POS 4.0 – NFCE Implantação - Configurações e Usabilidade.

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Transcrição da apresentação:

POS 4.0 – NFCE Implantação - Configurações e Usabilidade

Dados Necessário Para implantação: Contratação/Ativação Comercial do módulo Configuração de ambiente. Dados da empresa Preenchido. Configuração tributária devidamente realizada. Itoken (CSC) de produção Usuário Mid-e Dados do certificado digital (Número e senha) Login supervisor Microvix Login Supervisor de consultor Microvix Treinamento NFC-e

Contratação Comercial O módulo NFCE é um módulo a parte do ERP e necessita de contratação comercial. Ao fazer a contratação do módulo de NFCE é necessário incluir na OP os seguintes documentos: Certificado digital Cadastro de token/CSC Senha O backoffice que é responsável por esta primeira inclusão de certificado de NFCE, Token CSC, e a criação de senha para configuração do Mid-e Configurações. Duvidas Entrar em contato com o backoffice Linx.

Comunicação entre POS X SEFAZ O Processo de comunicação, o qual faz a autorização de notas fiscais Entre e o POS Microvix NFCE e o Sefaz é feito através de um outro software chamado – MID-e (Produto Linx).

Equipamentos Homologados Sistemas Operacionais Compatíveis Microsoft Windows 7 - todas as edições, exceto Starter Edition; Microsoft Windows 8 - todas as edições, exceto RT Microsoft Windows 8.1 - todas as edições, exceto RT Microsoft Windows 10 - todas as edições, exceto Mobile  Browser Homologados Internet Explorer 9, 10 e 11. Obrigatório ter Framework 4.5 (http://200.143.28.30:8081/Download/DotNetFramework%204.5.exe) MS SQL Server Express 2014 Para usuário do Microsoft Windows 10 será necessário realizar a instalação do aplicativo MS SQL Server Express 2014 (Consulte o menu ajuda na página inicial do ERP para conferir o documento sempre atualizado pela fábrica cm todos os equipamentos homologados e requisitos recomendável de ambiente de acordo com a versão do POS instalado)

Impressoras Não fiscais e Pinpad homologados

Iniciando a Implantação Informações técnicas

Tenha em Mãos: Portal: Token de Homologação (opcional) Empresa: CNPJ: Token2 Usuários Mid-e (portal e client) Usuário Microvix: Login: Senha: senha: frase: Dados do certificado Numero certificado: Série Cadastrada : Senha certificado: Número do PDV para TEF: Token de Produção: Token1: Token2:

Portal e Empresa Ao realizar a contratação comercial de um novo cliente, é aberto uma OP e quando concluído o processo, enviado ao solicitante os dados de login e senha do novo portal do cliente. Acesse o portal e identifique o numero do portal e empresa do cliente do cliente:

Usuário Mid-e Ao realizar a contratação comercial de um novo cliente, é aberto uma OP e quando concluído o processo, enviado ao solicitante os dados de login e senha do novo portal do cliente, se na contratação tiver o módulo de NFCE e SAT, o backoffice faz a criação deste login, e envia ao solicitante. O solicitante sempre receberá dois logins: Usuário.client = Deve ser utilizado para utilizado para implantação do Mid-e Usuário.portal = Deve ser utilizado para acessar o cadastro do cliente junto ao portal Mid-e

Como Acessar o Mid com o usuário .Portal O acesso ao portal Mid-e pode ser utilizado para o consultor conferir uma serie de cadastros durante a implantação, e futuramente para o cliente realizar a renovação de certificado digital ou realizar a extração de arquivos XML em lote. Para acessar o MID-e o usuário Cliente deverá acessar o Link do endereço do ambiente de Produção. http://mide.linxsaas.com.br/portal Informar Usuário e Senha e clicar no botão Entrar. Sistema mostra a tela inicial.

