Análise de texto Prof. rógi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Advertisements

IPE-Saúde. CREDENCIAMENTO PJ O Processo de credenciamento de serviços médicos na modalidade Pessoa Jurídica, teve origem na Presidência do IPERGS, foi.
Como começou... No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Estava crescendo demais. Sem planejamento, as favelas e cortiços.
Caracterização da insalubridade Para caracterizar a insalubridade basta que o trabalhador esteja exposto a agente ambiental (nocivo à saúde) e que tal.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
Exemplos internacionais de Carta de Serviços ao Cidadão OUVIDORIA-GERAL CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL.
Análise Trimestral parcial dos Serviços de Acolhimento.
Conjuntos Programas, Ações e Atividades EstadoDireitoCidadaniaSeguimento Social, Cultural, ou Econômico. Políticas.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
TRANSPORTES PÚBLICOS Heloisa Aquino – N° 9 Júlia Hamra de Sá – N° 14
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
MELHORIA DA ATENÇÃO À PUERICULTURA NA
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Centro Educacional Unificado
Normas regulamentadoras.
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Mobilidade urbana no Brasil
Direito da Infância e da Adolescência
Participação como estratégia de governança democrática
Aluna: Danielle Amaral Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Orientadora:Teresinha Heck Weiller
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Atender aos requisitos do texto
GPP / Psicologia Política
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária
Universidade de Brasília
COLETIVO YALODÊ-BADÁ. PRECONCEITO Atualmente o preconceito e assuntos relacionados a este passam compreendidos como questões inerentes ao homem, ou seja,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Análise de texto Prof. Rógi.
Políticas Municipais de Acessibilidade
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia Agrária
Gestão Democrática.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
MEDENSINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS COMO FAZER UMA REDAÇÃO NOTA 1000? MAYKON WANDERLEY LEITE ALVES DA SILVA.
FICHA-SUPORTE PARA MONITORAMENTO DE LEITURA GÊNERO DO TEXTO O texto “ Impotência dos pais órfãos”é um artigo de opinião de autoria de Ruth Aquino, publicado.
Estatística ? O que é isso ?. Estatística é... a Ciência do aprendizado a partir dos dados.
Vanessa Rivero Kindelan
A POLÍTICA SOCIAL NO CONTEXTO DA SEGURIDADE SOCIAL E DO WELFARE STATE:
Dissertação Argumentativa
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
Universidade Federal de Pelotas
Os caminhos da Educação Especial brasileira
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
REDAÇÃO – AULA 1 Enem 2017.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
I CONGRESSO SOBRE DOENÇAS RARAS “ A URGÊNCIA DO ACESSO A SAÚDE, ASPECTOS CLÍNICOS E JUDICIALIZAÇÃO. JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE MÁRCIA CAVALCANTE DE AGUIAR.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Camilla Marcelino Danielle Lima Raul Guilherme
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
INJUSTAS OU NECESSÁRIAS?
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Envelhecimento da sociedade contemporânea
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM FACE A ATUAÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA AO DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA Mario.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Análise de texto Prof. rógi

Recorte temático Crise na saúde pública brasileira: um desafio à efetivação de direitos básicos do cidadão.

Recorte temático Crise na saúde pública brasileira: um desafio à efetivação de direitos básicos do cidadão. assunto

Recorte temático Crise na saúde pública brasileira: um desafio à efetivação de direitos básicos do cidadão. problematização

Recorte temático Crise na saúde pública brasileira: um desafio à efetivação de direitos básicos do cidadão. Parâmetro textual

texto 01

A saúde pública brasileira é historicamente marcada por significativos avanços, como a Revolta da Vacina em 1904, momento em que o sanitarista Oswaldo Cruz impôs a vacinação obrigatória à população por meio de medidas autoritaristas, a fim de erradicar a varíola. Entretanto, apesar dos avanços, a saúde pública ainda é um problema para a sociedade brasileira, resultado, principalmente, da restrição do direito ao plano jurídico-institucional.

