“O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Advertisements

As conseqüências do avanço da cana
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
Desertificação.
IV UFRJ AMBIENTÁVEL - Rio de Janeiro 21 a 23 de Outubro de 2008 ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS – PRINCIPAIS VETORES DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA,
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Professora: Márcia M.
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
O nosso projeto para uma vida sustentável
Julho de 2009 Diretrizes Socioambientais e Instrumentos de Apoio Financeiro para a Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina.
PI2 – CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA DINÂMICA DO SOLO
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Paulo Rogério Soares de Oliveira
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - IDAF
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Caracterização do Problema:
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
PROGERIRH / PRODHAM.
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
Disciplina Agroindustrial
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Política Nacional de Saúde do Idoso
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Agroturismo como Estratégia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Caso da Associação de Agricultores Acolhida na Colônia. Anna Cecilia Amaral.
Um Banco da Amazônia.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
Agência Goianésia (GO)
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
Domínio da Amazônia Ocupa os estados do Norte: AM, PA, AC, RO, RR, e parte de MA, PI e MT. De forma geral, o solo é pobre e sujeito a lixiviação pela.
Racionalização de investimentos em pastagens: uma abordagem sistêmica no processo decisório Ivo Martins Cezar.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Correção da 1.ª ficha de avaliação
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Alternativas para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
Contexto geral áreasalteradas  Cerca de 280 mil km 2 de áreas alteradas na Amazônia brasileira (26 mil km 2 só em )  Considerando que 20-25%
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Restauração de Habitats
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Conservação e Preservação
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
Problema 6 Estratégias para resolução do problema da perda na produção de maçãs por falta de polinização adequada.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP CURSO DE DIREITO
1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas.
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
O Espaço Geográfico Rural
Parte III Gestão Ambiental.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
A luta pela terra no Brasil Adalmir Leonidio LES/ESAQ/USP.
Transcrição da apresentação:

“O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra” MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC Uso das principais leis ambientais na implementação de projetos de assentamento humano na Amazônia: uma discussão socioeconômica do avanço e das pressões sobre a Floresta Amazônica – Cacaulândia – Rondônia – Brasil “O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra” Autor: Amarildo Pinheiro Virgulino, Ms. Co-autor: Poliana Heloisa da Silva Capelasso, Graduanda em Eng. Florestal

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC INTRODUÇÃO A discussão sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia tem recebido bastante atenção nas últimas décadas; Modelo de desenvolvimento implantado na região, após 1964; Os efeitos perversos em relação às populações tradicionais; As Pressões sobre a Floresta; O aumento das áreas desflorestadas; Uso da Terra segunda as Leis Ambientais; A necessidade de reflexão sobre as formas de uso da terra; Formulação de perspectivas que combinem tanto na preservação dos recursos naturais, quanto na elevação do nível de renda.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC PROBLEMA O RADAMBRASIL, POLOAMAZÔNIA, POLONOROESTE e PLANAFLORO contribuíram para o conhecimento dos recursos naturais de maneira extensiva, mas não atenderam a necessidade do seu manejo integrado, sistematizado e sustentado. O desmatamento, as atividades agrícolas e o pastejo além da capacidade de suporte forrageiro, são os principais fatores de degradação dos solos e da cobertura florestal.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC OBJETIVO GERAL Investigar quais ações antrópicas foram causadas pelas atividades induzidas e constantes nos programas e projetos de ocupação na Amazônia, e se as mesmas ocorreram por inexistência e/ou ausência ou por não aplicação / uso de leis ambientais capazes de pró-agir e/ou mitigarem, num enfoque literário e situacional.

Sistemas Agroflorestais: Principais Conceitos Discutidos REFERENCIAL TEÓRICO Sistemas Agroflorestais: Principais Conceitos Discutidos São formas de uso e manejo dos recursos naturais consideradas apropriadas para o processo de ocupação da Amazônia em razão de promover a diminuição da pressão antrópica sobre a floresta primária; Oferecem alternativas para melhorar o desempenho de áreas de baixa produtividade e mantém a produtividade da terra sem causar degradação, promovendo a produção diversificada de alimentos básicos; Contribui também para solucionar problemas decorrentes do mau uso dos recursos naturais, a exemplo de pastagens degradadas e abandonadas (MONTAGNINI et al., 1992; PASCHOAL, 1995; SHIKI, 1995; MULLER et al., 2004; COSTA, 2005; ALMEIDA et al., 2006; SABOGAL et al., 2006).

