Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
O discurso na sala de aula de Matemática
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
PORTFOLIOS ELETRÔNICOS
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
Tecnologias da Informação e Comunicação
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Sítio dos miúdos
Aprendizagem e Auto-Organização
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Concepção Centrada no Utilizador 2ª Aula de Laboratório Grupo 002 Terça-Feira 12-14h.
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Gerenciamento do Tempo.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
O que precisa para ser um aluno virtual?
Em conformidade com as Orientações Oficiais
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
GUIÃO DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO THE BIG6
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Portefólio e Matemática
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Quando falamos em aprender...
Propostas de layout Modelo 1
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
O zapear a informação em bibliotecas e na Internet
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TIC 10º ano de escolaridade
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
O que é ensinar história?
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
O que mudou no eTwinning?. O espírito de comunidade. O trabalho colaborativo. O trabalho de equipa. A disponibilidade. O espírito de partilha. A vontade.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
Apresentação do Trabalho Final Escola Secundária de Oliveira do Bairro
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)- 7º ano de escolaridade Prof. Emanuel Camacho Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da.
Situação de Aprendizagem
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Tecnologia e a Terceira Idade.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca Integrar ou não as novas tecnologias, eis a questão! Teresa Almeida d’Eça Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca Murtosa, 22 Novembro 2000

Conteúdos da apresentação atitudes comuns dos professores como tentar mudar a situação razões para integrar as novas tecnologias na prática lectiva parece-me que só devemos avançar quando: acima de tudo, nos sintimos à vontade com o equipamento e o software que vamos utilizar (OS ALUNOS COLABORAM MUITO BEM E SÃO MUITO COMPREENSIVOS COM FALHAS) sintimos que temos um grupo ou turma que colaborará a 100% connosco, e que se entusiasme e motive com o que apresentamos temos um projecto com sentido e ligado aos interesses dos alunos temos um colega que deseja mesmo colaborar connosco Murtosa, 22 Novembro 2000

confronto com a realidade recursos disponíveis confronto com a realidade navegar é preciso! mostra de sites necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

Atitudes negativas oposição recusa resistência descrença indiferença Murtosa, 22 Novembro 2000

Atitudes compreensíveis ansiedade cepticismo receio renitência Murtosa, 22 Novembro 2000

Atitudes positivas desejar sair do rame-rame ter espírito aberto e curioso gostar de aceitar novos desafios necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

querer empenhar os alunos em tarefas reais e com sentido desejar estar actualizado gostar de inovar necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

Como mudar as atitudes mais resistentes? tentar mostrar que não se trata de uma ‘moda’! convidar colegas a assistir a aulas com integração de tecnologias necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

mostrar a capacidade de atracção destas novas ferramentas reconhecer, aceitar com naturalidade e valorizar o know-how dos alunos Murtosa, 22 Novembro 2000

reconhecer o novo papel do professor: the sage on the stage  the guide on the side co-aprendentes guias orientadores facilitadores Murtosa, 22 Novembro 2000

promover encontros (in)formais apresentar sites de interesse pôr os colegas a navegar! dispor de apoio técnico e moral Murtosa, 22 Novembro 2000

Por que razão integrar as novas tecnologias? ficar no dolce fare niente, à sombra da bananeira, não traz vantagens! necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

acompanhar a evolução tecnológica, sim! agarrar os alunos renovar o interesse e gosto pela aprendizagem reflectir sobre a utilidade destes meios Murtosa, 22 Novembro 2000

ligar a Escola ao Mundo abrir horizontes novas realidades próximas ou distantes novas vivências, sociedades, culturas. . . necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

usar meios com que os alunos se identificam expor os alunos a formas de trabalho interactivo e colaborativo, próprias do mundo real Murtosa, 22 Novembro 2000

levar os alunos a reflectir sobre e a resolver problemas reais desenvolver neles capacidades de pesquisa, pensamento/análise crítica e organização da informação contribuir para uma aprendizagem actualizada/em cima do acontecimento e de qualidade Murtosa, 22 Novembro 2000

partilhar ideias, experiências, práticas, meios, recursos. . . estimular o desenvolvimento pessoal e profissional permanente diversificar as estratégias de aprendizagem necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

Recursos úteis World Wide Web email publicação online chat Murtosa, 22 Novembro 2000

Confronto com a realidade 1. fase: tomar decisões, vencer receios! avançar com um projecto: sim ou não? vontade de satisfazer interesses e expectativas dos alunos desejo de mudar e inovar espírito de aventura q.b. pensamento positivo persistência necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

pré-requisitos equipamento e espaço q.b. alunos interessados projecto adequado e bem delineado disponibilidade (não) lectiva necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

aspectos a considerar tipo de projecto tema conteúdos objectivos avaliação integração grupo duração actividades necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

Confronto com a realidade 2. fase: mãos à obra! iniciar na data prevista: não gorar expectativas! preparar previamente o equipamento s.q.p. fazer o máximo de trabalho off line pôr os alunos a aprender (a manusear o software) fazendo necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

reagir positivamente ao imprevisto não entrar em pânico! pedir ajuda a alunos ou a um colega ter um plano alternativo sem tecnologias improvisar s.f.p.! orientar cada fase, mas dando autonomia e responsabilidade resolver pequenos problemas à margem dos alunos necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

manter os alunos informados manter um registo de tudo ser flexível e tolerante (prazos e conteúdos) corrigir q.b. (caso de uma L2) necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

Confronto com a realidade 3. fase: o desfecho! manifestar ao grupo reconhecimento pelo trabalho realizado dar conhecimento à Escola, pais e comunidade próxima publicar na Internet para uma audiência alargada necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

Agora. . . vamos (tentar) navegar na WWW! http://trends.dts.cet.pt/users/eb23pamf/ http://www.nonioxxi.pt/~hp24/aproximar/VCavalos/Escola/default.htm http://www.nonioxxi.pt/~hp20/ http://www.esec-joane.rcts.pt/ http://www2.mcps.k12.md.us/schools/westlandms/ necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

http://www.uminho.pt/ http://www.educare.pt/ http://www.textoeditora.pt/ http://www.sapo.pt/ http://www.yahoo.com/ necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

http://edvista.com/claire/ http://www.llrc.pitt.edu/llab/ http://www.eslcafe.com/ http://www.malhatlantica.pt/mat/ http://ednhp.hartford.edu/WWW/Nina/Beaches2.html http://www.aitech.ac.jp/~iteslj/cw/ necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

http://www.bertrand.pt/bertrand/ http://www.publico.pt/ http://www.louvre.fr/ http://www.thehungersite.com/cgi-bin/WebObjects/CTDSites necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000

Visitem a minha página em: http://64.71.48.37/teresadeca/ e entrem em contacto comigo para: tmvaz@mail.telepac.pt Murtosa, 22 de Novembro de 2000