FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Marxismo e o Estado Aleandra Santana Aline Souza Anaílton Argôlo Lorraine Smarçaro Mônica de Almeida.
Advertisements

Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
CIÊNCIA POLÍTICA PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes AULA 4 A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Algumas ideias hegelianas Em especial sobre a filosofia do direito, criticada pelo jovem Marx.
Sobre os Direitos Humanos Reflexões introdutórias.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
ILUMINISMO.
O que é Capitalismo e Socialismo:
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
MPPGAV Estado e Políticas Públicas ESTADO E MARXISMO.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
A Europa dos séculos XVII e XVIII
Disciplina: Sociologia Jurídica
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Filosofia & Ética Humanista
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Montesquieu o pensamento político moderno
Filosofia & Ética Humanista
Jean-Jacques Rousseau
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Século XIX.
Século XIX.
Karl Marx e a História da Exploração
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
MARX – ÓPIO, IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO Marx nunca estudou a fundo a religião, e esta só foi objeto de suas reflexões em virtude da religião fazer parte da.
Filosofia da Educação Brasileira
Século XIX.
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS Maria Lúcia Barroco.
Doutrinas sociais do século XIX
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
Arcadismo Contexto Histórico.
DIALÉTICA Filosofia Antiga Filosofia Moderna Platão Aristóteles KantHegelMarx e Engels Heráclito Idealismo clássico alemão 530 a 428 a.C
Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos
Século XIX.
Século XIX.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Karl Marx (1818 – 1883).
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Doutrinas Sociais no século XIX
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
John Locke – Inaugura-se o liberalismo Teoria política e ética/Disciplina: Filosofia Profª. Leila Rosa 2019.
CIDADANIA Cidadania Antiga Cidadania Moderna
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Algumas ideias hegelianas
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA PROF. GABRIEL D’AVILA

O PACTO SEGUNDO KANT KANT ADOTOU O CONTRATO SOCIAL COMO HIPÓTESE PARA EXPLICAR A ORIGEM E OS OBJETIVOS DO PODER POLÍTICO PROCUROU ENTENDER NÃO A GÊNESE DO ESTADO, MAS INDICOU O COMO ELE DEVERIA SER SUA CONCEPÇÃO DO CONTRATO SOCIAL SE APROXIMA A DE LOCKE E MONTESQUIEU DEVERIA O ESTADO GARANTIR AS LIBERDADES INDIVIDUAIS POR MEIO DE LEIS CIVIS DETERMINAVA TRÊS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DOS INDIVÍDUOS NO ESTADO VIVER HONESTAMENTE NÃO COMETER INJUSTIÇAS CONTRA NINGUÉM RECEBER O QUE LHE CABE COMO DIREITO ENTENDIA QUE A CONDIÇÃO DOS ESTADOS ERA IGUAL A DO ESTADO DE NATUREZA PORTANTO, ERA NECESSÁRIO A CRIAÇÃO DE UMA ORDEM INTERNACIONAL COSMOPOLITISMO CIDADÃO DO MUNDO INTEGRAÇÃO UNIVERSAL

ESTADO SOBERANO HEGEL CRITICAVA O LIBERALISMO, POIS ENTENDIA QUE FAVORECIA O INDIVIDUALISMO CONFLITO ENTRE INTERESSES PARTICULARES E PÚBLICOS ENTENDIA QUE A VERDADEIRA LIBERDADE ERA ALCANÇADA SOMENTE NO ESTADO ULTRAPASSAVA OS INTERESSES PARTICULARES A RAZÃO HUMANA TOMAVA, ASSIM, AUTOCONSCIÊNCIA O INDIVÍDUO PASSAVA A SE ENTENDER COMO PARTE DE UM ORGANISMO POLÍTICO E ÉTICO A LIBERDADE NÃO ERA A SATISFAÇÃO DE DESEJOS PARTICULARES E EGOÍSTAS MAS A GARANTIA DA ORDEM, PAZ, MORALIDADE PARA ELE A SOBERANIA DEVERIA SER DO ESTADO, NÃO DO POVO OU GOVERNANTE O ESTADO DEVIA MEDIAR AS CONTRADIÇÕES ENTRE INTERESSES PARTICULARES E NORMAS UNIVERSAIS POR MEIO DO DIREITO (LEIS) GARANTIR OS DIREITOS INDIVIDUAIS MAS CONSIDERAR QUE OS INDIVIDUOS FAZEM PARTE DE UM TODO RACIONAL

ESTADO SOBERANO DIALÉTICA SEGUNDO HEGEL TESE-ANTÍTESE-SÍNTESE CONSIDERAVA O ESTADO A MAIOR REALIZAÇÃO DA HISTÓRIA O “ESPÍRITO” (CONSCIÊNCIA) SUPERAVA AS FORÇAS PRIMITIVAS E AFIRMAVA-SE COMO CULTURA (CIVILIZAÇÃO) POR MEIO DE SUAS INSTITUIÇÕES (ARTÍSTICAS, RELIGIOSAS, FILOSÓFICAS, SOCIAIS, POLÍTICAS) DEFENDIA A MONARQUIA CONSTITUCIONAL SENDO O PODER REPRESENTADO PELA CONSTITUIÇÃO E PELO MONARCA E ERA CONTRA A SOBERANIA POPULAR PARA ELE O VERDADEIRO POVO BUSCAVA O PROGRESSO DA RAZÃO (ESPÍRITO), SUPERANDO O INDIVIDUALISMO

LUTA DE CLASSES, IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO SOCIALISMO CIENTÍFICO (MARXISMO) COMPREENSÃO DAS BASES MATERIAIS DAS SOCIEDADES MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO MODOS DE PRODUÇÃO, LUTA DE CLASSES, MAIS-VALIA, ALIENAÇÃO MARX E ENGELS RESSALTARAM QUE AS IDEIAS MORAIS, CIENTÍFICAS, RELIGIOSAS E POLÍTICAS ALIENAVAM A SOCIEDADE IDEOLOGIA IDEIAS LEGITIMADORAS DE UMA ORDEM SOCIAL FAVORÁVEL A CLASSE DOMINANTE APRESENTAM-SE COMO NATURAIS E UNIVERSAIS REVOLUÇÃO SOCIAL CAPITALISMO->SOCIALISMO->COMUNISMO FIM DAS CLASSES SOCIAIS E ABOLIÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA

CIDADANIA EM HANNAH ARENDT ARENDT FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A ORIGEM DOS TOTALITARISMOS PREOCUPA-SE EM PENSAR A LIBERDADE COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA, ALGO AUSENTE NESSES REGIMES PROCESSO DE DESPOLITIZAÇÃO DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS COMPREENSÃO DA CONDIÇÃO HUMANA LABOR: ATIVIDADES QUE ATENDEM ÀS NECESSIDADES DE SOBREVIVÊNCIA TRABALHO: PRODUÇÃO DE BENS; BUSCA DE MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA AÇÃO: RELAÇÕES ENTRE PESSOAS, ATUAÇÃO POLÍTICA RECORRE A ANTIGUIDADE GREGA PARA EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA DA AÇÃO, OU SEJA, A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS CIDADÃOS POR MEIO DA RAZÃO E NÃO DA VIOLÊNCIA A REFLEXÃO DE ARENDT POSSIBILITA PENSAR QUE A CIDADANIA É O EXERCÍCIO DA LIBERDADE, NÃO SENDO SOMENTE UM MERO INSTRUMENTO DE LEGITIMAÇÃO DOS GOVERNOS PELO VOTO