Simpósio sobre Política Nacional de Saúde SUS – O PRESENTE E O FUTURO: AVALIAÇÃO DO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O TRABALHO NO SETOR SAÚDE: O QUE ESTÁ ACONTECENDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
A Enfermagem na Organização do SUS
A história do Saneamento no BRASIL
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário Nacional sobre Serviço Civil em Saúde Conselho Nacional de Saúde Francisco Júnior* Brasília, 08 de julho de 2011.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
47% nas ESF há mais de quatro anos três concursos nomeações Projeto para estabilização das ESF Identificação das causas Intervenções dirigidas.
FINLÂNDIA e-LEARNING Educação como prioridade 1. Grande Desafio
APL – Arranjos Produtivos Locais
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Ana Cristina Ghisleni
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
SEÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE PLANEJAMENTOESTRATÉGICO
Educação Permanente em Saúde :
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Observatório dos Técnicos em Saúde
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
OS DESAFIOS DA GESTÃO NA SAÚDE
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
O Problema Como podemos mostrar para a sociedade/idoso que existem possibilidades após a aposentadoria?
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Análise de conjuntura: o que representou 2013 e os desafios para 2014.
Transcrição da apresentação:

Simpósio sobre Política Nacional de Saúde SUS – O PRESENTE E O FUTURO: AVALIAÇÃO DO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO O TRABALHO NO SETOR SAÚDE: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO E NO BRASIL Francisco Campos Faculdade de Medicina da UFMG

Cenário Global: Impossibilidade de Cumprimento da Metas de Desenvolvimento do Milênio caso persista o atual quadro de Recursos Humanos em função de: Exaustão das reformas segmentadoras, excludentes e baseadas apenas em componentes duros da década dos 90. Persistencia de grandes iniquidades: 90% dos recursos em saúde atendem a 12% da população do planeta. Bomba-relógio mundial: Persistencia das Enfermidades Negligenciadas, AIDS na África Carencia de Profissionais de Saúde em Países Desenvolvidos, políticas de Recrutamento Não-Ético, Aumento da Distorsão Impacto da Publicação no Lancet e na Mídia do Informe do Joint Learning Innitiative (Rockefeller, Gates, …)

Cenário Global: Declaração da Década dos Recursos Humanos Dia Mundial da Saúde e Relatório Mundial da Saúde de 2006 Iniciativa de Scalling-Up para a África: 1 milhão de novos trabalhadores da saúde Coordenação de Recursos de Governos, Fundações Privadas, … Plano Marshal para a África.

Brasil: Ações Consistentes e Longevas para a área. Exemplo maior: Larga Escala / PROFAE. Construção de Conhecimento sobre RRHH: Mais de 5000 trabalhadores profissionalizados nesta área. Construção de uma visão cientifica do campo. Reconhecimento dos Problemas trazidos pela Dispersão / Fragmentação das intervenções e proposta de tratamento holístico. Criação da SEGETES como um momento positivo para esta compreensão.

Brasil: Ações Consistentes e Longevas para a área. Exemplo maior: Larga Escala / PROFAE Construção de Conhecimento sobre RRHH: Mais de 5000 trabalhadores profissionalizados nesta área Reconhecimento dos Problemas trazidos pela Dispersão / Fragmentação das intervenções e proposta de tratamento holístico: A SEGETES

ÁREA DA INFORMAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS: Rede de Observatórios: Expertise internacionalmente reconhecida Fundamentação e Busca de Evidencias Aprofundamento conceitual dos Estudos Laboratório de ensaio de propostas e soluções para a gestão

ÁREA DA GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE Esvaziamento pela reforma do Estado de caráter néo-liberal. Precarização dos Vínculos, Desvalorização dos Trabalhadores Contradição estrutural para a política: como vincular usuários a trabalhadores desvinculados Passivo de décadas: Retomada da discussão da carreira do servidor da saúde, entendendo-se o mercado hodierno e a necessidade de flexibilidade. Retomada do papel regulatório do Estado

ÁREA DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE Dificuldades inerentes à área pela multisetorialidade e pelo caráter reprodutivo de práticas dominantes. Intervenções devem se legitimar, inclusive nas corporações, o que leva longo tempo. Impacto tecnológico na formação ainda é subestimado. O Bussiness of Boardless Education é uma constatação mundial. Construção Coletiva e Continua: Reformas curriculares, CINAEM, PROMED e Residência Multiprofissional. Por longo tempo não houve a preocupação com a patente, mas com a idéia do avanço. O dilema do pacote central (associado aos programas verticais) contra a criatividade descentrada dos arranjos locais, por vezes sem direcionalidade. A necessidade de gestão do conhecimento, circulação de boas práticas e experiências, clearinghouse, cooperação técnica.