Serie do Certificado digital – A1 – Como extrair o numero de serie Salve o certificado digital na área de trabalho. Clique com o botão direito do mouse “instalar PFX” em seguida abra o IE ferramentas> Opções da internet> certificados> Selecione o certificado e clique em “Avançado” clique em “Numero de serie” e copie o numero sem espaços 1 5 3 2 6 4

Cadastro de Certificado Digital no Mid-e O primeiro cadastro deve ser feito pelo backoffice, ou então o cliente/consultor também poderá realizar caso não tenha sido feito. Ao Acessar o Mid-e Portal, na aba Mid-e Cliente Master>cadastro de Certificado Clique no ícone “+” em seguida preencha todas as informações, por ultimo importe o certificado e clique em salvar para conferir clique em “cadastro de terceiro> pesquise na lupa dos dados do cliente, após abrir o cadastro clique na aba “Certificados” deverá estar incluído. (Não é necessário realizar o cadastro no Microvix ERP, somente Mid-e)

Token/ CSC O número do Token/CSC, deve ver extraído direto do SEFAZ pelo contador do cliente. Além de cadastrar o Token/CSC no Microvix é preciso solicitar o cadastro junto o Mide junto ao suporte Mide Caso o cliente gere um novo Token/CSC, é preciso realizar o cadastro do mesmo junto ao Mid-e O Token/CSC é valido, e pode ser utilizado pela matriz e filiais que tiverem a mesma sequencia de CNPJ. (Não é necessário realizar o cadastro no Microvix ERP, somente Mid-e)

Cadastro de TOKEN/CSC no Mid-e O primeiro cadastro deve ser feito pelo backoffice, ou então o cliente/consultor também poderá realizar caso não tenha sido feito. Ao Acessar o Mid-e Portal, na aba Mid-e Cliente Master>cadastro de CSC “+” em seguida preencha todas as informações, por ultimo importe o certificado e clique em salvar para conferir clique em “cadastro de terceiro> pesquise na lupa dos dados do cliente, após abrir o cadastro clique na aba “CSC” deverá estar incluído. (Não é necessário realizar o cadastro no Microvix ERP, somente Mid-e) )

Portal + Empresa + PDV TEF PDV para TEF O número do PDV para TEF é composto pela montagem das seguintes informações: Portal + Empresa + PDV TEF Portal: sempre com 4 dígitos, se o portal tiver apenas 3 informar um S na frente ex: Portal com 4 digitos: 1035 Portal com 3 digítos: S837 Empresa: 01, 02, 03 ... PDV para TEF: 01, 02, 03.. EX: 10350101

Configurações - Tributação Parâmetros Globais Restritos: Consulte um consultor Linx ou o suporte técnico para ativação dos parâmetros a seguir.

Regime de Tributação – Microvix ERP Revise se em : Empresa> Dados da Empresa> o campo “Regime de tributação” deve estar igual no SEFAZ” e igual no cadastro do Mid-e Na dúvida do Regime de tributação consulte o Site do SEFAZ do estado e consulte o regime correto.

Regime de Tributação – Mid-e Acessar o Mid-e, siga os procedimentos abaixo, e confira se os dados de endereço, razão social e regime de tributação estão corretos conforme o cadastro no Sefaz, se tiver qualquer erro acione o backoffice ou o suporte Mid – Qualquer divergência de cadastro será motivo de rejeição de notas. Clique em Mid-e Cliente Master> Clique em cadastro de terceiros:

Definição de Natureza de operação para o POS Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento> Neste campo é definido a Natureza de operação Padrão que será utilizada para vendas no POS.

Combinações de configuração tributária – Simples Nacional

Exemplo para Simples Nacional - Tributado Integralmente (venda) Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS: Atente-se as configurações indicadas.

Exemplo para Simples Nacional – Substituição Tributária -ST (venda) Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS: Atente-se as configurações indicadas.

Combinações de configuração tributária – Lucro Presumido

Exemplo para Lucro Presumido- Tributado Integralmente (venda) Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS: Atente-se as configurações indicadas.

Exemplo para Lucro Presumido – Substituição Tributária -ST (venda) Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS: Atente-se as configurações indicadas.

