Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca Integrar ou não as novas tecnologias, eis a questão! Teresa Almeida d’Eça Escola EB 2,3 Padre António Morais da Fonseca Murtosa, 22 Novembro 2000
Conteúdos da apresentação atitudes comuns dos professores como tentar mudar a situação razões para integrar as novas tecnologias na prática lectiva parece-me que só devemos avançar quando: acima de tudo, nos sintimos à vontade com o equipamento e o software que vamos utilizar (OS ALUNOS COLABORAM MUITO BEM E SÃO MUITO COMPREENSIVOS COM FALHAS) sintimos que temos um grupo ou turma que colaborará a 100% connosco, e que se entusiasme e motive com o que apresentamos temos um projecto com sentido e ligado aos interesses dos alunos temos um colega que deseja mesmo colaborar connosco Murtosa, 22 Novembro 2000
confronto com a realidade recursos disponíveis confronto com a realidade navegar é preciso! mostra de sites necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
Atitudes negativas oposição recusa resistência descrença indiferença Murtosa, 22 Novembro 2000
Atitudes compreensíveis ansiedade cepticismo receio renitência Murtosa, 22 Novembro 2000
Atitudes positivas desejar sair do rame-rame ter espírito aberto e curioso gostar de aceitar novos desafios necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
querer empenhar os alunos em tarefas reais e com sentido desejar estar actualizado gostar de inovar necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
Como mudar as atitudes mais resistentes? tentar mostrar que não se trata de uma ‘moda’! convidar colegas a assistir a aulas com integração de tecnologias necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
mostrar a capacidade de atracção destas novas ferramentas reconhecer, aceitar com naturalidade e valorizar o know-how dos alunos Murtosa, 22 Novembro 2000
reconhecer o novo papel do professor: the sage on the stage the guide on the side co-aprendentes guias orientadores facilitadores Murtosa, 22 Novembro 2000
promover encontros (in)formais apresentar sites de interesse pôr os colegas a navegar! dispor de apoio técnico e moral Murtosa, 22 Novembro 2000
Por que razão integrar as novas tecnologias? ficar no dolce fare niente, à sombra da bananeira, não traz vantagens! necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
acompanhar a evolução tecnológica, sim! agarrar os alunos renovar o interesse e gosto pela aprendizagem reflectir sobre a utilidade destes meios Murtosa, 22 Novembro 2000
ligar a Escola ao Mundo abrir horizontes novas realidades próximas ou distantes novas vivências, sociedades, culturas. . . necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
usar meios com que os alunos se identificam expor os alunos a formas de trabalho interactivo e colaborativo, próprias do mundo real Murtosa, 22 Novembro 2000
levar os alunos a reflectir sobre e a resolver problemas reais desenvolver neles capacidades de pesquisa, pensamento/análise crítica e organização da informação contribuir para uma aprendizagem actualizada/em cima do acontecimento e de qualidade Murtosa, 22 Novembro 2000
partilhar ideias, experiências, práticas, meios, recursos. . . estimular o desenvolvimento pessoal e profissional permanente diversificar as estratégias de aprendizagem necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
Recursos úteis World Wide Web email publicação online chat Murtosa, 22 Novembro 2000
Confronto com a realidade 1. fase: tomar decisões, vencer receios! avançar com um projecto: sim ou não? vontade de satisfazer interesses e expectativas dos alunos desejo de mudar e inovar espírito de aventura q.b. pensamento positivo persistência necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
pré-requisitos equipamento e espaço q.b. alunos interessados projecto adequado e bem delineado disponibilidade (não) lectiva necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
aspectos a considerar tipo de projecto tema conteúdos objectivos avaliação integração grupo duração actividades necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
Confronto com a realidade 2. fase: mãos à obra! iniciar na data prevista: não gorar expectativas! preparar previamente o equipamento s.q.p. fazer o máximo de trabalho off line pôr os alunos a aprender (a manusear o software) fazendo necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
reagir positivamente ao imprevisto não entrar em pânico! pedir ajuda a alunos ou a um colega ter um plano alternativo sem tecnologias improvisar s.f.p.! orientar cada fase, mas dando autonomia e responsabilidade resolver pequenos problemas à margem dos alunos necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
manter os alunos informados manter um registo de tudo ser flexível e tolerante (prazos e conteúdos) corrigir q.b. (caso de uma L2) necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
Confronto com a realidade 3. fase: o desfecho! manifestar ao grupo reconhecimento pelo trabalho realizado dar conhecimento à Escola, pais e comunidade próxima publicar na Internet para uma audiência alargada necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
Agora. . . vamos (tentar) navegar na WWW! http://trends.dts.cet.pt/users/eb23pamf/ http://www.nonioxxi.pt/~hp24/aproximar/VCavalos/Escola/default.htm http://www.nonioxxi.pt/~hp20/ http://www.esec-joane.rcts.pt/ http://www2.mcps.k12.md.us/schools/westlandms/ necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
http://www.uminho.pt/ http://www.educare.pt/ http://www.textoeditora.pt/ http://www.sapo.pt/ http://www.yahoo.com/ necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
http://edvista.com/claire/ http://www.llrc.pitt.edu/llab/ http://www.eslcafe.com/ http://www.malhatlantica.pt/mat/ http://ednhp.hartford.edu/WWW/Nina/Beaches2.html http://www.aitech.ac.jp/~iteslj/cw/ necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
http://www.bertrand.pt/bertrand/ http://www.publico.pt/ http://www.louvre.fr/ http://www.thehungersite.com/cgi-bin/WebObjects/CTDSites necessidade de um mais computadores com processamento de texto, ligação à Internet e email instalações adequadas ao grupo~/turma que vai trabalhar grupo de alunos interessados ou turma com quem se pode fazer um trabalho deste tipo projecto bem pensado: tema e subtemas, objectivos, actividades a desenvolver, avaliação e prazos para podermos apresentar o facto consumado ao nosso colega-parceiro, que pode e deve fazer sugestões disponibilidade lectiva ou extracurricular (há coincidência de dias livres dos alunos e nossos? – acreditem que é muito importante, mesmo quando o intercâmbio é em horário lectivo, pois por vezes há necessidade de tempo extra) facilita ter um parceiro na ideia ou facilidade em arranjar um – ainda não percebi se é fácil ter respostas afirmativas a um pedido de colaboração Murtosa, 22 Novembro 2000
Visitem a minha página em: http://64.71.48.37/teresadeca/ e entrem em contacto comigo para: tmvaz@mail.telepac.pt Murtosa, 22 de Novembro de 2000