Comissão de Secretaria de Governança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
G L O S S Á R I O Accountability: prestação de contas com responsabilidade. Board of directors: membros do conselho de administração. Cadbury Report: código.
Advertisements

1.
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
Ronaldo M. Hella COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS E PRERROGATIVAS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
DIVISÃO DE NOVAS LIDERANÇAS. Finalidade e objetivos: Capacitar o associado através da troca de experiências e interação das atividades com as atuais lideranças.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Marcos Históricos da Governança Corporativa
Conselho Regional de Administração
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
MATERIAL DE APOIO AO CHAT TÓPICOS RELEVANTES PARA O CONSELHO FISCAL
SPIN - CAMPINAS ITI - Campinas, 22 de Junho de 2001.
Planejamento Estratégico
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Patrick de Larragoiti Lucas
Secretaria da Habitação
Luciano Carvalho Ventura
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Pesquisa: “O Papel do CRO no Brasil”
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
Programa de Observadores Vancouver 2010 e Estrutura do Comitê Rio 2016 Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 2010.
Restruturação do Sistema ABRASEM
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
Fórum de Empresas Estatais Federais
OS DESAFIOS DO MARKETING CONTÁBIL
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
AGENDA Vídeo O projeto Relatório de progresso
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
2º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS´s da ABIPEM
Apresentação.
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
INSTITUTO DOM FERNANDO ESCOLA DE FORMAÇÃO DA JUVENTUDE FORMAÇÃOPROFISSIONAL Prof. Luis Guilherme.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Palestrante Idésio S. Coelho Jr.
Webinar Boas Práticas para Reuniões do Conselho de Administração
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO NO AMBIENTE FLORESTAL.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Observatório da Reforma Tributária Construindo Cenários para os Próximos 10 anos Núcleo de Estudos Fiscais - NEF.
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Melhores práticas para o Conselho de Administração.
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Programa de Governança de Estatais 1 ConfidencialUso InternoPúblico Confidencial RestritaConfidencialUso InternoPúblico Abril/2015 X Programa de Governança.
4 – GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO PODEMOS EXTRAIR O MAIOR VALOR POSSÍVEL DO NOSSO TEMPO LIMITADO.
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
MAIO 2010.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E.
Governança Corporativa
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
O que é ? unidos pelo interesse de Empresários AcionistasExecutivos ConsultoresAdvogados Estudantes EstudarDiscutir Refletir Compartilhar experiências.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)
Processo de Reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS Léa Braga 30 de março de 2011 Processo de Reconhecimento das categorias profissionais.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Secretaria de Governança Gisélia Silva Coordenadora

A Comissão de Secretaria de Governança Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

A Comissão de Secretaria de Governança Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

Características da Comissão Constituição: Novembro de 2010 Nº de Participantes: 18 membros (organizações listadas, familiares, fundo de pensão) Periodicidade das Reuniões: Mensal Objetivos: Propiciar a troca de experiências, visando fomentar as melhores práticas, Elaborar estudos, pesquisas e publicações e Apoiar atividades do IBGC relacionadas à Secretaria de Governança.

A Comissão de Secretaria de Governança Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

Regulação e Entidades de Classe Estados Unidos: A "Corporate Secretary" is required by state corporation laws for every corporation. Inglatera: UK Corporate Governance Code Índia: Act of Parliament nº. 56/1980 Brasil: Recomendação do Código do IBGC (“Secretaria do Conselho”) Entidades de Classe USA: Society of Corporate Secretaries and Governance Professionals Canadá: Canadian Society of Corporate Secretaries Inglaterra: Institute of Chartered Secretaries and Administrators India: Institute of Company Secretaries of India

A Comissão de Secretaria de Governança Agenda A Comissão de Secretaria de Governança Pesquisa – Secretaria de Governança Secretaria de Governança e Governança Corporativa

Premissas da Pesquisa Utilizou-se o banco de dados dos associados Pessoa Jurídica (PJs) do IBGC, com participação de 39 das 188 das PJs associadas (20,74%). Questões foram definidas pelos membros da Comissão, com base na experiência e no perfil dos Secretários de Governança do grupo, cujas responsabilidades e funções são mais abrangentes do que aquelas pertinentes somente ao conselho de administração. Trata-se da primeira pesquisa de que temos conhecimento no Brasil. As pesquisas regularmente realizadas por consultorias investigam somente sobre a composição dos conselhos e dos comitês.

Partes da Pesquisa A pesquisa está dividida em três partes: Características da Organização – informações sobre a organização respondente.  identificamos a existência desse profissional em empresas listadas e familiares.   Características do Profissional – perfil do profissional que atua na área de governança, como secretário ou outra denominação.  a credibilidade do executivo é fundamental para sua atuação. Características Desejáveis do Perfil do Profissional da Secretaria de Governança – rol de conhecimentos técnicos e habilidades pessoais.  conhecimentos e habilidades necessários requerem maturidade do profissional.

Principais Destaques Mais da metade das respondentes, independentemente de tamanho e tipo, possui uma área específica de Governança (52,8%). em 74,3% destas há um profissional com dedicação específica à função.   Desses 74,3% de profissionais com dedicação específica à função, é inferior a 10% o percentual de organizações em que há o acúmulo de funções de conselheiro e secretario. Principais características dos profissionais que atuam em funções de Secretaria de Governança identificadas: origem na própria organização e reporte à alta administração, senioridade e alta qualificação, mais de dez anos de atuação na organização e, em média, quatro na função, escopo de atividade muito abrangente e remuneração de curto e/ou longo prazo O perfil desejado do profissional da Secretaria de Governança aponta para conhecimentos técnicos gerais e específicos e habilidades pessoais diversificadas, todos em grau elevado de importância.

Próximos Passos e Reflexões A Comissão de Secretaria de Governança pretende dar continuidade às pesquisas e preparar um caderno de governança sobre o tema. A complexidade dos processos de governança requerem um profissional qualificado, com atuação estratégica. No Brasil, é necessário reconhecimento da importância desse profissional para a eficiência do sistema de governança.

Obrigado IGEPE