Pesquisa em Psicologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação ao Vivo Torne-se AER
Advertisements

Configurando DirectAccess em 30min QS31 Rodrigo Immaginario, CISSP MVP:Enterprise Security
AppCompat sem alteração de código fonte WCL303 Fabio Casado Consultor Microsoft Brasil.
Agenda Sessão Matutina HoraMódulo 8:30O que é a Plataforma de Aplicação Microsoft? 9:00Business Intelligence 10:00Next Web 11:00Enterprise Applications.
Migração e Compatibilidade de aplicações para IE9 e IE10 WCL304 Alex Kondera MVP Windows Internet Explorer Company.
Migrando uma aplicação para Windows Azure COS305 Rogerio Cordeiro Developer Evangelist Microsoft Brasil.
Irei focar nos recursos que o WSRM tem para gerenciar ambientes com multiplos serviços em um mesmo servidor. Na primeira parte mostrarei o porque é importante.
MVVM avançado para o Windows Phone 7 WPH304
WINDOWS SMALL BUSINESS SERVER 2011 VISÃO GERAL. Agenda Visão Geral SBS 2011 Versões do SBS 2011 O que há de novo – Essentials O que há de novo – Standard.
Gerenciando e protegendo estações de trabalho com Windows Intune WCL302 Herleson Pontes MVP | MCT | MCITP | MCSA | MCTS | MCP | MOS
Microsoft Students to Business
Microsoft Students to Business
Microsoft Students to Business
Conhecendo e Migrando para SQL Azure DBP 202 Diego Nogare MVP SQL Marcondes Alexandre MVP
The Learning Gateway and the 21 st Century Learning.
Microsoft Students to Business
Computação na Nuvem e BPOS
Microsoft Students to Business Infraestrutura de Redes – 2ª Fase.
Primeiros Passos no ASP.NET 5 Renato Haddad May 14, 2015 May 14 – 15, Microsoft MVP Virtual Conferenc e.
Administração de Sistemas Operacionais Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros Curso Técnico em Redes de Computadores Professor Emerson Felipe.
| Copyright© 2010 Microsoft Corporation Ricardo Senna | Especialista em Soluções Online IUR - Benefícios a Parceiros.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Semana especial de Migração Migração de Windows SharePoint Services 3.0 para SharePoint Foundation 2010 (Nível 200) Marcelo Sincic MCT-MCITP-MCPD-MCTS.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
Phases of Hackers. Module 1: Today’s Threat Landscape Module 2: Key Principles of Security Module 3: Understanding your enemy! Module 4: Phases of Hackers.
Projetando arquiteturas para o Windows Azure
Bing SMB Advertisers – Search Ads
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Tema e problema de pesquisa
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
MyLawyer A Gestão de Escritórios de Advogados
Elaboração de um projeto de pesquisa
O novo Project Server e o EPM Online. O novo Project Server e o EPM Online.
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
METODOLOGIA DA PESQUISA
Fase exploratória TEMA – OBJETO DE ESTUDO
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Observações importantes
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Pesquisa em Psicologia
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Super ETL’s com as novidades do SSIS 2016
Pesquisa em Psicologia
Super ETL’s com as novidades do SSIS 2016
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Pesquisa em Psicologia
Formulação do problema quantitativo
Amplie seu público de clientes com o Bing Ads
Alta Disponibilidade com Azure SQL Database
Windows Phone 8 - além da app
Roteamento de mensagens no Exchange Server 2016
11/10/2018 4:32 AM Deus é sussurro e brisa, ,
Conhecimento e Pesquisa
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Criando uma máquina Linux (Ubuntu 14.04) com disco gerenciado no Azure
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Fazendo uso dos recursos do Microsoft Graph
E. M. Dr. Leandro Franceschini
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Pesquisa Científica
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Transcrição da apresentação:

Pesquisa em Psicologia 8/6/2018 10:38 AM Pesquisa em Psicologia Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá © 2007 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

O problema de Pesquisa Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão que a pesquisa visa responder. Um problema científico visa responder como são as coisas, e não como fazer as coisas.

O problema de Pesquisa Problemas de “valor” – “qual a melhor técnica psicoterápica”, “como devemos educar nossos filhos?”, “é bom utilizar jogos na educação infantil?” – não são problemas científicos. Isso não significa que a ciência não pode ajudar nessas questões, mas que não é possível testá-las empiricamente.

