1 - TRIÂNGULO DA ATIVIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Tridimensionalismo e Aplicação/Interpretação do direito
2º Encontro Ibero Latinoamericano de Governo Eletrônico e
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
Apresentação do Projeto
XI Congresso Mundial de Saùde Pùblica, Rio de Janeiro, Agosto de 2006 PAINEL:TRABALHO, SAÚDE PÚBLICA E GLOBALIZAÇÃO A PROPÓSITO DAS RELAÇOES ENTRE SAÚDE.
RELATIVISMO ÉTICO.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Educação Permanente em Saúde :
Indivíduos e sociedade:
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
GESTÃO ESCOLAR.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
“Entidades e organizações de assistência social”
CIDADANIA & DEMOCRACIA
Presidente: Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP SEMINÁRIO DO SETOR QUÍMICO DO BRASIL FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
As políticas energéticas à prova da sustentabilidade:
Professora Suraia Rahmé
Formas de Participação
Comunicação oral em palavra eletrônica cantada
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
Ymiracy N. de Souza Polak
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
QUEM SOMOS A IDEROL tem produtos e serviços para todas as necessidades, focando seus esforços em posicionar sua empresa frente aos seus colaboradores.
Conteúdo Processos e threads Partes do processo
Pastoral da Educação e da Cultura
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
Leitura e interpretação de texto
Gramática da língua portuguesa
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Erros e Acertos na Avaliação Escolar
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
Supervisoras: Eliane de Castro Fabrini Silvia Martins Rodrigues
Auditoria e Acompanhamento.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
Conceitos de cultura Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano... É o desenvolvimento intelectual do ser.
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
Rejane de Oliveira Pozobon
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Comunicação A importância da Comunicação. Comunicação Natureza: Processo mediante o qual premissas decisórias são transmitidas de um membro da organização.
DIREITO FUNDIÁRIO Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
Prof. Dr. José Alberto Maia Barbosa
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Fases Metodológicas do Planejamento Social
A filosofia no Brasil do século XIX
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Escola de Enfermagem Anna Nery Departamento de Enfermagem de Saúde Pública Núcleo de.
Apresentação AMPROGÁS Brasília, 15/12/2.010 Câmara Federal – Plenário 14 - Anexo II.
REDUÇÃO DE DANOS Não é um bicho de sete cabeças...
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
Transcrição da apresentação:

1 - TRIÂNGULO DA ATIVIDADE Ao polo da desaderência Inseridas nas epistemicidades (conceitos) Base da anticipação 1 AGIR No PRESENTE Dramáticas do uso de um corpo-si às voltas com um mundo de valores Ao Polo da aderência Ligadas ao corpo-si Mais ou menos posta em linguagem Base de uma eventual antecipação 2, sempre virtual… Saberes mobilisados e/ou retrabalhados Normas Antecedentes

2 – A dinâmica da atividade no universo das normas antecedentes Triângulo da atividade tn NORMAS ANTECEDENTES de diversos níveis diversas entidades sociais concernidas Se propõe Se impõe tn + 1 Impossível invivível Debates de normas RENORMALIZAÇÕES tn + 2

3 – Devir das renormalizações na vida social Frente a re-proposição de Novas Normas Antecedentes (NNA) RENORMALIZAÇÕES Permanecem essencialmente infinitesimais, invisíveis, não socialisadas, inclusive denegadas (crises…) Socializadas, postas em palavras, postas em debates, via E.C.R.P Todos os intermediários possíveis Uma modalidade ergológica para reboucler a partir dos triângulos da atividade (sempre singularizado no corpo-si) frente a re-proposição das NNA: desenvolver a postura dos dispositivos dinâmicos a 3 polos (DD3P) no seio do qual podem se iniciar GRTs (Groupes de Rencontre du Travail – Grupos de encontro de Trabalho)

Quanto mais esta rebouclage concerne os níveis da vida social tendancialmente « macroscópicos », mais devem se desenvolver as dialéticas micro-macro nos 2 sentidos no seio do Espaço Social Tripolar. No nível « macroscópico », aquele dos órgãos políticos das sociedades mercantis e de direito: como notadamente retrabalhar a vida democrática para fazer emergir as reservas de alternativas instruídas pelos debates de normas e as rebouclages, no polo do espaço social tripolar