Unidade Acadêmica. Plantas Baixas da Base Física de cada Unidade Acadêmica. Dados da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG)

Matriz de Distribuição de Recursos - UFRRJ ◘ Fatores Destacados e como ponderá-los. ◘ Perspectivas de utilização ◘ Como superar especificidades ? ◘ Como aceitar os Resultados ?

Construção do Prédio Principal da UFRRJ – anos 1940

UFRRJ na Baixada Fluminense

Obrigado pelos Ensinamentos Aqui não existem vazios