Partido de Jovens Inovadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

O Planejamento Social de um Galinha
Secretaria Municipal de Educação
Regras de ouro da Educação Física
Escola EB 2 e 3 da Trafaria.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Aprendizagem Viviane Torres da Silva
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Voto e cidadania.
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
Theodore Allen.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
A Identidade da minha Escola
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
Associação Cultural e Desportiva de Solgos
Princípios do SCO.
Orçamento Participativo Osasco
TÉCNICAS DE ENSINO.
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Má Conservação das Estradas da Verdizela 11º H Ana Figueiredo nº1 Ana Tavares nº2 Catarina Sousa.
PARLAMENTO DOS JOVENS 2014/2015
Conselho Comunitário.
Órgãos soberania.
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
Equipe: Artur Lira Diego Lemos Igor Pontes Lucas Figueiredo Rosana Matos Thiago Rocha.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Participação Educativa
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
As diversas formas de organização da coletividade.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Parque Infante D. Fernando.
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Inovações tecnológicas
Atribuições das Unidades Escolares
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
Sejam bem vindos! O_Elefante_Acorrentado (1).pps
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS As consequências com os custos, da construção do.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
III. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL NA PROPOSTA DO NOVO ESTATUTO DOS MUNICIPIOS MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Partido de Jovens Inovadores Trabalho realizado por: Joana Sousa Nº7 Margarida Sousa Nº15 Sofia Almeida Nº22

Índice Quem somos? A melhorar na escola Sugestões de melhoria na escola O que está bem na escola A melhorar em Valongo Sugestões de melhoria para Valongo O que está bem em Valongo Entrevista ao Vice - Presidente da Câmara de Valongo

Quem somos? Somos representantes do Partido de Jovens Inovadores. Constatámos que em Valongo, inclusivé na nossa Escola, ainda há muito a fazer. Se acreditar em nós e votar no nosso partido, prometemos uma Escola e um Concelho melhor.

A melhorar na escola: Comida servida na cantina; Más condições e segurança nos balneários: temperatura da água dos chuveiros, sanitas e torneiras avariadas e falta de papel higiénico; Som da campainha, não audível, nalguns espaços da escola; Bebedouros sujos;

Organização dos pavilhões; Falta de laboratórios; Temperatura das salas de aula; Jardins.

Sugestões de melhoria na escola: Substituição da empresa que fornece a comida; Haver maior controlo da qualidade/quantidade da comida; Limpeza e/ou substituição das sanitas, torneiras e bebedouros; Melhorar a vigilância nos balneários para que haja mais segurança.

Equipar uma sala – laboratório (CN e CFQ); Melhorar a climatização das salas; Proceder à limpeza e plantação dos jardins.

O que está bem na escola: Bom ambiente escolar; Material de ginásio; Biblioteca; Resultados escolares.

A melhorar em Valongo: Transportes; Estradas; Limpeza de matas e ruas; Segurança nas ruas; Margens dos rios.

Sugestões de melhoria para Valongo: Alargar os itinerários dos autocarros; Melhorar o pavimento de algumas estradas; Melhorar o funcionamento das equipas de limpeza das matas e ruas;

Reforçar a segurança policial nas ruas; Controlar a urbanização nas margens dos rios e proceder à limpeza dos mesmos.

O que está bem em Valongo: Rotundas; Pavilhões desportivos; Biblioteca; Comércio;

Percurso pedestre (o que passa na aldeia de Couce); Jardins públicos; Parque paleozoico de Valongo; Parques temáticos.

Entrevista ao vice - presidente da Câmara Municipal de Valongo – Dr Entrevista ao vice - presidente da Câmara Municipal de Valongo – Dr. Hélio Fernando Silva Rebelo Data: 21/02/2013

1. Quais são os órgãos políticos numa Câmara Municipal? R: “O Município de Valongo tem 2 órgãos autárquicos: a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal. Câmara Municipal – órgão onde está presente o Presidente e os Vereadores; Assembleia Municipal – órgão que fiscaliza a atividade da Câmara, onde grandes deliberações são tomadas e é constituída pelos deputados municipais que são regidos por uma mesa onde há um presidente (da assembleia municipal) e dois secretários”.

1.1 Quem são os representantes desses órgãos? R: “Câmara Municipal – Presidente da Câmara e Vereadores (nº dependente da população do concelho). Valongo tem 9 Vereadores. Assembleia Municipal – constituída pelos membros da assembleia, ou seja, os deputados municipais, cujo nº se calcula pela fórmula seguinte: 3 x o nº de Vereadores, logo em Valongo são 3 x 9 = 27, mais os presidentes das Juntas de Freguesia (5 em Valongo). No total são então 32 (27+5) elementos na Assembleia Municipal”.

1.2 Como são eleitos esses representantes? R: “De 4 em 4 anos há eleições autárquicas. Sempre que há eleições os partidos políticos formam listas. Desde há alguns anos para cá também grupos de cidadãos independentes podem formar associações/grupos de cidadãos. Depois, antes do ato eleitoral, submeta-se a candidatura a tribunal, verifica-se se todas as pessoas têm capacidade para serem candidatos e há a eleição. Depois os 9 lugares da vereação e os 32 na assembleia são distribuídos pelo método de Hondt , método matemático que faz a distribuição dos lugares pelos partidos que concorreram”.

