“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Advertisements

CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
DINÂMICA.
FORÇAS. FORÇAS Nem é montagem! 1ª Lei de Newton.
FÍSICA 12. Dinâmica.
Dinâmica Dinâmica - Pesquisa e estuda as causas que produzem e modificam os movimentos. Na Dinâmica aparece uma série de conceitos bastante intuitivos.
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
Trabalho e Energia Mecânica Professor Fabiano. Trabalho Conceito Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega.
Força constante Trabalho de uma força constante  F = F.  S. cos  FORÇA APLICADA DESLOCAMENTO ÂNGULO ENTRE A FORÇA E O DESLOCAMENTO.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
LIVRO 2 - CAPÍTULO 2 LEIS DE NEWTON. 1ª LEI DE NEWTON: LEI DA INERCIA.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
Metodologia nas aulas teóricas
Fundamentos de Mecânica
Física Primeiro Ano.
Isaac Newton Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo.
Física Lorena e Paulo.
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
Circuitos elétricos a (aula 2) INTRODUÇÃO AS GRANDEZAS ELÉTRICAS
UNIDADE: 2 Cap. 9 – Trabalho e Potência
Laboratório na semana que vem!
Ciências da Natureza e suas
Trabalho mecânico Quando uma força resultante causa o deslocamento de um corpo.
Método do Trabalho Virtual
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Estudando para o ENEM de forma Invertida
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Próxima aula será laboratório!
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
Prova.
Corpos Rígidos: Corpos formados por partículas que mantêm as suas posições relativas durante o movimento. Nos movimentos de translação destes corpos todas.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
ENERGIA E TRABALHO Página 341.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Força de atrito Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Física 1 Energia Cinética e Trabalho Prof. Alexandre W. Arins
Lei de Hooke ! Em 1660 o físico inglês R. Hooke observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma.
Professora Paula Melo Silva
Física 1º Bimestre Conservação de Energia Trabalho de uma Força
Dinâmica e Estática da Partícula
Professora Paula Melo Silva
Modelagem Matemática na Física
TRABALHO E CALOR.
CTSA - PET.
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
ENERGIA Energia está relacionada com a possibilidade de alterar as propriedades de um sistema. Energia relaciona-se com a capacidade que um sistema tem.
Trabalho e Energia FORÇA
Ciências da Natureza e suas
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
Forças conservativas e não conservativas
Estática dos Sólidos e dos fluidos PROF.: EVALDO RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR.
Profª Jusciane da Costa e Silva
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
ENERGIA Energia está relacionada com a possibilidade de alterar as propriedades de um sistema. Energia relaciona-se com a capacidade que um sistema tem.
Os fundamentos da Física
DINÂMICA Roneles de Santana. DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda os movimentos relacionados com as forças que atuam nos corpos. A força de atração.
Transcrição da apresentação:

“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes” Isaac Newton (1642-1727) “Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”

2. Campo( Interação à distância) Força Ente Físico capaz de mover, parar, variar a velocidade ou deformar um corpo. .Tipos de Força 1. Contato 2. Campo( Interação à distância)

. Leis de Newton (Princípios da Dinâmica) .1ª Lei (Princípio da Inércia) Um corpo não pode alterar o seu estado de repouso ou de M.R.U, a não ser que forças atuem sobre ele. Repouso M.R.U Eq. Dinâmico Eq. Estático

Obs: A massa de um corpo é a medida da sua Inércia.

.2ª Lei (Lei Fundamental) Sempre que a resultante das forças que atuam em um corpo for diferente de zero(FR≠0),ela produzirá uma aceleração que é proporcional a esta resultante. Unidades No SI => Newton(N) No CGS => dina(dyn)

.3ª Lei (Lei da Ação e Reação) À toda ação existe uma reação de mesma direção, mesma intensidade,porém, de sentidos opostos. Obs1: Ação e reação são simultâneas. Obs2: O par ação e reação nunca se anulam(equilibram ou compensam), pois atuam em corpos diferentes.

.Força gravitacional ou força peso(P). Campo gravitacional (Área de atuação de forças gravitacionais) m .Força Gravitacional . Direção: Vertical. . Sentido: Para o centro do planeta. Centro da Terra . Intensidade: M Obs: O que gera o campo gravitacional e sempre a massa dos corpos.

. Superfície de contato . Exemplos: . No plano horizontal. Centro da Obs: . Superfície de contato . Exemplos: Centro da Terra . No plano horizontal.

.Cálculo de Resultantes . 1°Caso: As forças têm a mesma direção e o mesmo sentido. . 2°Caso: As forças têm a mesma direção e sentidos opostos. . 3°Caso: As forças são perpendiculares entre si. Regra do paralelogramo.

. 4°Caso: As forças concorrentes que formam entre si um ângulo θ. .Regra do Paralelogramo.