Combinações de configuração tributária – Lucro Real

Exemplo para Lucro Real- Tributado Integralmente (venda) Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS: Atente-se as configurações indicadas.

Exemplo para Lucro Real – Substituição Tributária -ST (venda) Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Configuração tributária> Clicar no detalhamento da opção desejada, selecione a natureza de venda utilizada no POS: Atente-se as configurações indicadas.

Homologação Tributária Fiscal Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> Faturamento> Homologação tributária fiscal> Marcar

Configurações - Gerais ERP Microvix Parâmetros Globais Restritos: Consulte um consultor Linx ou o suporte técnico para ativação dos parâmetros a seguir.

Cadastro de Pinpad Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito> NFc-e/SAT> Pinpad> cadastrar **Caso o cliente não use TEF não é preciso configurar

Ativa/Desativa – DAV e Pré Venda Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito>POS> Somente marcar estas 2 opções se for aderente ao cliente, Ao ativar esta funcionalidade sempre que lançar o primeiro item na venda, o sistema irá perguntar se é uma pré venda ou DAV, se ambas tiverem desabilitadas a pergunta não será exibida o lançamento da venda é iniciado diretamente.

Ativar Mid-e Empresa> parâmetros Globais> Acesso Restrito>POS>marcar> Caso não exista este parâmetro no portal, significa que o módulo não foi ativado comercialmente. Após habilitar este parâmetro, o modo POS NFCE ou POS SAT passa estar disponível no cadastro de estação.

Permissão de usuário “Alternar” Empresa> Segurança> Configurar usuários> Permissão de usuário> No grupo de POS> ***Aparece somente portais que possuem NFC-e e SAT. Esta permissão, possibilita o usuário alternar o módulo do POS para NFCE ou SAT de acordo com a necessidade atual. Para isso o cliente precisa ter os 2 módulos contratados OBS: Permissões de frente de loja/POS e NFC-e influenciam no acesso SAT.

Permissão de Usuário - NFCE Permissão de usuário> No grupo de NFC-E> Além das permissões do subgrupo frente de loja e POS que também impactam na funcionalidade, ative as funções de NFCE

Permissões de usuários - Frente de loja Empresa> Segurança> Configurar usuários> dentro das permissões> Grupo Faturamento> SubGrupo> frente de loja Apesar do módulo Frente de loja já ter sido descontinuado, as permissões deste subgrupo também influenciam no uso do Contingência e POS

Permissões de usuários - POS Empresa> Segurança> Configurar usuários> dentro das permissões> Grupo Faturamento> SubGrupo> POS Identifique quais funcionalidades devem ser selecionadas para os usuários:

Cadastro de Série: Faturamento> Cadastros Auxiliares> Serie Própria. O número da série é sempre o sequencia de Nfe ou indicado pelo contador. Para cada caixa é preciso uma série, sempre individual por loja. Modelo: 65 – Nota Fiscal ao Consumidor Final

Cadastro de Estação Empresa> Parâmetros Globais> POS> Descrição: Formato amigável para identificar na instalação o POS exemplo: PDV caixa 1. Modo Terminal: Se habilitado some as demais opções e ao instalar o POS fica somente como modo terminal. (lançamento de DAV-Pré venda - consultas ferais) Servidor TEF: Não alterar Tipo de emissão: Selecione o tipo que será aplicado. Ativo: Marcar Após selecionar o tipo de emissão ficará disponível para preenchimento somente a emissão que será utilizada.

Parâmetros Globais - Faturamento - NFC-e Empresa> Parâmetros Globais> Faturamento - NFC-e

Cadastro de Impressora Empresa> Parâmetros Globais> (NFC-e) Impressora Não Fiscal

Fuso Horário Em estados que possuem fuso horário deve se tomar cuidado com as configurações do Windows. No relógio do Windows clique "Alterar Configurações de data e hora"> alterar data e hora> escolha uma opção de acordo com a diferença entre o estado local e Brasília. Consulte neste link o fuso horário de cada estado: http://www.apolo11.com/tictoc/fuso_horario.php Veja qual é o fuso horário do seu estado, e selecione uma opção no relógio do Windows, pode ser que ao selecionar a opção o relógio fique com hora errada, se isso acontecer, salve mesmo assim em seguida clique em alterar data e hora coloque a hora correta - Reinicie o computador. Desta forma você está forçando o Windows a achar o fuso horário No exemplo abaixo temos o caso de Manaus com uma diferença de 4h:

Revisando a Implantação: Revisar informações no Mid-e (Certificado/ Token/ dados do cadastro do cliente- Endereço/IE/CNPJ/Regime tributário. Definição de natureza de operação para POS Cadastro de configuração e homologação tributária fiscal. Configurações gerais de ERP (parâmetros Globais) Ativa Mid no acesso restrito Permissões de usuário cadastro de série Cadastro de estação Após se atentar a todas estas orientações você está apto para seguir com a instalação e usabilidade do POS.

Desinstalação POS 3.0/ Instalação 4.0/ Atualização do POS

Orientações Gerais Para instalação do POS 4.0 é necessário a remoção de qualquer versão de POS 3.0 atualmente instalada no computador Com o POS 4.0 agora o instalador é único (apenas se atentando ao link do instalador X versão do Windows), indiferente se é PAF/NFCe ou SAT o instalador será o mesmo, o que irá definir o módulo a ser utilizado será o cadastro da estação. O POS deve ser baixado sempre pela página inicial do portal do cliente, para garantir que você está baixando o Instalador correto e atualizado. Caso não encontre o link do instalador e atualizador entre em contato com o canal de atendimento Linx Microvix. O mesmo deve ser feito com o atualizador. Semanalmente sai um novo atualizador do produto POS, com melhorias e correções, sendo assim mantenha o POS sempre atualizado. Para Windows 10 é necessário instalar o SQL manualmente. Dica: crie uma pasta na área de trabalho “POS 4.0” e baixe o instalador e o atualizar sempre nesta pasta.

Desinstalação do POS 3.0

Desinstalação do POS 3.0

Instalação de SQL manual. Necessário sopara Windows 10 - http://linxmicrovix.blob.core.windows.net/microvix/SQLEXPR_x86_ENU.exe 1 3 2 4 5

Instalação de SQL manual. 7 6 8 9

Instalação de SQL manual. SQLEXPRESSPOS4 10 11 14 12 13

Instalação do POS Clique com o botão direito do mouse> executar como administrador> em seguida siga o procedimento das telas: Neste momento se atente qual é o POS que será utilizado PAF (com ECF) ou NFCE e SAT 3 2 4 1 5 6 7

Atualização do POS Clique com o botão direito do mouse> executar como administrador> em seguida siga o procedimento das telas: 1 3 4 2 5

Configurações Mid-e Client POS 4.0 Ao instalar o pacote do instalador do POS automaticamente é instalado o Mid-e cliente na versão recomendada e homologada para uso no Microvix. Link direto de Intalação do Mid-e cliente: http://www2.linx.com.br/intranet/portal/2016/downloads.html

Mid-e – Tela Inicial Abra O Menu do Windows e pesquise por: “Configurações” e siga os processos abaixo: 3 1-Insira o cnpj da loja 1 2 4 5

Mid-e - Acesso Informe o usuário e senha do Mid-e Cliente, em seguida clique em Login, o sistema fará uma validação nos campos e apresentará o retorno se os dados estão ok (Por padrão a senha é @123456) Para ambiente de homologação informe a URL: http://mide.homologa.linx.com.br:2801/service/ Para produção informe a URL: http://mide.linxsaas.com.br/service/ <http://mide.linxsaas.com.br/service/>

Mid-e Histórico Tela de consulta de histórico das operações realizadas pelo Mid-e Client

Mid-e - Contingência Nesta tela pode ser observado as notas que estão em contingência, e alternar o modo Offline par sim ou não. Recomendamos que fique sempre como não, para que os serviços fiquem on line, e que o modo contingencia entre apenas de forma automática.