O problema de Pesquisa Um problema científico, portanto, é aquele que pode ser verificado através da pesquisa. Exemplo: ao invés de perguntar se “é bom utilizar jogos na educação infantil?”, testar a correlação entre o uso de jogos e o desempenho das crianças em testes e avaliações. A correção ou incorreção de uma hipótese deve ser passível de verificação empírica.

O problema de Pesquisa um problema é testável cientificamente quando envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas. Exemplos: Como a escolaridade influencia a preferência político-partidária? A desnutrição contribui para o rebaixamento intelectual? Técnicas de dinâmica de grupo facilitam a interação entre os alunos?

O problema de Pesquisa A escolha do problema tem a ver com grupos, instituições, comunidades ou ideologias com que o pesquisador se relaciona. Elementos como relevância, oportunidade e comprometimento do pesquisador influenciam a escolha do problema.

O problema de Pesquisa Relevância do problema: pode ter relevância científica e/ou prática. Um problema é cientificamente relevante se conduzir à obtenção de novos conhecimentos. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução.

O problema de Pesquisa Oportunidade: o pesquisador deve considerar os contextos que permitem a ele tratar de certos problemas. Proximidade geográfica, condições materiais, possibilidade de acesso aos sujeitos podem determinar a escolha de um problema de pesquisa.

O problema de Pesquisa A escolha do problema de pesquisa sempre implica algum tipo de comprometimento. Exemplo: quando o pesquisador está integrado como técnico numa organização, tende a desenvolver as pesquisas que lhe são propostas pela direção ou por seus clientes.

Formulação do Problema Em geral, a pesquisa começa com uma pergunta provisória ou um tema geral. Essa pergunta geralmente muda à medida em que se faz o levantamento bibliográfico ou pesquisas exploratórias iniciais. Leituras asseguram a qualidade na formulação do problema. O campo, por sua vez, possibilita o contato com a realidade.

Formulação do Problema Importante na formulação do problema: “explicitar de forma clara uma questão de pesquisa que sirva de base para o planejamento, entender sua ligação com a metodologia a ser empregada e aprender a partir do trabalho já realizado por outro” (hitchcock e hughes apud moura e ferreira, 2005)

Formulação do Problema Regras para formulação do problema: O problema deve ser formulado como pergunta: uma maneira simples e direta de abordar o problema. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável: Não deve ser muito amplo, deve ser específico e executável.

Formulação do Problema Regras para formulação do problema: O problema deve ter clareza e ser conceitualmente bem definido: é preciso deixar claro o sentido dos termos e conceitos utilizados. O problema deve ser preciso: devemos buscar problemas passíveis de definição e observação.

Formulação do Problema Regras para formulação do problema: O problema deve conduzir a uma pesquisa factível: não adianta ser claro e bem definido se não for realizável. O problema deve ser ético: a ética no cuidado com os sujeitos da pesquisa é um dos princípios fundamentais.

Formulação do Problema Antes de definir uma questão, parte-se de um tema mais geral, e refina-se com a revisão bibliográfica. O problema determina a metodologia usada.   Depois de definido o problema, especifica-se os objetivos. É comum, mas não obrigatório, haver um objetivo geral e objetivos específicos.

Hipótese Hypo (abaixo) + Thesis (afirmação, proposição) É uma formulação provisória, com intenção de ser posteriormente demonstrada ou verificada pela pesquisa. É uma provável resposta ao problema de pesquisa. O processo de pesquisa se volta para a busca de evidências que comprovem ou refutem a afirmativa feita na hipótese.

Hipótese As hipóteses podem estar implícitas ou explícitas, mas são elas que orientam a coleta de dados. É possível reconhecer as hipóteses subjacentes a uma pesquisa quando observamos os instrumentos adotados para a coleta de dados (GIL, 1991)

Hipótese As hipóteses devem ter: Consistência lógica: não devem conter contradições e devem ser coerentes com o conhecimento científico e com a pesquisa Verificabilidade: devem ser passíveis de verificação na pesquisa Simplicidade: Uma hipótese não deve conter grandes e complexos enunciados, o que comprometeria a verificabilidade Relevância: deve ter função preditiva ou explicativa

Hipótese Viés do pesquisador: Um pesquisador deve ter o cuidado de não buscar apenas atentar aos fatos que confirmem sua hipótese. É uma tendência humana dar atenção aos fatos que confirmem nossas crenças, nossos valores e interesses, e o pesquisador deve estar atento a esse risco.

Atividade Pensar em um tema ou área do seu interesse; Pensar em um possível problema nessa área, considerando os possíveis sujeitos de pesquisa;