Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação

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Transcrição da apresentação:

Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação Maria Augusta Ferreira Neves

6512 Professores Responderam Insucesso. Porquê? 6512 Professores Responderam

Os alunos não têm bases em: - cálculo; - conceitos; Insucesso. Porquê? Os alunos não têm bases em: - cálculo; - conceitos; - raciocínios básicos.

Os alunos estão desmotivados. Aspectos de Natureza Social. Insucesso. Porquê? Os alunos estão desmotivados. Aspectos de Natureza Social.

Falta de hábitos e métodos de trabalho. Insucesso. Porquê? Falta de hábitos e métodos de trabalho.

Os alunos não sabem estar numa sala de aula. Insucesso. Porquê? Os alunos não sabem estar numa sala de aula. A indisciplina é uma frequente realidade.

2 X 90 ≠ 4 X 50 A carga horária da Matemática é insuficiente. Insucesso. Porquê? A carga horária da Matemática é insuficiente. 2 X 90 ≠ 4 X 50

O modelo de avaliação actual não ajuda. Insucesso. Porquê? O modelo de avaliação actual não ajuda.

Estrutura dos programas não ajuda. Insucesso. Porquê? Estrutura dos programas não ajuda.

Modelo de Avaliação A inovação deste modelo de avaliação proposto consiste essencialmente em três vertentes: Questões/ Aula (QA) Trabalho de grupo ou individual (T) Teste global no final do período (TF)

Questão / Aula (QA) A QA é apresentada nos últimos minutos de cada aula (entende-se por uma aula um bloco de 90 minutos).

No total, a classificação das QA é de 100 pontos Questão / Aula (QA) No total, a classificação das QA é de 100 pontos (Se forem 10 questões, cada questão vale 10 pontos)

O número de QA deve ser pelo menos de 10 por período. Questão / Aula (QA) O número de QA deve ser pelo menos de 10 por período.

A QA é apresentada de uma das seguintes formas: Questão / Aula (QA) A QA é apresentada de uma das seguintes formas: O professor escreve a questão no quadro e o aluno copia a pergunta;

Questão / Aula (QA) O professor apresenta a questão num acetato e o aluno copia a pergunta;

Questão / Aula (QA) O professor entrega a cada aluno a questão numa folha A4 com espaço para a resposta. (Esta opção seria a ideal)

Questão / Aula (QA) O aluno responde na folha em que está escrita a questão. Para outra folha copia apenas a resolução e entrega ao professor. Terminado o tempo para a resposta o professor recolhe as folhas que têm apenas a resposta e em seguida apresenta a solução.

Questão / Aula (QA) Os alunos comparam a sua resposta com a resposta do professor. No caso de não terem chegado à resposta correcta devem trazer na aula seguinte a resposta correcta e uma justificação para o ou os erros cometidos.

Questão / Aula (QA) As folhas que o professor recebe devem ter uma data. Antes de devolver as folhas aos alunos o professor deve fazer uma rubrica.

Na correcção da QA só podem ser consideradas três cotações: Questão / Aula (QA) Na correcção da QA só podem ser consideradas três cotações: O aluno entregou a resposta e está certa. Neste caso tem a cotação máxima, por exemplo, 10 pontos.

Questão / Aula (QA) O aluno não tem a resposta certa, mas na aula seguinte apresenta a resposta correcta e uma justificação para o erro e tem 50% da cotação, por exemplo, 5 pontos.

Questão / Aula (QA) Não entrega a questão resolvida na aula imediatamente a seguir à que foi colocada a questão e neste caso tem 0 pontos.

Questão / Aula (QA) A QA deve incidir sobre a matéria trabalhada na aula do dia. ( Pode ser uma questão do livro do aluno apenas com outros dados.)

Questão / Aula (QA) Para cada aula em que vai ser apresentada a QA o professor deve dispor de um conjunto de questões alternativas.

Trabalho (T) O Trabalho incide sobre as Palavras – Chave referidas no final do capítulo.

Trabalho (T) O professor define para cada período os capítulos que fazem parte do trabalho (de acordo com a sua planificação).

Trabalho (T) Para cada palavra-chave deve ser descrito o seu significado e apresentado um exemplo.

