Dra. Tânia Regina Raitz A TRANSIÇÃO DOS ESTUDOS DE MESTRADOS: O CASO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
O Cenário Econômico Atual
Prática de Ensino: Educação Básica
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Visão para a Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
para crianças de zero a seis anos.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
SEJA NOSSO FRANQUEADO E ACRESCENTE MAIS PROGRESSO PARA SUA VIDA.
Eduardo L.G. Rios-Neto 16 de março de 2011 SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL MESA 1 O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: EQUILÍBRIO DE LONGO.
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Educação a Distância no Brasil e na Espanha:
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Política Nacional de Saúde do Idoso
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Talentos para Inovação
VI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Reflexões sobre o papel das.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Semana do Bibliotecário Março – 2010 Carreiras impulsionadas: o que move o profissional bibliotecário? Simone da Rocha Weitzel Docente/DEPB/CCH/UNIRIO.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior Ministério da Educação.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Política Educacional Brasileira
Nome da Empresa LOGO DA EMPRESA Nome do candidato a credenciamento.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
/ / Década de SAIR.
Ministério da Educação
Linha do Tempo da EaD no Brasil
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Bacharelado Interdisciplinar /Reforma Universitária.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
ANTECEDENTES DA EaD.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
GOBBI, Maria Cristina. Panorama da produção do conhecimento em comunicação no Brasil. Brasília: IPEA, 2010, p
Transcrição da apresentação:

Dra. Tânia Regina Raitz A TRANSIÇÃO DOS ESTUDOS DE MESTRADOS: O CASO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

A conjuntura atual na qual o país vive, tanto no que refere ao setor econômico/produtivo quanto ao político, tem um reflexo forte na educação brasileira, a qual não escapa às contingências do momento complexo em que vivemos. Época repleta de indefinições e mudanças, por vezes, inclusive, nos rumos da economia oriunda da atual crise mundial pela qual passam todas as nações, seja na área produtiva, nas relações com novos mercados e no setor educacional, e por consequência, na pós-graduação.

Segundo o Plano nacional de Pós Graduação- PNPG (CAPES, 2010), o país entrou no século XXI como uma nova potência emergente, com a perspectiva de tornar-se a quinta economia do planeta no decênio Trata-se de um fato importante revelando que o país vem passando e deverá passar mais ainda por mudanças profundas em segmentos importantes da economia, com impactos na geopolítica mundial e impactos em diferentes setores da sociedade, inclusive no sistema educacional, aí incluído o ensino superior e a pós-graduação. Na última década foi marcante na política setorial de pós-graduação no Brasil a forte expansão de Programas, em todas as áreas do conhecimento, também é visível a criação de diferentes modalidades de cursos (mestrados profissionalizantes, mestrados interinstitucionais, cursos de pós-graduação à distância, cursos fora da sede).

Nos últimos anos percebeu-se um crescimento significativo no número de mestrandos no Brasil. Compreender os fatores motivacionais e as expectativas que conduzem os alunos ingressantes a buscarem estes cursos torna-se essencial para que as instituições de ensino possam atender estas expectativas, evitando frustração e desapontamento por parte destes alunos.

UNIVERSIDAD 4 MÁSTERPOBLACIÓNMUESTRA UB Educación para la ciudadanía y valores 2110 UBIntervención social y educativa5732 UBPsicopedagogía8944 UB Investigación en didáctica, formación y evaluación educativa 3222 UAB Soporte para la inclusión educativa y social 2016 UAB Mediación: especialidad medicación comunitaria 2718 U. Sevilla Actividad física y calidad de vida de personas adultas 3315 U. Sevilla Profesorado en Secundaria obligatoria y bachillerato, formación profesional y enseñanza de idiomas 16 U. Sevilla Formación y orientación profesional para el empleo 3023 U. Sevilla Dirección, evaluación y calidad de las instituciones de formación 2718 U. Sevilla Estudios de Género y desarrollo profesional 88 UNIVALIEducación5030 UDESCEducación3917 UBOtros 9 TOTAL449278

Encontramos três idades determinantes do acesso ao mestrado: -42 anos (10,6%) - 32 anos (8,5%) - 23 anos (8,5%) Eles representam 27,7% da amostra. Os restantes estão dispersos entre a faixa etária anos.

Se levarmos em conta a Universidade, há um detalhe importante, que a diferença se encontra na experiência Junior, 66,7% estão na Universidade privada e não na pública

1.- ACESSO

2.- DESENVOLVIMENTO

3. Conclusões

Conclusões As razões principais dos recém titulados para acessar o mestrado apontam que adquirir melhor base de formação, expandir as habilidades e ascender o doutorado, são fatores determinantes. Já os com menos cinco anos de trabalho colocam as razões em, adquirir melhor base de formação e expandir as habilidades, e os com mais de cinco anos adquirir melhor base de formação.

Transição à Universidade, entre ciclos e ao mercado de trabalho Muito obrigada por sua atenção