SEMINÁRIO DE NANOTECNOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Osny Ferreira de Camargo
Advertisements

Proteção Respiratória
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
2 MÓDULO SELEÇÃO: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
4 MÓDULO PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA CONTEÚDO MíNIMO.
3 MÓDULO 1 - VERIFICAÇÃO DA VEDAÇÃO 2 - ENSAIO DE VEDAÇÃO
Ensaios de Vedação Facial
PREVENOR 2010 Mauricio Torloni
Proteção Respiratória.
Programa de Conservação Auditiva PCA - é um conjunto de medidas coordenadas que tem por objetivo evitar o desenvolvimento de perda auditiva induzida por.
2 MÓDULO SELEÇÃO: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Project Guidelines. Food Tech Você trabalhará em grupo e produzirá 2 trabalhos. 1. Um Relatório de pesquisa 2. Documentário em vídeo.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Instrutor: Fernando Dias. Departamento: HSE.
UNIDADE III PILARES.
ESPAÇO CONFINADO TREINAMENTO NR 33 SEGURANÇA. No passado os mineiros costumavam levar pássaros para as minas. Era uma precaução fundamental para evitar.
Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Classificação dos Métodos de Ensino:
PERÍCIA MÉDICA PREVIDENCIÁRIA João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética pela UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Perícia Médica.
NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.Padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Organização do SEP. 2. Organização do Trabalho. Programação e planejamento dos serviços. Trabalho em equipe. Prontuário e cadastro.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Escrita de Artigos Científicos
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Elementos chaves/ Aplicação:
TÍTULO DO TRABALHO Local e data completa Autor1, Autor2 , Autor3
Logo institucional Logo institucional TÍTULO DO TRABALHO
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
AUDITORIA.
Avanços do Projeto 21 de Janeiro – Fevereiro 2016
OSM II Manuais administrativos – Parte 1
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Proteção Respiratória
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA Elaborado por: Anderson Vitor Técnico em Segurança do Trabalho.
Protocolo de observação
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
Desenho Técnico Moderno
u Objetivo Instruir os usuários de EPR, na Empresa, sobre procedimentos de uso, guarda e higiênização e conservação dos equipamentos; bem como apresentar.
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
Classificação Física dos Agentes Químicos. Poeiras - Tamanho.
DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Responsável Técnico Victory Fernandes; CREA-Ba: 43019
E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS Ensaios Clínicos Os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) seletivos para COX2 são mais eficazes e produzem menos efeitos.
O GRUPO SALVADORSEGMED consiste numa empresa de atuação na área de Medicina e Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Meio Ambiente, Prevenção a incêndios,
AGENTE FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
MSDS para produtos DEERFOS
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
MSDS para produtos DEERFOS
1.Trabalho em Altura 2.Veículos Automotores 3.Equipamentos Móveis 4.Bloqueio e Sinalização 5.Movimentação de Carga 6.Espaço Confinado 7.Proteção de Máquinas.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
MSDS para produtos DEERFOS
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Momento Crítico Onde o Seguro Deixar de Ser Custo.
Restauração da Rodovia DF 262 que liga a terra do nunca de Bossonario e a Ministra da loucura Damares dada. Vigência: Que Deus nos projeta! NR18.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO DE NANOTECNOLOGIA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA NA PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO A NANOPARTÍCULAS 03 E 04/10/2007 - FUNDACENTRO

Exposição às Nanopartículas Alguns fatores que contribuem para a toxicidade das Nanopartículas Solubilidade Tamanho da Partícula Número de Partícluas Área superficial Composição

As dimensões estão entre 1 e 100 nm Nanopartículas As dimensões estão entre 1 e 100 nm Podem subir para 200 – 300 nm na exposição ocupacional Obs. 1 - Partícula respirável = 5µm 2 – Partícula de NaCl = ~ 0,3 µm (ensaio)

Representação esquemática dos mecanismos de retenção de partículas nas fibras de um filtro

TIPOS DE FILTROS – PARA PARTICULADOS Os filtros podem ser de formato plano, (normalmente são classe P1 ou P2) ou sanfonado, sendo que os de formato sanfonado podem proporcionar menor resistência à respiração (normalmente são classe P2 e P3).

RESPIRADOR PURIFICADOR DE AR TIPO PEÇA FACIAL FILTRANTE –PFF2

TIPOS DE FILTROS – PARA PARTICULADOS Formato redondo, este formato proporciona baixa resistência a respiração e são da classe P2 ou P3.