. Força de Tração(T): Corresponde a força trocada entre um fio e um corpo, e sua ação é sempre no sentido de o fio puxar o corpo. . Exemplos: . Força Elástica(Fel): A força elástica é diretamente proporcional a deformação sofrida pelo material(Lei de Hooke).

. Onde: K => Constante elástica do meio elástico. x => Deformação provocada no meio elástico. . Análise Gráfica Fel Fel x x

.Forças de Atrito(fat): São forças que surgem durante o contato dos corpos e que se opõem ao movimento ou a tendência de movimento relativo entre os corpos. .A força de atrito é proporcional à reação normal. . Rugosidades ou asperezas das superfícies em contato. N => Força Normal. μ => Coeficiente de atrito.

μE => Coeficiente de atrito estático. Tipos de Atrito. 1. Atrito Estático(fatE): Atua no corpo quando o mesmo encontra-se em repouso, é uma força variável cujo máximo valor chamamos de atrito destaque. μE => Coeficiente de atrito estático. 2. Atrito Dinâmico(fatD): Atua no corpo quando o mesmo encontra-se em movimento, é considerado constante para baixas velocidades. μD => Coeficiente de atrito dinâmico. . Obs:

O atrito é muitas vezes indispensável O atrito é muitas vezes indispensável. Sem ele não poderíamos caminhar, por exemplo. Nota1: O coeficiente de atrito depende da natureza dos materiais e do acabamento das superfícies em contato. Nota2: A força de atrito não depende da área de contato.

Transição do atrito estático para o dinâmico. . Obs: Iminência de movimento. Movimento Repouso Repouso .Análise Gráfica Transição do atrito estático para o dinâmico. F Fat

Trabalho de uma Força Constante. Está relacionado a uma transferência de energia efetivada pela presença de uma força. F d  Θ=> ângulo formado entre a força e o deslocamento. Casos Particulares. 1° caso: θ= 0 °

2° caso: θ=180 ° A força de atrito dissipa(transforma) a energia mecânica em outros formas de energia, que não sejam, nem energia potencial e nem energia cinética. O trabalho do atrito é sempre negativo. 3° caso: θ= 90 °

Nota: Força Centrípeta. Notas: Se a força favorecer o movimento, o trabalho é positivo(trabalho motor). Se a força atrapalha o movimento, o trabalho é negativo(trabalho resistente). Se a força é perpendicular ao movimento, o trabalho é nulo. Nota: Força Centrípeta. V acp O trabalho da força centrípeta é sempre nulo.

Trabalho da Força Peso. 1° caso: De baixo para cima => θ= 180 ° 2° caso: De cima para baixo. => θ= 0 ° P h

Nota1: Força Conservativa é aquela que realiza um trabalho nulo em uma trajetória fechada. Ex: Força Peso, Força elástica e Força elétrica. Nota2: Força dissipativa é aquela que realiza um trabalho não-nulo em uma trajetória fechada. Ex: Força de atrito. Nota3: O trabalho realizado por uma força conservativa não depende da trajetória.

Trabalho da Força Elástica. .Diagrama Força X Deslocamento A= F d Trabalho da Força Elástica. x Fel

Potência. É a rapidez com que se realiza um trabalho. Unidade no SIWatt(W) Nota: F d

Potência. .Unidade no SIWatt(W)=Joule/segundo Quilowatt (kW) = 103 W; Megawatt (MW)= 106 W; Gigawatt (GW) = 109 W; cv(cavalo-vapor): 1 cv=735,5 w HP(horse power): 1 HP=745,7 w Observação:

Rendimento(η)É a razão entre a potência útil e a potência total. Nota:O rendimento é uma grandeza adimensional. Ptotal Pútil Pdissipada Ptotal = Pútil + Pdissipada

Energia 1. Energia CinéticaA energia cinética é uma grandeza relativa, pois é função da velocidade, que depende do referencial. Assim, uma partícula pode ter, ao mesmo tempo, energia cinética nula para um referencial e não-nula para outro. v 2.Energia potencial GravitacionalA energia potencial gravitacional é uma espécie de energia capaz de existir em estado de reserva. Ela é associada a um corpo devido à posição que ele ocupa em relação a um nível de referencia.

m h EP = m.g.h Nível de referência 3.Energia potencial elástica é a forma de energia que se encontra armazenada em um corpo elástico deformado,como, numa mola comprimida ou distendida,ou numa tira de borracha esticada.

4.Energia mecânicaDenomina-se energia mecânica de um corpo a soma das energias potencial e cinética, isto é: Nota: Num sistema conservativo, a energia mecânica permanece constante qualquer que seja a transformação do sistema m =2 kg e g=10m/s2 (EP=100J ;EC=0) 5m 4m 2m A B C D (EP=80J ;EC=20J) (EP=40J ;EC=60J ) (EP=0 ;EC=100J )