TRABAHO DIREITO AMBIENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Penal I
Advertisements

UNIDADE VI – AÇÃO CIVIL “ex delicto”.
Sujeito e Objeto do Delito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Decreto 3.179/99.
DIREITO AMBIENTAL E O SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Direito Processual Penal II
Pena Restritiva de Direito Pena Alternativa
Crimes contra a Administração Ambiental
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À PIRATARIA DE G.L.P. São Paulo, 12 de setembro de 2006 JEFFERSON APARECIDO DIAS Procurador da República.
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
ACONTRIBUIÇÃO PENAL NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica
Legislação.
RESÍDUOS SÓLIDOS.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Visa regular a relação do homem e seus meios de produção com a natureza, como forma de permitir o equilíbrio dessa relação, dando.
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
INSEGURANÇA JURÍDICA DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA CONFEA/CREAS NA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS E ATIVIDADES NA ÁREA AMBIENTAL 8/11/2012.
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
M ATTOS FILHO, V EIGA FILHO, M ARREY JR. E Q UIROGA ADVOGADOS ASPECTOS JURÍDICOS DAS AUDITORIAS AMBIENTAIS: A PREVENÇÃO COMO MELHOR REMÉDIO Fernando Tabet.
2 ° Pelotão de Policia Ambiental de Canela
DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ
02/04/2017.
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Ação civil ex delicto Gustavo Badaró aulas de e
Dos crimes praticados por particulares: Art
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
LEI 9605/1998.
Augusto Henrique Lio Horta
SENTENÇA.
RESPONSABILIDADE CIVIL
Profº Carmênio Barroso
LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA FACULDADE PITÁGORAS
Professor Ms. Arlei da Costa
Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica de Pediatria - Conselheiro Sidnei Ferreira CREMERJ - Câmara Técnica.
Direito EmpresariaL III UFT
RESPONSABILIDADE ÉTICA E LEGAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
DIREITO CRIMINAL AMBIENTAL
RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL
TIPICIDADE.
Processo administrativo sancionatário:
Responsabilidade Civil
DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE PENAL:
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 4
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 2
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
FOCCOSP Fórum de Combate à Corrupção do Estado de São Paulo
Professor: Yuri Nadaf Borges
AULA DE DIREITO PENAL IV – AULA 3
Ana Rosa de Brito Medeiros
Procedimento dos crimes de drogas
CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CULTURAL.
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
CRIME AMBIENTAL LEI 9.605/98. FUNDAMENTO CONSTITUIÇÃO FEDERAL, art. 225, § 3º: – AÇÕES CRIMINOSAS condutas lesivas ao meio ambiente atividades lesivas.
RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DE OCORRÊNCIA
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL TEORIA GERAL DO DIREITO PENALTURMA: 1º. Ano Matutino MINISTRANTE: Prof. MSc. ALESSANDRO NEPOMOCENO UNIDADE 8.
AULA 7 – Lei de crimes ambientais Constituição Federal. Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores,
Responsabilidade administrativa Ou Infrações em mat ambiental Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os.
Poderes da Administração Pública  O Regime jurídico-administrativo  Poder e faculdade  Poder-dever  Conceito de José dos Santos:  “conjunto de prerrogativas.
Poderes e deveres do administrador público
RECUPERAÇÃO DE EMPRESA PROF. WILIAM CARVALHO. RECUPERAÇÃO EMPRESARIAL Art. 58. Se todas as exigências foram cumpridas o juiz é obrigado a conceder a recuperação.
INEFICÁCIA E REVOGAÇÃO DOS ATOS PRATICADOS ANTES DA FALÊNCIA Arts. 129 a 138.
Transcrição da apresentação:

TRABAHO DIREITO AMBIENTAL Crimes contra a Administração Ambiental

Conceito São infrações cometidas por servidores públicos. Os crimes contra a administração incluem afirmação falsa ou enganosa, sonegação ou omissão de informações e dados técnico-científicos em processos de licenciamento ou autorização ambiental; a concessão de licenças ou autorizações em desacordo com as normas ambientais; deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental; dificultar ou obstar a ação fiscalizadora do Poder Público; São infrações administrativas toda ação ou omissão que viole regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente;