REFERENCIAL TEÓRICO MODELOS DE SAF Os modelos de sistemas agroflorestais com cacaueiros desenvolvidos, vêm contribuir de forma sustentável, por se tratar de modelos que consorcia variedades de espécies nativas, de culturas permanentes e semipermanentes e animais proporcionando uma diversificação de atividades agrícola, florestal e pecuária a produtores rurais (ALVIM, 1989a; ALVIM, 1989b; ALMEIDA et al., 1995; MATOS, 2001; ALMEIDA et al., 2002; COSTA, 2005). Esses modelos consistem em: sistema provisório múltiplo (SPM); e sistemas mistos permanentes zonais (SMPZ)

METODOLOGIA DA PESQUISA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC METODOLOGIA DA PESQUISA A estratégia de execução da pesquisa obedeceu aos seguintes passos: Definição do assentamento e da área de pesquisa; Definição do problema; Aquisição de material, documentos, bibliografias e produtos cartográficos; Avaliação dos SAF, a pecuária, o desmatamento, a população, o uso da leis ambientais e a produção, para tentar aferir a sustentabilidade nos aspectos socioeconômico e ecológico; e Verificação das ações antrópicas promovidas pelos programas e projetos de desenvolvimento no PAD Burareiro.

METODOLOGIA LOCALIZACAO

RESULTADOS E DISCUSSAO Caracterização das Propriedades: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC RESULTADOS E DISCUSSAO Caracterização das Propriedades: Dados da CEPLAC, os SAF implantados desde o inicio de sua atividade no PAD Burareiro, Lotes de 250 hectares, totalizavam 243 lotes em uma área de 4.577 hectares, considerando o período de 1977/1978 a 1988/1989; Dados da pesquisa (2006/2007): visualizou-se um decréscimo de 82% dessa atividade no local de pesquisa, reduzindo-se a 44 lotes com SAF, totalizando 966,50 hectares; A ação humana promoveu o desflorestamento, praticamente em sua totalidade, em prol de uma atividade excludente, mas, promotora de renda no curto prazo.

RESULTADOS E DISCUSSAO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC RESULTADOS E DISCUSSAO Caracterização da População: O perfil dos assentados no PAD Burareiro, espelha características comuns no que tange a condição das propriedades rurais estudadas: faixa etária, residência e de como se tornaram proprietários rurais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC RESULTADOS E DISCUSSÃO Enfoca a renda dos assentados; O direcionamento dos investimentos realizados pelas famílias contempla exclusivamente as benfeitorias e aquisição de animais, no que tange a infra-estrutura de apoio a produção (pecuária); etc... Obs.: Os assentados buscaram acompanhar o discurso de crescimento no curto prazo;

RESULTADOS E DISCUSSÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC RESULTADOS E DISCUSSÃO Capacidade de Uso da Terra: A característica dos 44 lotes estudados, é a de uso da terra por meio de SAF e pecuária; Se cumprem ou não os parâmetros de uso exigido por Lei, e o que determina a Medida Provisória n. º 2.166, que estabelece em percentuais de 20% de uso e 80% de cobertura vegetal; A estratégia no processo de colonização em Rondônia, especificamente no PAD Burareiro, foi a de ocupar para integrar inviabilizando o crédito subsidiado; Situação de meio termo 50% de área de cobertura vegetal. % Lotes - Área com Cobertura Vegetal Excluindo SAF 68% 29% 3% Até 125 ha De 125 a 200ha Mais de 200 % Lotes - Área com Cobertura Vegetal - Incluindo SAF 16% 77% 7% Até 125 ha De 125 a 200ha Mais de 200 ha

RESULTADOS E DISCUSSÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC RESULTADOS E DISCUSSÃO Produção da Área de Pesquisa Panorama da diversidade pecuária existente. Produção Pecuária do Assentamento 2000 4000 6000 8000 Vacas (cab) Bois (cab) Touros (cab) Bezerros (cab) Novilhas (cab) Porcos (cab) Aves (bico) Outras

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA - CEPLAC CONCLUSÃO Os fatores de uso não sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente ocasionaram perdas de oportunidades sociais e econômicas; Ecossistemas naturais que possuem potencial produtivo têm sido utilizados de forma predatória e substituídos por atividades de uso itinerante da terra; O uso de sistemas sustentáveis promoverá o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável. O PAD Burareiro, se insere nesse contexto. Com alternativa sustentável para se retornar as condições anteriormente existentes, não só recompondo a floresta, mas o sistema ecológico promovendo o progresso em direção ao equilíbrio biológico de uma florestal primária. O SAF com cacaueiro se propõe a isso, quando harmoniza a cadeia alimentar de espécie da fauna.