2. Quantas vezes reúne a Assembleia Municipal? R: “Ordinariamente 4 vezes por ano. Depois, sempre que solicitado, por exemplo pela Câmara Municipal, por 1/3 dos seus membros, reúne de forma extraordinária. Pode a própria mesa da Assembleia Municipal solicitar uma reunião, caso haja algo importante que o justifique. Neste caso vai ser esse assunto o ponto único da reunião”.

3. Como é eleito o Presidente da Câmara? R: “Quando há eleições autárquicas todas as listas dos partidos tem o nº 1 da lista, ou seja a primeira pessoa da lista. O partido que ganhar as eleições será o seu nº1 o próximo Presidente da Câmara”.

4. Como ficam representados os partidos que não ganham as eleições? R: “Aplica-se então o método matemático de Hondt, que faz a distribuição dos votos dos partidos pelos lugares, até preencher, no caso da Câmara de Valongo, os 9 lugares disponíveis. Ou seja, todos os partidos podem ter representantes, desde que tenham votos suficientes.”

5. Quais as principais funções do Presidente da Câmara? R: “O Presidente da Câmara tem várias funções, mesmo muitas, como é o caso das relacionadas com: A cultura; A educação - escolas primárias (obras e manutenção); A ação social – atribuição de casas a certas famílias; Os serviços autárquicos ; O urbanismo – regras de construção de casas,... O ambiente – nomeação de zonas protegidas,...

O Presidente tem todas estas tarefas O Presidente tem todas estas tarefas. A Câmara funciona como se fosse uma pirâmide, em que o Presidente está no topo e vai dando instruções, de acordo com as orientações e o programa que ele se propôs executar no ato eleitoral. Ele vai dando soluções para que as coisas sejam feitas, ao encontro dos desejos dos munícipes. Quando há reuniões da Câmara o Presidente gere os trabalhos e coordena a reunião. Há ainda o lado institucional que é o Presidente representar o município fora de Valongo, por exemplo numa reunião com ministros.”

5.1. E dos representantes dos partidos da oposição? R: “Os representantes dos partidos da oposição também estão representados na Câmara, como Vereadores da oposição e tem grande responsabilidade fiscalizando o que está a ser feito pelo Presidente da Câmara e Vereadores que lideram a Câmara. Se não houvesse oposição, as coisas eram feitas de uma maneira não tão clara, não tão esclarecedora. Eles estão cá para avisar, fazer críticas(construtivas) e ajudar a Câmara a gerir, dando inclusivé sugestões. O mesmo acontece na Assembleia Municipal.”

6- O que são os vereadores duma câmara? R: “Os vereadores de uma câmara são as pessoas que são responsáveis pelas áreas temáticas. Na câmara tendo no seu topo o presidente, cada vereador fica com uma área de assuntos, por exemplo, um fica com a cultura, outro com o desporto, com a juventude e outro com o urbanismo, com a s obras municipais e com a logística, e outro que fica com a educação e com a ação social. Cada um destes vereadores especializa-se numa única área onde cada qual tem uma função. Quando por exemplo decorre uma reunião na câmara, dependendo do assunto da mesma, é chamado um vereador que tenha a ver com essa área. Neste caso o presidente da câmara sabe de tudo um pouco mas também tem os seus colaboradores ou seja os vereadores.”

7- Acha que a cidade esta bem organizada? R: “Na cidade de Valongo há certas coisas que podiam estar melhor, mas não podemos dizer que Valongo seja uma cidade mal organizada pois ainda é uma cidade relativamente pequena mas com muitas zonas verdes e rede de transportes o que faz com que aqui em Valongo seja muito fácil de entrada. Valongo é uma cidade que ainda pode crescer pois tem bastantes zonas verdes. Há obviamente alguns aspetos que podiam ser melhorados mas em aspeto geral penso que o município de Valongo esta bem organizado.”

8-Como pensa que esta a situação de emprego em Valongo? R: “A situação de emprego em Valongo, vindo ao encontro do que está a acontecer no nosso país, em Valongo ainda temos algum problema de emprego. Pensamos que estão a ser feitas coisas que na nossa espectativa podem criar mais emprego brevemente. Nas zonas industriais podem surgir grandes empresas à medida que estas vão crescendo e é natural que se fixem em Valongo trazendo assim algum emprego para os cidadãos. Uma coisa que Valongo não tem alcançado é a procura uma vez que todo o país também está a passar por esta situação de falta de consumo. Mas acreditamos que o nosso conselho terá mais consumo do que nos concelhos vizinhos.”

9 - O que pensa sobre o ensino nas escolas de Valongo? R: “O ensino nas escolas de Valongo analisando pelas médias a nível nacional, é muito bom. O problema nas escolas é que alguns equipamentos das escolas não têm propriamente as melhores condições. Uma vez que a autarquia só fez mudanças nas escolas primárias cá em Valongo há melhores escolas primárias do que propriamente as preparatórias e as secundárias. Os alunos ficam um pouco desorientados quando passam para as escolas preparatórias pois as condições são muito diferentes, tendo impacto na própria aprendizagem dos alunos.”

10 - Quais são as suas sugestões para melhorar Valongo? R: “Na minha opinião Valongo é uma cidade onde se entra e sai facilmente e onde também existe uma grande rede de exportação tornando assim Valongo uma cidade muito bem situada. Nota-se que as pessoas começam a visitar mais Valongo e a experimentar algumas atividades. Apesar de tudo Valongo é uma boa cidade.”