Coagulação / Floculação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
Advertisements

Saneamento Básico COAGULAÇÃO
tratamento convencional.
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
Abastecimento de Água em Rede Pública
Funções da Química Inorgânica
ETA CONVENCIONAL DE TRAMENTOCOMPLETO É a Estação de Tratamento de Água que apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação,
TRATAMENTO DE ÁGUA.
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Tratamento da Água.
Cálculo estequiométrico
Colégio Inedi Química, Turmas 101 e 102 Professor Luiz Antônio Tomaz.
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL PHD 2443 – TRATAMENTO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO E ÁGUAS RESIDUÁRIAS TRATAMENTO.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Tópico 2:
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Curso Técnico em Meio Ambiente Dureza Prof: Elizabeth Gestão de Recursos Hídricos Cíntia Amélia.
Saneamento Básico Aula 5
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
II- Gênese, Evolução, Química e Mineralogia dos Solos 1- Formação dos solos e evolução 2- Noções de mineralogia dos solos 3- Noções de química dos solos.
Química Orgânica II Prof. Alonso Goes.  Se enquadram em 4 categorias: ◦ Substituição, Adição, Eliminação, ou rearranjo.  SUBSTITUIÇÃO: ◦ reações características.
Formulação e propriedades dos sais Sal: Composto iônico formado por C x+ Proveniente da base A y- Proveniente do ácido  CyAxCyAx.
Forças Intermoleculares. Tanto os sólidos, como os líquidos ou os gases são constituídos por partículas (iões, moléculas, átomos) que se mantêm na vizinhança.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
ESTUDO DAS DISPERSÕES
QUÍMICA.
Tratamento de água de piscinas
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
Ácidos e bases Definição: A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como.
Tratamento da Água.
EM240 ESTRUTURA E PROPRIEDADE DOS MATERIAS MATERIAIS POLIMÉRICOS POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Vestibular1 Cálculo Estequiométrico.
Ciências da Natureza 5º Ano
CORROSÃO E INCRUSTAÇÃO
Vidro Constituído essencialmente por: Sílica (SiO 2) Por arrefecimento lento origina: Por arrefecimento rápido origina: Quartzo Vidro.
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
Propriedades da Matéria
Propriedades da Matéria
Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho
Lei de Lavoisier e de Proust
Soluções, Suspensões e Colóides
CARACTERÍSTICAS Os ácidos, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrehenius, são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa (qualquer solução.
Extração Líquido-Líquido
Funções Químicas Base.
Substâncias comuns da base.
GRUPO:TIAGO,DIOGO,JONATHAN,RONALD,LARA,LEANDRA,MARIA JULIA
Base Ana Clara, Sarah G..
Sal Karolayne e Jordana.
Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata.
Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Prof. Dr. Roque Passos Piveli
ROCHAS E MINERAIS.
1 Parâmetros de Qualidade de Água - Definições de processo de tratamento. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS JUAZEIRO DO.
CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA DA LAGOA TRATADA COM AS SEMENTES MILAGROSAS
Prof. Álisson D. Fraporti
ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 5748 – TRATAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS DE.
1de30 Precipitação, Coagulação e Floculação 13 de Março de 2007.
Solos Alagados Em condições de inundação, os solos sofrem profundas transformações químicas, decorrentes do processo de redução provocado por micro- rganismos.
1 Bromatologia Bromatologia Determinação de açúcares por titulação.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Mas o que um sal ? Do ponto de vista prático. Os sais apresentam como principal característica o sabor salgado: Sal de cozinha Bicarbonato de sódio Permanganato.
Reações de Neutralização Ácido-Base
Transcrição da apresentação:

Coagulação / Floculação Prof. Francisco Pinto Filho

Coagulação / Floculação As impurezas contidas na água podem encontrar-se em: Suspensão; Dissolvidas. As suspensões podem ser: Grosseiras: facilmente capazes de flutuar ou decantar, quando a água estiver em repouso. Ex.: folhas, sílica, restos vegetais, etc. Finais: turbidez, bactérias, plâncton,etc. Coloidais: emulsões (CO2), ferro e manganês oxidado, etc. As impurezas dissolvidas são: a dureza (sais de cálcio e magnésio), ferro e manganês não oxidados.

Coagulação / Floculação A coagulação tem por objetivo aglomerar as impurezas que se encontram em suspensões finais (ou em estado coloidal) e algumas que se encontram dissolvidas, em partículas maiores que possam ser removidas por decantação ou filtração. Esse processo de aglomeração das partículas ocorre à custa de Forças de Van Der Waals. O fenômeno de aglomeração ocorre devido a duas ações distintas: Uma desestabilidade onde, por adição de produtos químicos se neutralizam as forças elétricas superficiais e se anulam as forças repulsivas (coagulação). Uma aglomeração dos colóides “descarregados” até a formação de flocos que sedimentam a uma velocidade adequada. Esta aglomeração é facilitada pela agitação suave, porém completa para facilitar o contato dos flocos uns com os outros. Esta é chamada de floculação sem, contudo quebrá-los.

Coagulação / Floculação Etapas do processo Coagulação / Floculação Câmara de mistura rápida Câmara de floculação Decantadores

Coagulação / Floculação Reagentes utilizados Coagulantes: compostos de ferro ou alumínio. Capazes de produzir hidróxidos gelatinoso insolúveis e englobar as impurezas. Alcalinizantes: capazes de conferir a alcalinidade necessária à coagulação (cal viva – óxido de cálcio; hidróxido de cálcio; hidróxido de sódio – soda caústica; carbonato de sódio – barrilha). Coadjuvantes: capazes de formar partículas mais densas e tornar os flocos mais lastrados (argila, sílica ativa, polieletrólitos, etc).

Coagulação / Floculação Propriedades dos coagulantes Reagem com álcalis produzindo hidróxidos gelatinosos que envolvem e adsorvem impurezas (remoção de turbidez). Produzem íons trivalentes de cargas elétricas positivas, que atraem e neutralizam as cargas elétricas dos colóides que, em geral são negativas (remoção de cor).

Coagulação / Floculação Fatores que influenciam a coagulação Espécie de coagulante Quantidade de coagulante Teor e tipo da cor e turbidez Outras características químicas da água pH da água Tempo de misturas rápidas e lenta Temperatura Agitação Presença de núcleos

Coagulação / Floculação Processo de coagulação: dispersão do coagulante e sua reação com a alcalinidade para a formação do gel e ainda a aglomeração dessa gelatina para a formação do floco (floculação). Coagulação: mistura rápida e contínua ainda na lenta. Floculação: mistura lenta

Coagulação / Floculação Coagulantes utilizados Sulfato de alumínio – Al2(SO4)3 Sulfato ferroso – FeSO4.7H2O

Coagulação / Floculação Alcalinizantes Ca(OH)2 + MgO CaO Na2CO3.

Coagulação / Floculação Auxiliares de coagulação Polímeros sintéticos; Polímeros catiônicos; Sílica ativada; Argilas bentoniticas; Carvão ativado; Ácido sulfúrico.