Serviço de Psicologia e Orientação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acesso ao ensino superior
Advertisements

Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Serviço de Psicologia e Orientação
Mestrado em Energia e Bio-Energia (2º ciclo) Docente: Prof. Nuno Lapa 11 A Long Way... (by Fábio Vieira)
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
SISTEC Brasília, 06 de outubro de Objetivos Principais 1. Servir de base para o registro, a avaliação e a regulação das unidades de ensino de EPT;
REPRESENTANTES: REGIANE BRESSAN SUZANA LOURENÇO 01/06/2010 Encontro discente PROLAM.
Informação sobre acesso ao ensino superior Explorar ferramentas online de pesquisa de cursos Reflexões sobre o processo.
Pontos na carteira Modelon antigo. Modelo novo Renovação da Carteira Nacional de Habilitação É a emissão da renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Acesso ao Ensino Superior Alunos 6º Licenciatura em Ciências Biológicas.
Projeto em Consórcio Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede III.
Curso de Filosofia - UFRN
ROTEIRO DE MATRÍCULA REGIONAL GOIÂNIA
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Estágios Não-Obrigatórios
Introdução a Engenharia de Alimentos
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA - TECNOLOGIA NUCLEAR O que é atribuição especial de créditos? O que é: parte dos créditos em disciplinas poderá ser cumprida por.
Estatística 2. Estatística indutiva
A ordenação: séries e sequências
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Reunião de divulgação do orçamento participativo
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALTO DOS MOINHOS
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2017
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Estágio Docência.
Licenciatura em Engenharia Alimentar
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos
II Encontro das Secretarias Acadêmicas e Auxiliares Institucionais do IFPA CAMPUS BELÉM JUNHO/2017.
Física Normas de funcionamento da unidade curricular
Pesquisa Científica (Metodologia Científica). Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Normas de funcionamento da unidade curricular J. Seixas.
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA - TECNOLOGIA NUCLEAR O que é Exame de Qualificação? O que é: o exame de qualificação tem por objetivo avaliar o conhecimento e.
CAPACITAÇÃO CENSO ESCOLAR 2015
Serviço de Psicologia e Orientação
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço de Psicologia e Orientação
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
PAECPE Portaria n.º 985/2009 de 4 de Setembro, alterada pela Portaria n.º 58/2011 de 28 de Janeiro e pelo DL n.º 64/2012 de 15 de Março 1.
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Serviço de Psicologia e Orientação
Licenciatura.
Orçamento Participativo das Escolas
(60pt Calibri bold; 70pt de espaçamento entre linhas)
Orçamento Participativo das Escolas
1º Dia 2º Dia Ciências Humanas e suas Tecnologias: Questões de 1 a 45 História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012
PROGRAMA ERASMUS 2009/2010.
Agrupamento do JNE de Viana do Castelo
Como estudar em Portugal
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
CONTABILIDADE FINANCEIRA AVANÇADA
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Serviço de Psicologia e Orientação
Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014.
ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES
Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Normas de funcionamento da unidade curricular J. Seixas.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Programa de Intercâmbio “Vasco da Gama”
Portaria Normativa MEC nº 12, de 11/05/2016 Natal, 25 de maio de 2016.
Exames Nacionais do Ensino Secundário Acesso ao Ensino Superior 2005
ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Rita de Cássia Siqueira Pestana.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Consolidação de Turma fora do prazo
SEÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO LETRAS
Transcrição da apresentação:

Serviço de Psicologia e Orientação ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENAFIEL ANO LECTIVO 2016/17

Disciplinas Específicas Concurso Nacional Pré-Requisitos Disciplinas Específicas Datas importantes Documentos Necessários CTeSP

Candidatura ao Ensino Superior - O Ingresso em cada estabelecimento e curso de ensino superior está dependente de limitações quantitativas, decorrentes do número de vagas. - O preenchimento das vagas é realizado através de um concurso nacional - As vagas existentes no ensino superior particular são preenchidas através de concursos institucionais.

Concurso Nacional - Cada Estudante pode concorrer a um máximo de seis pares. estabelecimento/curso, indicados por ordem de preferência. - A candidatura é apresentada, apenas, através do sistema on-line.

Ordenação dos candidatos a cada curso A) classificação final do ensino secundário com um peso não inferior a 50% 65% B) classificação da ou das provas de ingresso ( no mínimo uma e no máximo duas e excecionalmente três no caso da candidatura a medicina ) , com um peso não inferior a 35% 50% C) classificação dos pré-requisitos de seriação, quando exigidos, com um peso não superior a 15%

Candidatura On-line Os alunos devem pedir a senha de acesso à candidatura on-line, disponível na página da internet www.dges.gov.pt e posteriormente apresentar esse recibo de pedido de atribuição de senha na escola secundária onde se inscreverem para exames nacionais, juntamente com o respetivo boletim de inscrição nos exames. Nota: Na página da escola podem encontrar o acesso direto e fazer o pedido da senha. Voltar

Pré-Requisitos - Compete a cada estabelecimento de ensino superior decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita à satisfação de pré-requisitos e fixar seu conteúdo. - Os Pré-requisitos são condições o de natureza física, funcional ou vocacional que assumem relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. Pré-Requisitos

Pré-Requisitos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z. Alguns dos pré-requisitos exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional é certificada através da Ficha Pré-Requisitos 2017, emitida pela instituição onde foram realizadas as provas e assinalada no formulário de candidatura online. C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z. Outros pré-requisitos não exijam provas de aptidão física, funcional ou vocacional , são entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no par instituição/curso que os exige, caso ali venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição. A, B, D, E, F, Q, U e X.

