ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESPAÇOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS EM SENTIDO AMPLO
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Loteamentos Urbanos Juan Luis Mascaró.
Raquel de Carvalho Brostel
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
Simone Paschoal Nogueira
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
Área de Preservação Permanente em Área Urbana Consolidada
Processo de elaboração da
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Proteção Jurídica da Flora
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Gerente de Áreas Protegidas
Luciana de Paiva Luquez
Ana Claudia La Plata de Mello Franco
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Professor Leandro Eustaquio (
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Áreas de Preservação Permanente (APPs)
Conteúdos de projeto exigíveis em loteamentos
DA RESERVA LEGAL.
Desenvolvimento Urbano, Plano Diretor e a Lei da Mata Atlântica
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Programa Cooperativo de Silvicultura de nativas
Meio Ambiente ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Contribuições para o aperfeiçoamento da legislação
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Conceitos, Critérios e Equívocos da Lei
Conservação e Preservação
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
A GRANDE FARSA CONTINUA
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Professora: Angela Issa Haonat
Profa. Adriana Nogueira Vieira Lima
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
PMI-2023 Economia e Política Mineral I
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
ÁREAS CONSOLIDADAS EM App`s Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
FLORESTAS Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Código Florestal Lei 4771 de 15 de setembro de 1965.
Discente: Clara Grazielly;
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROJETO GEOGRAFIA.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO
Recuperação de Áreas Degradadas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DISCENTES: Lya, Frederico, Helenilse, Suzette e Tissiane Suzette e Tissiane DOCENTE: Aldenor Fernandes.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Direito Urbanístico UNIDADE III. UNIDADE III – PLANEJAMENTO MUNICIPAL E PLANO DIRETOR 3.1 Plano diretor no pós-Constituição Federal de Características.
10:37:56 INFLUÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NAS ÁREAS DE PRODUÇÃO Dr. PEDRO ROBERTO DE A. MADRUGA UFSM E_mail:
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano
Aula 11 A proteção florestal. Proteção florestal e Constituição Art 225: 1º: Para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente.
1 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E O CÓDIGO FLORESTAL Eng.Agr. Carlos Augusto Porto FEPAM/GERCEN Semana da Agronomia 2009 / CCR.
OFICINA DE ESTÁGIO DE DIREITO. APRESENTAÇÃO Facilitador: Marcelo Vanzella Sartori Titulação: pós graduação lato sensu: especialista em direito processual.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Transcrição da apresentação:

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP CTGÁS-ER Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis DISCIPLINA: Legislação Ambiental Aplicada à Implantação de Parques Eólicos DOCENTE: Hugo Alexandre M. Fonseca

ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE - APP Área protegida coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”.

APP (CÓDIGO FLORESTAL) - SÃO DEFINIDAS POR 2 CRITÉRIOS: ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP APP (CÓDIGO FLORESTAL) - SÃO DEFINIDAS POR 2 CRITÉRIOS: 1 - Localização das áreas e da vegetação (art. 2º): pela lei - situadas: ao longo dos cursos de água; ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais; nas nascentes e nos chamados "olhos d'água"; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas; nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues; nas bordas dos tabuleiros ou chapadas; e, em altitude superior a 1.800 metros, qualquer que seja a vegetação; e

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios naturais ou artificiais d’água - - nascentes

- topo de morros, montes, montanhas e serras ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP - topo de morros, montes, montanhas e serras encostas com declividade superior a 45°

nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP nas restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP 2 - Função ecológica (art. 3º): declaradas por ato do poder público, as destinadas a: atenuar a erosão das terras; fixar as dunas; formar faixas de proteção ao longo de rodovias e ferrovias; (...) proteger sítios de excepcional beleza ou de valor científico ou histórico; asilar exemplares da fauna ou flora ameaçados de extinção; (...) e, assegurar condições de bem-estar público.