Trabalho (T) A cada elemento do grupo cabe a explicação de uma parte das Palavras – Chave do capítulo.

Trabalho (T) O trabalho de grupo é realizado fora do ambiente da aula.

Trabalho (T) O trabalho de grupo é dado por terminado duas semanas antes de terminar o período.

Trabalho (T) Como é avaliado o trabalho de grupo? A turma é dividida em 6 grupos. G1 G2 G3 G4 G5 G6

Trabalho (T) A correcção dos trabalhos de grupo é feita pelos alunos. A avaliação dos trabalhos pelo professor é considerada na componente a que chamamos CO. Exemplo da distribuição dos trabalhos para correcção: G1 G2 G3 G4 G5 G6

Trabalho (T) Cada grupo vai ainda colocar duas questões* ao grupo a que pertence o trabalho que corrigiu, por exemplo G1 pergunta a G2.

Trabalho (T) Estas questões são seleccionadas pelo grupo que as coloca e estão relacionadas com as palavras-chave.

Trabalho (T) Todo o trabalho de avaliação decorre na última aula do período. Cada grupo tem 10 a 12 minutos para justificar a classificação e colocar as questões.

Grelha de Correcção de T Trabalho (T) Grelha de Correcção de T Aspectos a avaliar Pontos Apresentação 0-10 Referiu todas as palavras-chave 0-15 Os exemplos estão correctos As definições estão correctas O grupo usou exemplos diferentes dos apresentados no livro Questões* 2 x 15 Total 100

Teste Final (TF) Fazem parte do teste questões de escolha múltipla e questões de desenvolvimento. Duas das questões de desenvolvimento são seleccionadas de entre o conjunto das QA

Grelha de cálculo da classificação Definição das variáveis Questões / Aula (QA) – são questões avaliadas em cada aula. 0  QA  100 Trabalho (T) – Trabalho realizado por período 0  T 100 Teste Final (TF) - Teste realizado no final do período. 0  TF  100

Grelha de cálculo da classificação Classificação Escrita (CE) – Classificação obtida pela fórmula: CE = ( QA+0,2T+0,8TF)/2

Grelha de cálculo da classificação Classificação Oral (CO) - Classificação da responsabilidade do professor considerando aspectos como: Trabalho de Grupo; Evolução do aluno; Empenho; Comportamento; Solidariedade; Assiduidade; Portfólio; … 0  CO  100

Grelha de cálculo da classificação Sobre o Portfólio Cada aluno constrói o seu Portfólio que deve incluir: Problemas realizados na aula. Trabalhos de casa. Trabalho de grupo (T). As Questões /Aula (QA) correctamente resolvidas. Teste Final (TF) Outros elementos que o aluno julgue de interessante incluir.

Grelha de cálculo da classificação Classificação Final (CF)-Classificação obtida pela fórmula: CF = 0,8CE + 0,2CO

Grelha de cálculo da classificação Pontuação Classificação Para Final do Período 0CF24 1 25CF49 2 50CF74 3 75CF89 4 90CF100 5

Grelha de cálculo da classificação O aluno tem 4 classificações finais. As três classificações (uma para cada período já forma definidas e são independentes). A quarta classificação reflecte o trabalho realizado durante o ano, tendo em conta as três classificações anteriores.

SIMULAÇÃO Aluno abaixo da média QA = 50 T=60 TF =35 CE = (50+ 0,2x60 + 0,8x35)/2 CE = 45 CF = (45x0.8)+(0,2x70) CF=36 + 14 CF= 50 Classificação para o final do período 3

Grelha de cálculo da classificação MATB Classificação Escrita (CE) – Classificação obtida pela fórmula: CE = ( QA+0,2T+0,8TF)/10 0  CO  20 Classificação Final (CF) – Classificação obtida pela fórmula: CF = 0,9CE + 0,1CO

SIMULAÇÃO Aluno abaixo da média QA = 50 T=60 TF =35 CE = (50+ 0,2x60 + 0,8x35)/10 CE = 9 CF = 9x0.9+0,1x14 CF=9,5

Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação Maria Augusta Ferreira Neves