Mid-e - Emissores Clique na aba “Emissores”, deverá listar o emissor e para qual módulo o mesmo está habilitado. Se ao acessar esta aba não aparecer nenhum emissor, ou não estiver setado o módulo correto (NFCE ou SAT) o consultor responsável pela implantação deverá entrar em contato com o suporte Mid (suporte.mid@linx.com.br) – Informar: “CNPJ/ Login Mid/ Print da tela/ Informação do que falta”

Mid - Configurações Na aba “Configurações” preencha o tipo de emissão como “NFCE”. Não preencher os campos “Caminho XML” e “Caminho Danfe” Uma vez preenchido este campo esta informação deixa de ser enviada para armazenamento do banco Microvix garantindo a segurança dos dados do cliente.

Mid-e - Sobre Nesta aba é possível identificar a versão atual instalada do Mid-e Client

Acesso - Telas e funcionalidades do POS 4.0

Iniciando o POS (1° acesso) Clique duas vezes sobre o ícone de acesso do POS em sua área de trabalho: Informe a estação do POS. Atenção, se tiver apenas uma estação cadastrada ainda não vinculada e nenhuma maquina, o POS irá fazer o vinculo automático e irá pular esta etapa. Informe a empresa 1 2 Selecione a empresa 3 Informe seu login e senha 4

Menu Venda Modo PDV- Tela Inicial do POS 4.0 NFCE Menus de Navegação vendedor Cliente da venda Campo para bipar o produto Desconto/Acréscimos por item Tabela de preço Deposito para venda Selecionar item e clicar em cancelar, cancela o item da venda Após inserir os itens na venda clicar em pagamento para prosseguir Pesquisa de Produtos Itens inseridos filtrados na pesquisa

POS NFCE Rodapé do Menu Inicial - Vendas No rodapé do POS existem alguns ícones com diversas funcionalidades: Modo Online/ Offline Versão Usuário Logado Seleção de impressora Ativa/desativa Volume Notas em contingência Acesso Remoto Alternar para Modo SAT X NFCE

Menu Venda - Tela de pagamento do POS 4.0 Menus de Navegação Planos de pagamento Cliente da venda Informações de pagamento da venda Utilize o teclado do POS, ou as imagens de notas (dinheiro) ou utilize seu teclado do computador para informar o valor recebido do cliente. Cancelamento ou finalização da venda

Rotinas on Line Algumas funcionalidades funcionam somente on line (Ex: trocas, fechamento de caixa, recebimento de faturas etc..). E automaticamente ao aciona-las abre uma página de IE por trás do POS, muitas vezes despercebido pelo usuário. Esta página não deve ser fechada. Caso fechada indevidamente o sistema irá expirar a ação.

Menu NFCE – POS 4.0 PDV A seguir vamos conhecer todas as funcionalidade dos Menus do POS NFCe

Menu NFCE – Inutilização de Faixa de NFCE A inutilização serve para comunicar a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) da UF do emissor, os números de NFC-e que não serão utilizados em razão da ocorrência de quebra de sequência de numeração da NFC-e. O pedido de inutilização deve ser encaminhado até o décimo dia do mês subsequente à ocorrência do fato e somente será possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NFC-e (autorizada, cancelada ou denegada). Para gerar será necessário incluir a faixa de valores que serão inutilizados e uma justificativa de no mínimo 15 caracteres. 1

Menu NFCE – Listagem NFCE Através deste recurso será possível efetuar a busca de NFC-e de acordo com os filtros informados na tela de “Pesquisa de documentos”. 1

Menu NFCE – Seleção de Impressora Caso o usuário não queira utilizar a impressora NFC-e selecionada no cadastro de estações, poderá utilizar essa rotina para selecionar qual impressora será utilizada para imprimir os documentos quando a chave do Linx Microvix | POS estiver configurada para “NFC-e”. Mais informações sobre a chave vide tópico Visão Geral sobre o Linx Microvix | POS PAF-ECF 4.0.0.0 deste manual. 1

Menu Gerencial – Modo terminal O menu de vendas será apenas para lançamento de DAV e pré venda.