O legislador reservou quatro artigos para os crimes contra a administração ambiental, tipificando condutas delituosas praticadas por funcionário público e por particular. Todos os quatro artigos tipificam crimes e estipulam sanções penais. As penas dos arts 66, 67, 68 e 69 têm penas mínimas de um ano de reclusão e detenção. Portanto, nesta Seção, aplica-se somente o instituto da suspensão do processo, previsto no art. 89 da Lei n. 9.099/95, com exceção do parágrafo único do art. 67 e do parágrafo único do art. 68 da Lei ambiental, cujas penas são de três meses a um ano, sem prejuízo da multa, se o crime for de natureza culposa. Nesses casos, aplica-se o instituto da transação penal, previsto no art. 76 da Lei n. 9.099/95.      

Os dois primeiros artigos cuidam de crimes praticados por funcionário público, e os dois últimos, por particulares contra a administração pública ambiental. O legislador resolveu punir mais severamente o funcionário público do que o particular, agravando a pena daquele.       Antes do advento desta lei, o funcionário público e o particular respondiam pelas infrações penais previstas no Código Penal, cujos delitos encontram correspondência nos arts. 328 e s. do Código Penal (tratam dos crimes praticados por particular contra a administração em geral) e nos arts. 312 e s. do mosmo Codex (cuidam dos crimes praticados por funcionário público contra a dministração em geral). Com a criação da nova Lei ambiental, aplica-se o Código Penal subsidiariamente.

Art. 66 Fazer o funcionário público afirmação falsa ou enganosa, omitir a verdade, sonegar informações ou dados técnico-cientifícos em procedimentos de autorização ou de licenciamento ambiental: Pena – reclusão, de um a três anos, e multa.

Art. 67 Conceder o funcionário público licença, autorização ou permissão em desacordo com as normas ambientais, para as atividade, obras ou serviços cuja realização depende de ato autorizativo do Poder Público: Pena: detenção, sem prejuízo da multa. Se crime é culposo, a pena é de três meses a um ano de detenção, sem prejuízo da multa.

Exemplo José Flávio Mayrink Pereira é acusado de conceder autorização em desacordo com as normas ambientais para a construção do complexo industrial do Aeroporto de Confins O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) denunciou o ex-superintendente da Região Central Metropolitana de Meio Ambiente, José Flávio Mayrink Pereira, pelo crime previsto no artigo 67 da Lei 9.605/98. Ele é acusado de conceder autorização em desacordo com as normas ambientais para a construção do complexo industrial do Aeroporto de Confins.

O Ministério Público do Estado de Rondônia instaurou Inquérito Civil Público para apurar possíveis atos de improbidade administrativa relacionados à concessão de autorização de construção de Porto localizado às margens do Rio Guaporé.

Art. 68 Deixa, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental: Pena – detenção, de um ano a três anos, e multa. Se o crime é culposo, a pena é de três meses a um ano, sem prejuízo da multa.

Art. 69 Obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais: Pena – detenção, de um a três anos, e multa.

Processo: ACR 42715 DF 2000.34.00.042715-6 Ementa PENAL. PROCESSO PENAL. CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL. ART. 69 DA LEI 9.605/98. IBAMA. AÇÃO FISCALIZADORA. OBSTACULIZADA. AUTORIA E ELEMENTO SUBJETIVO DO TIPO DEMONSTRADOS. SENTENÇA ABSOLUTÓRIA REFORMADA. 1. Ficando demonstrado pela prova testemunhal colhida que o apelado tinha a vontade livre e consciente de obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais, a condenação é medida que se impõe. 2. Apelo provido para condenar o apelado como incurso nas penas do art. 69 da Lei 9.605/98. 3. Prescrição da pretensão punitiva que se reconhece, de ofício, em razão da pena concretizada.

Art. 69 A Elaborar ou apresentar, no licenciamente, concessão florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatório ambietal total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusiva por omissão: Pena – reclusão, de três a seis anos, e multa. Se o crime e culposo: > Pena – detenção, de um a três anos. > A pena é aumentada de 1/3 a 2/3, se há dano significativo ao meio ambiente, em decorrência do uso da informação falsa, incompleta ou enganosa.