UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
Orientadora: Renata Lima Silva
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
Trabalho de conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES GINECOLÓGICOS NO CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE CESÁRIO DE MELO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO JULIANA RIBEIRO MANHÃES DA SILVA 2014

Introdução O Sistema de Saúde do Município do Rio de Janeiro; O câncer de colo uterino e o câncer de mama. O Sistema de Saúde do Município do Rio de Janeiro; O local da intervenção.  

Introdução Ações desenvolvidas no CMS Cesário de Melo para a prevenção do Câncer Ginecológico: - consulta agendadas; - encaminhamento ao especialista; - Grupo educativo;

Objetivos Objetivo Geral :   Qualificar a atenção às mulheres no que tange à prevenção dos cânceres de colo de útero e de mama no Centro Municipal de Saúde Cesário de Melo.

Objetivos Objetivos Específicos:    Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino e do câncer de mama; Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia; Qualificar o atendimento e registros das informações sobre os procedimentos realizados junto a estas mulheres; Mapear as mulheres de risco para os cânceres de colo de útero e de mama; Realizar ações promoção da saúde para a detecção precoce do câncer de colo uterino e do câncer de mama

Metas Relativas ao objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino e do câncer de mama para 50%. Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame colpocitológico e da mamografia recomendada pelo Ministério da Saúde a 100%; Captar 100% de mulheres com 25 a 69 anos de idade realizaram exame colpocitológico e mamografia. Relativas ao objetivo 2: Buscar 100% das mulheres cadastradas e faltosas à realização dos exames conforme periodicidade recomendada.

Metas Relativas ao objetivo 3: Capacitar 100% da equipe para o atendimento às mulheres entre 25 e 69 anos. Manter os registros atualizados de 100% das mulheres cadastradas. Relativas ao objetivo 4: Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres cadastradas nas faixas etárias-alvo. Relativas ao objetivo 5: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para os cânceres ginecológicos.

Metodologia O projeto foi desenvolvido no período de quatro meses. Participaram da intervenção: As ações desenvolvidas foram: verificar os agendamentos realizados para a detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama; solicitar a colaboração da equipe para o preenchimento do formulário do SISCOLO e SISMAMA. 3.434 faixa etária de 25 a 69 anos 1.907 faixa etária de 40 a 69 anos

Metodologia realizar agendamentos extras para as mulheres que se encontram em situação de risco; solicitar mamografia em todas as consultas médicas e de enfermagem para as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos; atualizar o quantitativo de mulheres que compareceram às consultas ginecológicas e realizar visitas domiciliares nas residências das mulheres que faltarem a consulta, informando a data da próxima; reforçar nas reuniões de equipe a importância do acolhimento e do cadastramento deste grupo etário; Realizar capacitações sobre a temática com a equipe semanalmente;

Metodologia Discutir situações que poderão ocorrer no dia a dia de trabalho e ficar disponível para sanar as dúvidas que poderão surgir após a capacitação. Intensificar informações sobre a prevenção dos cânceres no planejamento familiar; Ofertar preservativos durante toda consulta e nas ações educativas. Logística da Intervenção: O protocolo a ser utilizado será o Caderno de Atenção Básica 13 – Controle dos Cânceres do colo do útero e da mama (BRASIL, 2006).

Metodologia O registro foi realizado por meio do prontuário eletrônico do paciente. As consultas são realizadas em turnos específicos. Serão utilizadas algumas fichas, tais como: Ficha a ser utilizada durante a consulta; Ficha para avaliação dos resultados dos exames (citopatológico e mamografia); Ficha para controle das mulheres que participarão das ações educativas

Resultados Gráfico 01 Cobertura do Programa de prevenção ao Câncer de Colo Uterino. CMS Cesário de Melo. Rio de Janeiro, 2012/2013.

Resultados Gráfico 02 Cobertura do Programa de Prevenção ao Câncer de mama. CMS Cesário de Melo. Rio de Janeiro, 2012/2013.

Resultados Apenas 28,6% das mulheres com idade de 25 a 69 anos estavam com o exame colpocitológico em dia e 30% estavam com a mamografia em dia (mulheres de 40 a 69 anos). 100% de mulheres com resultado de colpocitológico alterado receberam encaminhamento para o especialista; 100% de profissionais da Estratégia de saúde da família da Unidade capacitados; 28,6% e 33,1% das mulheres haviam sido avaliadas quanto ao risco de desenvolverem cânceres ginecológicos de colo uterino e de mama respectivamente; 30% e 33,1% das mulheres participaram de grupos educativos abordando DST e fatores de risco para os cânceres ginecológicos respectivamente.

Discussão A intervenção proporcionou: ampliação da cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino e do câncer de mama; melhoria da adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia; qualificação do atendimento e dos registros das informações sobre os procedimentos realizados junto a estas mulheres; mapeamento das mulheres de risco para os cânceres de colo de útero e de mama, e, a realização das ações de promoção da saúde para a detecção precoce do câncer de colo uterino e do câncer de mama.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção As expectativas iniciais (aprimorar a assistência ofertada à população, ampliar os conhecimentos sobre a saúde da família, conhecer a realidade vivenciada por profissionais de outras localidades) foram alcançadas no final do curso; 1 ͦcurso a distância = disciplina para resolução das tarefas semanais. Crescimento profissional e conhecimento adquirido.

sem aprender a fazer o caminho caminhando,  “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Paulo Freire OBRIGADA!!!!!!!!