Menu Gerencial POS 4.0 - Modo PDV NFCE O menu gerencias, possui diversas funcionalidades gerenciais que podem ser liberadas para cada usuário conforme suas respectivas permissões de acesso.

Menu Gerencial – Abrir Gaveta Através deste comando, será possível a abertura da gaveta do caixa, além disso, somente usuários autorizados possuirão acesso a esse recurso. 1 Este recurso está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo POS, permissão “Abrir Gaveta”.

Menu Gerencial – Acessar Administração TEF 1 Através da administração do TEF, é possível realizar algumas funcionalidades, como testes de comunicação, reimpressão de comprovante, cancelamento de transação entre outras funcionalidades. Basta identificar o numero da necessidade ex: para reimprimir comprovante = 2, insira o numero 2 no campo digitável, em seguida ok. Desta forma o comprovante ou qualquer outra ação solicitada, será executada. Este recurso está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo POS, permissão “Administração do TEF”.

Menu Gerencial – Antecipação financeira Utilizado para a rotina de venda com antecipação financeira 1

Menu Gerencial – Comprovante para Fins de troca Através deste comando, será possível emitir um comprovante para fins de troca de alguma venda já realizada, desde que o mesmo seja um CF, somente usuários autorizados possuirão acesso a esse recurso. 1 Este recurso está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo POS, permissão “Imprimir comprovante para fins de troca pelo Menu Gerencial”.

Menu Gerencial – Conferencia de Caixas Através deste comando, será realizar a conferencia de caixa: 1

Menu Gerencial – Conferencia de Pacotes (Por Item) A conferência de pacotes permite controlar a entrega de mercadorias ao consumidor. Sendo assim, o sistema permite realizar a conferência de duas maneiras: por item e por venda. Conferência por Item: A conferência de pacote por item iniciada ao informar o número da ficha correspondente a venda. O sistema efetuará a leitura do código de barras do produto, ou seja, para cada código lido o saldo a entregar será atualizado. 1 A Conferência de Pacotes está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo Frente de Loja, permissão “Operador de Pacote”. 2 3

Menu Gerencial – Conferencia de Pacotes (Por Venda) A conferência de pacotes permite controlar a entrega de mercadorias ao consumidor. Sendo assim, o sistema permite realizar a conferência de duas maneiras: por item e por venda. Conferência por Venda: A conferência de pacote por venda possui apenas um efeito visual, ou seja, não serão utilizados dispositivos eletrônicos. Ao informar a ficha, o sistema listará as mercadorias da venda com suas respectivas quantidades e a conferência poderá ser realizada, observando se os itens físicos que estão em posse do usuário, são os mesmos que foram listados. 1 A Conferência de Pacotes está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo Frente de Loja, permissão “Operador de Pacote”. 2 3

Menu Gerencial – Consulta de Produtos Este Recurso permite que o usuário realize pesquisa de produtos através dos filtros disponíveis permitindo a visualização do preço 1 Este recurso está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo POS, permissão “Pesquisa Produtos”.

Menu Gerencial – Devolução de Venda Este Recurso permite que o usuário realize a devolução de alguma venda. 1 3 2 4

Menu Gerencial – Enviar logs do POS Através deste recurso é possível enviar para equipe Linx Microvix, arquivos com informações referentes ao funcionamento do sistema e do ECF. O arquivo ficará armazenado localmente e será transmitido automaticamente para o banco de dados do servidor, a análise das informações possui a finalidade de corrigir e evitar falhas. 1

Menu Gerencial – Faturamento Pgto c/ Cartão Utilizado para passar o cartão no TEF quando a venda foi lançada através de emissão de nota fiscal pelo ERP Microvix. 1

Menu Gerencial – Faturamento de Pedido Utilizado para passar o cartão no TEF quando a venda foi lançada através de emissão de nota fiscal pelo ERP Microvix. 1

