Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
Advertisements

PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
Pontos de Atendimento BB Amazônia Vice-Presidência de Varejo e Distribuição Diretoria de Distribuição e de Canais Varejo Brasília - 01/07/08.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
O USO DAS LINHAS DE CRÉDITO DO PRONAF ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES DOS MUNICÍPIOS DO “CIRCUITO DAS FRUTAS” /SP E “ENTRE SERRAS E ÁGUAS” /SP UNIARA – CENTRO.
2 Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Tem hoje cerca de 70.
II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
BNB Política de Atendimento ao Setor Rural Fortaleza, 04 de novembro de 2014.
08 de Agosto de 2016 Seguro Agrícola no Brasil Uma visão estratégica de sua importância para a economia brasileira (Estudo Realizado em Julho de 2012)
REVISÃO RÁPIDA E INTEGRADA DA GESTÃO DE RISCOS AGROPECUÁRIOS NO BRASIL Caminhos para uma visão integrada.
Funcionando como um mercado único com 28 países, a UE é uma importante potência comercial a nível mundial. A política económica europeia apoia o crescimento.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Balanço Porto Alegre/RS, 28 de agosto de 2017.
Uma Plataforma para o brasil
Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços
Economia Brasileira. Economia Brasileira Boletim Focus do BACEN 26 DE DEZEMBRO Indicadores dos agentes de mercado coletados pelo Banco Central do Brasil.
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
Reunião de instalação – CT9
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL
Sustentabilidade: imprescindível para exportar e crescer
Cooperativa: uma plataforma para o Brasil
Orçamento Plurianual da União Europeia
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Agricultura Prof. Cisso.
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Planos de Saúde Acessíveis
Painel II: Política de Comércio Exterior e Promoção das Exportações Rio de Janeiro, 23 de novembro Tatiana Rosito Secretária-Executiva da Câmara de Comércio.
Inovação e alimento saudável Visão Acadêmica e da Legislação
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
AGRICULTURA FAMILIAR Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo, como mão de obra essencialmente,
REGIÃO SUDESTE.
SOBRE NÓS. SOBRE NÓS Um ano extraordinário para a Humanidade e para o Planeta! Chamado à Ação 2015 Um ano extraordinário para a Humanidade e para.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Desenvolvimento Rural
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Projeção da Fruticultura Para os Próximos 10 Anos
Participação do Agronegócio
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
Fonte Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Terceiro trimestre de 2017 (julho a setembro).
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
O conceito básico da Agenda 21
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
Agricultura nos anos 1990.
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento em sistemas
X Eneoeste Disciplina Ministrada nos cursos de Ciências Econômicas
Agenda da reunião Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos Antecedentes Delineamento do Estudo Metodologia Necessidades Produtos.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO PARANÁ Áreas de atuação
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
Medidas apontadas pelo Relatório Brundtland
Em parceria com:.
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
CREDIBAHIA Seminário Microcrédito na Bahia: Ações e Perspectivas.
PROJETO EMPREENDEDORAS DA MODA
Por que reportar ao Pacto?
Transcrição da apresentação:

Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento COOPERATIVISMO “uma agenda para o futuro” Juarez Távora de Freitas Júnior Coordenador da Seção Nacional da RECM Presidência Pro-Tempore Brasil 2017 Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento

Compromisso do MAPA com a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável Em 2012 o Brasil foi anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Na ocasião foi gerado o documento “O futuro que queremos”, com forte participação do setor agropecuário. No contexto a criação de objetivos, com metas até 2030, para transformação sustentável do nosso Mundo”.

Compromisso do MAPA com a agenda 2030 de desenvolvimento sustentável Em 25/9/2015 as lideranças mundiais aprovaram a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável: constituída de 17 Objetivos e 169 Metas. Pela natureza de integração a agricultura dialoga com todos os ODS. Mais fortemente com o ODS 2 que visa “Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”.

