Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.

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Transcrição da apresentação:

Access 2010 Microsoft

Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita ao utilizador o armazenamento, organização e gestão de dados de uma forma simples e direta.

Tela do Access  Antes de você começar a criar um banco de dados no Microsoft Access 2010, vamos conhecer um pouco da interfaçe desse programa e o ambiente de trabalho de tão poderosa ferramenta.

Ao cliquar sobre o atalho Microsoft Office Access 2010 a partir do menu Iniciar, a tela de início do Microsoft Access 2010 será exibida como mostra a figura abaixo.

Para começar a trabalhar com o Access, selecione uma das opções:  Modelos Disponíveis - Selecione Banco de dados em branco para criar um banco de dados vazio ao qual você pode adicionar tabelas, formulários, relatórios e outros objetos.  Modelos de exemplo – Para visualizar modelos de banco de dados existentes no seu computador.  Abrir - Para abrir algum arquivo recentemente utilizado.  Modelos do Office.com - Utilize essa seção para Buscar modelos de bancos no site da Microsoft. Uma conexão à Internet se faz necessária.

Execute os seguintes passos para começar a criar um novo arquivo de banco de dados. 1. Selecione Modelos Disponíveis / Banco de Dados em branco

2. Escolha o nome e o local do seu arquivo

Objetos do Banco de Dados  Os objetos de banco de dados são os elementos fundamentais de um banco de dados do Access. O Access 2010 tem sete tipos de objetos em cada banco de dados que são: Tabelas, Consultas, Formulários, Relatórios, Páginas, Macros e Módulos e cada um deles é usado com uma determinada finalidade. Você pode usar alguns desses objetos ou todos eles, dependendo das necessidades do seu banco de dados.

Objeto do banco de dadosObjetivo TabelasArmazenar e exibir dados. É a base de qualquer sistema. ConsultasRecuperar ou executar uma ação com dados especificados. FormuláriosExibir os dados em um layout personalizado para visualização, inserção ou edição de dados. RelatóriosOrganizar os dados em um formato impresso. Pode incluir resultados de consultas, totais e subtotais, possibilitando ainda o agrupamento dos dados. PáginasPermitir que você torne os dados disponíveis na Internet ou em uma Intranet para emissão interativa de relatórios, entrada de dados ou análise de dados. MacrosAutomatizar ações repetitivas para executar tarefas especificadas MódulosProgramas escritos usando o Visual Basic que ampliam a funcionalidade do Access.

Interfaçe Access 2010

Tabelas  O Access 2010 oferece duas maneiras de criar uma tabela. Você pode criar uma tabela inserindo dados diretamente ou no modo Design, onde você terá controle completo sobre os campos e propriedades da tabela.  Para criar uma tabela, execute os seguintes passos.  1. Com a janela do banco de dados aberta, certifique-se de estar na guia Criar > grupo Tabelas

2. Clique sobre Design da Tabela. Podendo criar várias tabelas ao mesmo tempo, cada separada por guias.

Design da Tabela  Para criar o design (estrutura) de uma tabela personalizada é necessário fornecer alguns dados para que o Access consiga armazenar os dados de uma forma correta e simples. No modo design de Tabela, você pode criar uma tabela inteira do nada, ou adicionar, excluir ou personalizar os campos de uma tabela existente. Basicamente é necessário informar: Nome do campo, Tipo de Dados, Descrição e Propriedades.  Nome do campo  Utilizado para identificar o campo (ou informação). Pode ser formado por até 64 caracteres, incluindo espaços.  Tipo de Dados  Quando você criar uma tabela, existe a necessidade de informar ao Access qual o tipo de informação será armazenada em cada campo, para isso você deve classificar os campos de acordo com os tipos disponíveis no Access.

 Tipo de dado Dados armazenados  Texto Caracteres alfanuméricos (até 255).  Memorando Caracteres alfanuméricos (até ).  Número Valores numéricos  Data/hora Data e hora em vários formatos.  Moeda Valores numéricos formatados como moeda  Numeração Automática Cria uma sequência numérica para identificação do registro.

 Sim/Não Valores lógicos Sim/Não, Verdadeiro/Falso, Certo/Errado  Objeto OLE Som, vídeo e figuras importadas de outros aplicativos  Hyperlink Vincula a um recurso da Internet (site, , URL)  Anexo Você pode anexar imagens, arquivos de planilha, documentos, gráficos e outros tipos de arquivo compatíveis ao registros do banco de dados, da mesma maneira que anexaria arquivos a um .  Calculado Você pode colocar uma expressão para realizar um calculo.  Assistente de pesquisa Localiza os dados de outra tabela ou permite inserir um conjunto de informações pré-definidas