Menu Gerencial – Fechamento de Caixa Esta rotina permite que todas as operações registradas sejam lançadas no fechamento de caixa, realizado ao fim do expediente pelo usuário. Para realizar o fechamento, deverão ser somados todos os valores contidos no caixa: Cheque, Moedas, Dinheiro em Papel, Sangrias, Suprimentos, Comprovantes de Cartão e associá-los aos campos correspondentes:

Menu Gerencial – Lista de Presente Este Recurso permite que o usuário Acesse as listas de presentes disponíveis, podendo selecionar itens para venda. 1 2

Menu Gerencial – Permissões de Usuários: Nesta opção serão listados todos os usuários do sistema, para que sejam gerenciadas as permissões às diversas rotinas, conforme as imagens: 1 2 3 Este recurso está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão for Supervisor (Empresa > Segurança > Configurar Usuários – “Supervisor”).

Menu Gerencial – Preferências Nesta opção será possível optar por um novo tema para o POS, após a alteração é necessário reabrir o POS novamente, e aceitar a nova sincronização. 1 2

Menu Gerencial – Recebimento de Faturas Esta rotina permite ao usuário caixa receber as faturas lançadas do tipo “crediário” dos clientes. Para iniciar o procedimento, o número da fatura deverá ser informado ou pesquisado através do recurso de “lupa”. 1 2 3 4 5 7 6

Menu Gerencial – Reimpressão de Carnês 1

Menu Gerencial – Relatórios Através desta funcionalidade o usuário tem acesso aos relatórios de vendas não sincronizadas, e Suprimentos/Sangrias. Vendas Não Sincronizadas: ao gerar este relatório, serão listadas as vendas realizadas em modo off-line para acompanhamento. No entanto, ao estabelecer a conexão novamente, o sistema sincronizará automaticamente os registros Listagem Sangria/Suprimento: ao gerar este relatório, serão listadas todas as sangrias (retirada de dinheiro do caixa), ou suprimentos (entrada de dinheiro no caixa) executados no sistema. 1

Menu Gerencial – Resolução de Inconsistências Identifica a inconsistência na venda, para que possa ser corrigido e enviado a nota novamente. 1

Menu Gerencial – Sangria Esse recurso permite lançar a retirada de dinheiro do caixa, para tanto é necessário informar o valor, uma observação e um histórico (motivo). O valor será automaticamente lançado no fechamento do caixa. 1 Este recurso está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo POS, permissão “Sangria”. 2 3

Menu Gerencial – Senha Certificado Digital Neste Menu pode ser armazenado a senha do certificado Digital 1

Menu Gerencial – Sincronização de Dados Ao efetuar o login no Linx Microvix | POS é realizada a sincronização de dados com o Linx Microvix | ERP, porém, caso necessário, para que as informações fiquem prontamente disponíveis ela pode ser realizada manualmente através do botão “Sincronização de Dados (Online)”, e também para sincronizações de atualizações de possíveis configurações realizadas no ERP, para que tenham impacto no POS (EX: uma liberação de permissão de usuário ou parâmetro Global) 1 É possível configurar para que a sincronização no momento do login seja total (sincronização de todas as informações), ou parcial (informações atualizadas somente sobre usuários do sistema e parâmetros gerais), para tanto acesse: Empresa > Parâmetros Globais > POS, parâmetro “Sincronizar Dados Completos ao Iniciar”. 2 3

Menu Gerencial – Sobre Esta funcionalidade, traz informações importantes, como o numero do portal, empresa, modo do POS (PAF/NFCE ou SAT) e o ID da versão do POS instalada na maquina. São informações de suma importância, para o consultor ou o suporte iniciar qualquer atendimento na loja. 1 2

Menu Gerencial – Suprimento Esse recurso permite lançar a entrada de dinheiro do caixa, para tanto é necessário informar o valor, uma observação e um histórico (motivo). O valor será automaticamente lançado no fechamento do caixa. 1 Este recurso está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão para acesso. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuários e definir as devidas permissões, acessando: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar os usuários habilitados, grupo Faturamento, subgrupo POS, permissão “Suprimento”. 2 3

Menu Gerencial – Vale compras - Trocas Esta rotina permitirá ao usuário realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. 1 2