Nota: Procurar o site do acesso ao ensino superior Pré-Requisitos Deliberação nº ?? /2017 Nota: Procurar o site do acesso ao ensino superior Voltar

Cálculo da Classificação Final Das Disciplinas (média do Secundário) Para 1ª fase de candidatura ao ensino superior 2017 vai ser considerada, automaticamente, no cálculo da classificação final das disciplinas sujeitas a exame nacional, as melhores de entre as seguintes: Exames realizados em quaisquer anos letivos anteriores a 2017, em qualquer fase. - Exames realizados em 2017, na 1.ª fase..

Exames Nacionais/Provas de Ingresso - Os alunos podem utilizar na candidatura em 2017 os exames nacionais do ensino secundário feitos em 2015 e/ou 2016 e/ou realizar 2017 ( no ano da sua realização e nos dois anos seguintes). - Na 1ª fase do concurso de acesso ao ensino superior, podem ser utilizados como provas de ingresso os exames nacionais do ensino secundário:

Exames Nacionais/Provas de Ingresso (continuação) Realizados na 1ª fase de exames do ano de 2017. Realizados na 1ª fase de exames do ano 2016 e/ou 2015.

Exames Nacionais/Provas de Ingresso (continuação) - Os alunos podem repetir os exames nacionais do ensino secundário, com vista à sua utilização como provas de ingresso, podendo depois utilizar a melhor classificação para efeitos de acesso ao ensino superior. - As provas de ingresso cujos exames nacionais o estudante terá de realizar para a candidatura a cada curso, em cada estabelecimento de ensino superior, são propostas pelo próprio estabelecimento, de entre um elenco fixado pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Exames Nacionais/Provas de Ingresso (continuação) - O exame nacional da prova de ingresso só será válido para efeitos de acesso ao ensino superior se a sua classificação for igual ou superior ao valor fixado ( que será 95, na maior partes dos casos, mas podendo ser superior em algumas situações) Voltar

Datas Importantes www.dges.mctes.pt → De 13/02 a 24/02 - Inscrição para a 1ª fase de exames nacionais do ensino secundário (prazo único). → De 20/02 a 11/03 – Inscrição para a realização de pré-requisitos. → Em 13/07 - Afixação dos resultados da 1ª fase dos exames nacionais. → De 19/07 a 10/08 - Apresentação da candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. → Em 4/08 – Afixação dos resultados da 2ª fase dos exames nacionais. → Em 11/09 - Divulgação do resultado da 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. → De 11/09 a 22/09– Apresentação da candidatura à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. www.dges.mctes.pt Voltar

Documentos Necessários Cartão de identificação Senha de candidatura, enviada no mês de maio para os endereços de correio eletrónico fornecidos pelos alunos no pedido de atribuição de senha. Ficha ENES 2017 Voltar

CTESP - CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que inclui seis meses de estágio numa empresa; Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional; É um curso de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Ensino Politécnico/universitário Licenciatura Mestrado Doutoramento Ensino Politécnico Tem uma duração normal de seis semestres curriculares de trabalho dos alunos correspondentes a 180 créditos, e, excepcionalmente, em casos cobertos por normas jurídicas nacionais ou da União Europeia, uma duração normal de até sete ou oito semestres curriculares de trabalho e uma formação de até 240 créditos O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem 90 a 120 créditos e uma duração normal compreendida entre três e quatro semestres curriculares de trabalho dos alunos. O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre deve assegurar, predominantemente, a aquisição de uma especialização de natureza profissional. Ensino Universitário Tem 180 ou 240 créditos e uma duração normal compreendida entre seis e oito semestres curriculares de trabalho dos alunos. No ensino universitário o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre deve assegurar, predominantemente, a aquisição de uma especialização de natureza académica com recurso à actividade de investigação ou que aprofunde competências profissionais grau de mestre pode igualmente ser conferido após um ciclo de estudos integrado, com 300 a 360 créditos e uma duração. Neste ciclo de estudos é conferido o grau de licenciado aos que tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares de trabalho. O grau de doutor é conferido pelas instituições universitárias aos que tenham obtido aprovação nas unidades curriculares do curso de doutoramento quando exista, e no acto público de defesa da tese.