1 - Estabelece parâmetros, definições e limites de APPs; ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP APP (Resolução CONAMA 303/02) – Regulamenta os arts. 2º e 3º do Código Florestal: 1 - Estabelece parâmetros, definições e limites de APPs; 2 - Conceitua morro, montanha, restinga e duna. 3 - Trouxe ao arcabouço normativo a proteção de “áreas”, ou seja os locais, ou às formações geográficas em que tais áreas estão inseridas, vinculando a proteção também ao solo.

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP Resolução CONAMA 302 / 2002 Art 3º Constitui Área de Preservação Permanente a área com largura mínima, em projeção horizontal, no entorno dos reservatórios artificiais, medida a partir do nível máximo normal de: I - trinta metros para os reservatórios artificiais situados em áreas urbanas consolidadas e cem metros para áreas rurais; II - quinze metros, no mínimo, para os reservatórios artificiais de geração de energia elétrica com até dez hectares, sem prejuízo da compensação ambiental. III - quinze metros, no mínimo, para reservatórios artificiais não utilizados em abastecimento público ou geração de energia elétrica, com até vinte hectares de superfície e localizados em área rural.

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP ÁREAS URBANAS No caso de áreas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos perímetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, em todo o território abrangido, observar-se-á o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso do solo, respeitados os princípios e limites a que refere-se o Código Florestal.

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP RESERVA LEGAL Reserva Legal é a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, ressalvada a de preservação permanente (APP), representativa do ambiente natural da região e necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção da fauna e flora nativas.

- só pode manejo sustentado ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP RESERVA LEGAL Ocupação: - varia de acordo com a região do país (Amazônia – 80%, Cerrado – 35%, demais regiões – 20%) - só pode manejo sustentado

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP - De acordo com o estudo “Energia Eólica” (ANEEL, 2006), as melhores condições topográficas distintas e suas respectivas velocidades médias do vento e energia eólica média a uma altura de 50 m da superfície são : 1. zona costeira - áreas de praia (...) faixa de areia (...); 2. campo aberto (tabuleiro ); 3. Mata; 4. morro – áreas de relevo levemente ondulado, relativamente complexo, com pouca vegetação ou pasto; 5. montanha – áreas de relevo complexo com altas montanhas. MERCADO

MERCADO ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP • Entre as 5 condições topográficas, a velocidade média do vento e energia eólica atingem seus maiores valores na Zona Costeira, no Morro e na Montanha. • Morro e montanha – são APPs (Código Florestal e Resolução CONAMA nº 303/02); • Zona Costeira - § 4º, art. 225 CF, é patrimônio nacional, submetida a regime especial de proteção - Lei nº 7661/88, que institui o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. MERCADO

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP Os empreendimentos eólicos em sua maioria são instalados em áreas que possuem eventualmente APPs, seja em dunas, vegetação de restinga, morros ou montanhas, além da zona costeira sujeita a proteção especial. MERCADO

MERCADO Intervenção em APPs : ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP Intervenção em APPs : - As APPs são caracterizadas pela intocabilidade e vedação de uso econômico direto, dada a singularidade e o valor estratégico; - Código Florestal - autoriza de forma excepcional, intervenção em APPs (atividade de infraestrutura e inexistindo alternativa locacional); MERCADO

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP Res. CONAMA nº 369/06 (regulamenta o Código), dispõe sobre os casos excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental, que possibilitam a intervenção ou supressão de vegetação em APP; - São de utilidade pública = as obras essenciais de infraestrutura destinadas aos serviços públicos de energia. MERCADO

ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP Além dos empreendimentos de utilidade pública, também poderá ser autorizada intervenção nestas áreas: • Para empreendimentos reconhecidos como eventual e de baixo impacto ambiental = Pelo conselho estadual de meio ambiente, desde que não comprometa as funções ambientais desses espaços; • Quando da inexistência de alternativa locacional (Quesito essencial para os casos de utilidade pública e baixo impacto ambiental). Cabe o enquadramento a favor das usinas eólicas – pois, após a concessão, o parque poderá ser desinstalado, tendo as torres dos aerogeradores retiradas do local e as respectivas áreas novamente recuperadas.