Menu Gerencial – Vendas em Aberto O recurso de “Vendas em Aberto” permite ao usuário listar todas as pré-vendas ou DAVs não finalizadas no sistema. 1 2

Menu NFCE/SAT ERP Microvix ERP

Menu NFCE ERP Microvix Ao acessar o Menu NFCE encontramos as seguintes opções:

Menu NFCE - Informações

Menu NFCE – NFC-e/SAT

Menu NFCE – NFC-e/SAT Ao lado de cada nota autorizada, será apresentada as opções abaixo:

Menu NFCE – Gerencial Mid Ao clicar nesta opção abre uma página de internet para acessar o Portal Mid-e o qual o cliente irá logar com o usuário mid: “.portal”

Demonstração Prática Pré Venda/DAV e venda direta

Erros Comuns por Configurações Incorretas POS 4.0

Error 1001 No Slide 5 Orienta que é obrigatório a utilização do Framework 4.5 E se já estiver com o 4.5? Desinstale todo Mid-e, renomeie a pasta do Mid-e dentro da pasta Linx Sistemas, e instale novamente.

Cadastro de estação Ao cadastrar uma estação, no campo tipo de emissão não aparece as opções de Nfce e SAT, mas aparece logo abaixo para configurar. Motivo: Acesso restrito> POS> Utiliza Mid, não foi marcado.

Utiliza Mid Ao acessar acesso Restrito> POS> o parâmetro “Utiliza Mid-e” não aparece. Motivo: O módulo não foi ativado comercialmente.

Rejeição de CFOP Não permitida para CST Indica que a configuração tributária do item está errada. Na operação a venda esta sendo realizada com uma combinação ce CST e CFOP não compatível. Um erro muito comum é quando o protudo tem ST (cst 0.60) com a CFOP 5.403 que não é uma operação permitida no POS. Neste caso alterando a CFOP para a correta autoriza a venda, que seria a 5.405.

Rejeição de NCM Inválido. Acessar suprimentos> Estoque> Produtos > dentro do cadastro do produto corrigir o campo “NCM”

Erro - Falta de parametrização de Inutilização. Antes de iniciar o faturamento no NFCe é necessário realizar todas as parametrizações indicadas neste treinamento.

Ambiente de Homologação. Para instalação do NFCE, não é necessário testar o ambiente de homologação. Pode ser implantado diretamente o módulo de produção. No entanto, se aparecer esta mensagem indica que seu POS está em modo de homologação, se atente se realmente irá realizar estes testes.

Relacionados a Erro de configuração tributária Nos Slides: XX informam como realizar a configuração tributária correta.

O POS não busca informações atualizadas no ERP: Exemplo: Você se deparou com um erro citado no slide anterior. Mudou as configurações necessárias. O Erro persiste. Solução: Toda atualização feita no ERP, deve ser fechado o POS, aberto novamente e sincronizado mais uma vez manualmente. Para garantir que a sincronização foi realizada. Lembrando também que a principal configuração de IE precisa estar realizada:

Erro no Token Significa que o token que está sendo cadastrado não foi cadastrado no Mide

Erro Relacionado ao CEP Cep do endereço do cliente cadastrado errado no Mid-e

Erro Inscrição Estadual Verificar a inscrição estadual da empresa no ERP e o que está cadastrado no MIDe portal Ambas devem estar de acordo com o que está no Sintegra.

Notas autorizadas em Contingência. Sempre que uma nota é autorizada em contingência, indica que no momento da autorização o Microvix ERP não consegue o retorno imediato do sefaz, por medidas de segurança para não parar o faturamento, o sistema autoriza a nota em contingencia para que a venda possa ser realizada. No entanto, pode acontecer do sefaz encontrar alguma validação errada, e não autorizar a nota. Quando isso acontece o sefaz retorna com a rejeição, é necessário analisar a mensagem de rejeição, realizar a correção e repetir o envio da nota.

Agradecemos sua participação! Para maiores informações sobre treinamentos, acesse: www.educar.linx.com.br