Repertório sociocultural problematização assunto A saúde pública brasileira é historicamente marcada por significativos avanços, como a Revolta da Vacina em 1904, na qual o sanitarista Oswaldo Cruz impôs a vacinação obrigatória à população por meio de medidas autoritaristas, a fim de erradicar a varíola. Entretanto, apesar dos avanços, a saúde pública ainda é um problema para a sociedade brasileira, resultado, principalmente, da restrição do direito ao plano jurídico-institucional.

Em um primeiro plano, a inoperância do direito constitucional revela a crise da saúde pública. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos, sendo dever do Estado fornecer essa garantia legal. No entanto, ao analisar o que realmente ocorre na prática, observa-se que esse direito encontra-se restrito apenas à parcela da população com um maior poder aquisitivo. Nesse sentido, a realidade brasileira dialoga com o que foi dito por Frei Betto na obra “Felicidade foi- se embora”, o qual afirma que há a mercantilização dos direitos sociais. Assim, é observada a disponibilidade de uma saúde pública de qualidade apenas para quem possui condições de pagar por esse serviço.

Repertório socicultural Operadores argumentativos Argumento (retomada da tese ) Em um primeiro plano, a inoperância do direito constitucional revela a crise da saúde pública. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos, sendo dever do Estado fornecer essa garantia legal. No entanto, ao analisar o que realmente ocorre na prática, observa-se que esse direito encontra-se restrito apenas à parcela da população com um maior poder aquisitivo. Nesse sentido, a realidade brasileira dialoga com o que foi dito por Frei Betto na obra “Felicidade foi- se embora”, o qual afirma que há a mercantilização dos direitos sociais. Assim, é observada a disponibilidade de uma saúde pública de qualidade apenas para quem possui condições de pagar por esse serviço.

Soma-se a essa realidade a precariedade dos hospitais públicos que intensifica ainda mais a violabilidade desse direito básico previsto na Carta Magna. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 75% da população brasileira depende do Sistema Público de Saúde (SUS). Contudo, apesar desse alto índice, o sistema público é marcado pela deficiência na estrutura física e pela falta de equipamentos médicos e de medicamentos básicos, o que contribui para a formação de filas exaustivas, nas quais milhares de brasileiros tentam conseguir uma consulta. Dessa forma, devido aos despreparos físicos, a qualidade do atendimento é fragilizada, de modo que muitas pessoas ainda morrem de doenças que poderiam ser facilmente curadas.

Soma-se a essa realidade a precariedade dos hospitais públicos que intensifica ainda mais a violabilidade desse direito básico previsto na Carta Magna. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 75% da população brasileira depende do Sistema Público de Saúde (SUS). Contudo, apesar desse alto índice, o sistema público é marcado pela deficiência na estrutura física e pela falta de equipamentos médicos e de medicamentos básicos, o que contribui para a formação de filas exaustivas, nas quais milhares de brasileiros tentam conseguir uma consulta. Dessa forma, devido aos despreparos físicos, a qualidade do atendimento é fragilizada, de modo que muitas pessoas ainda morrem de doenças que poderiam ser facilmente curadas.

Torna-se necessária, portanto, a adoção de medidas que visem à melhoria da atual situação da saúde pública brasileira. Para isso, cabe ao Governo Federal não só garantir o direito básico constitucional, por meio do fornecimento de atendimentos médicos de qualidade, principalmente, nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos, a fim de garantir uma sociedade mais isonômica no que se refere à saúde, como também investir na melhoria da estrutura dos hospitais públicos, tanto pelo fornecimento de medicamentos quanto pela construção de uma melhor infraestrutura física, com o intuito de atender toda a população que depende do SUS. Ao mesmo tempo, cabe à sociedade organizada cobrar essas medidas e fiscalizar as ações do Estado, por meio de representantes da comunidade imediata quanto à efetivação desses procedimentos estatais na saúde pública. Com essas medidas, a crise na saúde pública seria, enfim, minimizada.

#partiuenem2017