Diferenciação de Produtos Concorrência Perfeita: Produtos homogêneos (Substitutos perfeitos) curva de demanda das empresas horizontal empresas tomadoras de preços Mundo Real: Diferenciação de produtos (Substitutos imperfeitos) curva de demanda das empresas inclinada empresas com poder de mercado P D Q P D Q Cap 5.1 Kupfer e Hasenclever: 2002
Diferenciação de Produtos Chamberlin (1933): diversificação de produtos competição monopolista Estrutura – Conduta - Desempenho: Diversificação de produtos é uma das fontes de barreiras à entrada Evolucionistas: Diversificação de produtos (+) seleção do mercado dinâmica industrial Cap 5.1 Kupfer e Hasenclever: 2002
Fatores e Tipos de Diferenciação: Fatores que causam diferenciação de produtos Especificação técnica Desempenho, confiabilidade Durabilidade Ergonomia, Design Estética Custo de Utilização Imagem, Marca Forma de Comercialização Assistência técnica, Suporte ao usuário Financiamento aos usuários Cap 5.2 Kupfer e Hasenclever: 2002
Fatores e Tipos de Diferenciação As características dos produtos (tecnológicas e de uso) e dos consumidores determinam quais setores tem maior vocação para a diferenciação: Diferenciação de produtos implica um produto novo, portanto, é necessário que o produto: Possa ser modificado Seja considerado melhor pelos consumidores Quanto maior o número de critérios usados pelo consumidor para avaliar o produto: maior a possibilidade de competição através da diferenciação de produtos. Cap 5.2 Kupfer e Hasenclever: 2002
Fatores e Tipos de Diferenciação Existe dois tipos de diferenciação de produtos: Diferenciação Vertical: utilidade de todos os consumidores aumenta quando quando o nível de uma característica do produto aumenta Permite a obtenção de elevado diferencial de preços Horizontal: Modificação em um atributo do produto causa aumento na utilidade de alguns consumidores e diminuição na de outros. Permite um diferencial de preços pequeno Cap 5.2 Kupfer e Hasenclever: 2002
Chamberlin (1933): O Modelo do Consumidor Representativo Combina: Monopólio: Empresas com poder de mercado Concorrência perfeita: lucro econômico zero Hipóteses: Adota hipóteses da concorrência perfeita exceto produto homogêneo Substitutos próximos Demanda e custos uniformes entre empresas Cap 5.3 Kupfer e Hasenclever: 2002
Chamberlin (1933): O Modelo do Consumidor Representativo Diferenciação de produtos: Beneficio: Adequar produto ao gosto do consumidor Esforço de venda aumenta custos fixos Curto Prazo Maximização de lucros (CMg = RMg) determina nível de produção Lucro econômico P,C CMg CMe D1 Q RMg Cap 5.3 Kupfer e Hasenclever: 2002
Chamberlin (1933): O Modelo do Consumidor Representativo Longo prazo Entrada provoca o deslocamento da curva de demanda (D1 para D2) Nível de equilíbrio: CMe tangente a curva de demanda: lucro econômico zero. CMe > CMe mínimo: Economias de escala não realizadas. P,C CMe D1 D2 Q Cap 5.3 Kupfer e Hasenclever: 2002