RESPIRADOR PURIFICADOR DE AR TIPO PEÇA FACIAL INTEIRA COM FILTRO P3 RESPIRADOR PURIFICADOR DE AR MOTORIZADO COM CAPUZ E FILTRO P3

 CONCENTRAÇÃO DO CONTAMINANTE? SELEÇÃO DE RESPIRADORES PARA USO ROTINEIRO ( IN / PPR Parágrafo 4.2.2.2 ) PASSOS PARA A SELEÇÃO DO TIPO DE RESPIRADOR  CONCENTRAÇÃO DO CONTAMINANTE? PROCURAR NO QUADRO I DA I.N. O TIPO DE RESPIRADOR QUE POSSUI. FP atribuído > FP requerido

FATORES DE PROTEÇÃO ATRIBUÍDOS(a) (ADAPTADO DO QUADRO I DA IN Nº 1 DE 11/04/1994) a) O Fator de Proteção Atribuído não é aplicável para respiradores de fuga b)Inclui a peça quarto facial, a peça semifacial filtrante e as peças semifaciais de elastômeros. c)A máscara autônoma de demanda não deve ser usada para situações de emergência, como de incêndios. d)Os Fatores de Proteção apresentados são de respiradores com filtros P3 ou sorbentes (cartuchos químicos pequenos ou grandes). Com filtros classe P2, deve-se usar Fator de Proteção Atribuído 100, devido às limitações do filtro. e)Embora esses respiradores de pressão positiva sejam considerados os que proporcionam maior nível de proteção, alguns estudos que simulam as condições de trabalho concluíram que nem todos os usuários alcançaram o Fator de Proteção 10.000. Com base nesses dados, embora limitados, não se pode adotar um Fator de Proteção definitivo para esse tipo de respirador. Para planejamento de situações de emergência, onde as concentrações dos contaminantes possam ser estimadas, deve-se usar um Fator de Proteção Atribuído não maior que 10.000. f)Ver definição no Anexo 1. NOTA: Para combinação de respiradores, como por exemplo, respirador de linha de ar comprimido equipado com um filtro purificador de ar na peça facial, o Fator de Proteção a ser utilizado é o do respirador que está em uso.

ENSAIO DE VEDAÇÃO (IN / PPR Anexo 5 Parágrafo II) – Sacarina ou Bitrex CAPUZ Obs; 1 - CAPUZ ((0,30cm, H40cm) 2 - ORIFÍCIO 0,20 mm 3 - ORIFÍCIO NA DIREÇÃO DA BOCA DO USUÁRIO NEBULIZADOR Devilbiss nº 40

ENSAIO DE VEDAÇÃO QUANTITATIVOS: EXEMPLO;

CONTEÚDO MíNIMO O PPR DEVE SER ESCRITO E CONTER, NO MÍNIMO, OS ITENS:  Indicação do administrador;  Exame médico prévio / anual;  Critério técnico de seleção do EPR;  Treinamento dos usuários e envolvidos;  Uso de barba; Ensaio de vedação prévio / anual;  Manutenção, higienização, inspeção e guarda;  Respiradores para fuga, emergência e resgate; Avaliação periódica do programa.

TREINAMENTO TREINAMENTO DO SUPERVISOR PROGRAMA MÍNIMO:  Fundamentos de proteção respiratória;  Riscos de exposição;  Problemas de uso e a sua solução;  Critério de escolha de respiradores;  Treinamento dos usuários;  Verificação de vedação e ensaios de vedação;  Acompanhamento do uso;  Manutenção e guarda;  Regulamentos sobre o uso e legislação.

TREINAMENTO TREINAMENTO DO USUÁRIO PROGRAMA MÍNIMO: Necessidade do uso;  Riscos de exposição; Problemas de uso e a sua solução;  Proteção coletiva: como vai?  Porque foi selecionado aquele respirador;  Capacidade e limitação do respirador;  Inspeção prévia e colocação do respirador  Verificação de vedação e ensaios de vedação; Manutenção e guarda;  Procedimentos de emergência; Normas e regulamentos sobre o uso de respiradores

Nanotechnology Consensus Workplace Safety Guidelines REFERÊNCIAS Nanotechnology Consensus Workplace Safety Guidelines http://www.orc-dc.com/ National Nanotechnology Initiative (NNI) http://www.nano.gov USEPA – “Nanotechnology White Paper” http://www.epa.gov/osa/nanotech.htm NIOSH - “Approaches to Safe Nanotechnology” www.cdc.gov/niosh/topics/nanotech/ UK Health & Safety Executive – “Nanoparticles: Occupational Hygiene Review” http://www.hse.gov.uk/RESEARCH/rrhtm/rr274.htm

FIM OBRIGADO ANTONIO VLADIMIR VIEIRA Fone – 11-3066-6186 e-mail – vladimir@fundacentro.gov.br Fone – 11-3066-6186 Fax – 11 –3066-6342