O Mundo em Rápida Mudança

pessoas no mundo são associadas a cooperativa Cooperativismo no mundo 1 a cada 7 pessoas no mundo são associadas a cooperativa 250 milhões de empregos 100 Países 1bilhão de pessoas 2,6 milhões de cooperativas 9ª economia do mundo Se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem um país, seriam a

Cooperativismo no Brasil 12,7 milhões de associados 360 mil empregos formais 6,6 mil cooperativas 51 milhões de pessoas vivem do cooperativismo 48% da produção de alimentos As cooperativas respondem por 50% do setor agropecuário As cooperativas respondem por

Cooperativismo no Paraná 1,2 milhões associados 85 mil empregos formais 221 cooperativas 40% da produção de alimentos do Brasil As cooperativas do Paraná respondem por 100 Países As cooperativas do Paraná Exportam para mais de 69 Cooperativas Agropecuárias

Política Governamental Fortalecer o cooperativismo e o associativismo rural visando à melhoria da qualidade de vida, a organização e sustentabilidade da base produtiva, a geração de trabalho, emprego e renda, a inclusão social e a redução das desigualdades regionais.

Alimentar 9 bilhões de pessoas Combater o desmatamento Desafios para o futuro Alimentar 9 bilhões de pessoas de forma sustentável Combater o desmatamento Sustentabilidade Produtividade Uso racional do solo Energia sustentável Geração Renovável

Incentivo ao Cooperativismo Crédito, Organização, Informação Educação Fixação no Campo Desafios para o futuro familiar Sucessão Sucessão no Campo Incentivo ao Cooperativismo Crédito, Organização, Informação Tecnologia Máquinas e implementos

pesquisa e desenvolvimento Financiamento Acesso ao crédito Desafios para o futuro Logística Infraestrutura Novos Mercados P&D pesquisa e desenvolvimento Fitossanitário Qualidade na Produção E-commerce Plataforma Digital de Negócios

Evolução Recente da Agricultura Brasileira Produtos Produção Exportação Participação Açúcar 1º 47% Café 28% Suco de Laranja 46% Soja Grão 2º 38% Carne Bovina 3º 14% Carne de Frango 42% Milho 20% Farelo de Soja 4º 23% Óleo de Soja 13% Carne Suína 9% Algodão 5º 11%

Participação do Agronegócio na Economia Brasileira

Consumo Interno & Exportações no Brasil Fonte: USDA, 2015/16 e AgroStat a partir dos dados da Secex/MDIC. Elaboração: SRI/MAPA. Dados extraídos em Junho/2016. Sujeitos a alteração.

Maiores Exportadores Agrícolas Mundiais - 2015 Fonte: USDA, 2015/16; Trademap/CCI, 2015. Elaboração: SRI/MAPA. Dados extraídos em Junho/2016. Sujeitos a alteração.

O Mundo em Rápida Mudança Assimetrias no crescimento populacional e na produção de alimentos Crescimento Populacional Esperado por Região 2010 - 2050 Fonte: UN data from Global Harvest Initiative GAP Report (2011). Fonte: Oxford Martin Commission for Future Generations

Grandes Desafios à Frente

Grandes Desafios à Frente

- Principais Eixos de Atuação - Aliança para Inovação Agropecuária - Principais Eixos de Atuação - Formulação estratégica para uuma agenda de interesse comum Compartilhar estruturas e competências, reduzir redundâncias Fortalecer parcerias público-privadas em pesquisa e inovação Substituir a lógica de projetos isolados pela lógica de portfólios Incorporar novos mecanismos de financiamento para inovação Fortalecer a cooperação institucional no âmbito internacional Fomentar o empreendedorismo e a inovação

Agricultura Brasileira

O Futuro da Agricultura

O Futuro da Agricultura Urbanização 2 de cada 10 pessoas viviam em áreas urbanas 4 de cada 10 pessoas viviam em áreas urbanas 5 de cada 10 pessoas viviam em áreas urbanas 6 de cada 10 pessoas viverão em áreas urbanas 7 de cada 10 pessoas viverão em áreas urbanas Fonte: http://www.wearethepractitioners.com/library/the-practitioner/2014/07/01/urbanization

Reflexão

Juarez Távora de Freitas Júnior Obrigado pela atenção! Juarez Távora de Freitas Júnior Departamento de Integração e Mobilidade Social - DIMS/SMC Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento juarez.tavora@agricultura.gov.br