Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro

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Transcrição da apresentação:

Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro O Curso de Licenciatura de Física do Campus de Itabaiana: Estrutura Atual e a sua Reformulação  Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro

Página do DFCI no SIGAA

Página do Curso de Licenciatura em Física do DFCI

Atual Adaptar-se

O que é o PPC?

Estágios da Reformulação do PPC

Principais Mudanças: Física Básica Física A, B e C (120 hs) Física 1, 2, 3, Complemento de Física 3 e 4 (190 hs)

Principais Mudanças: Aulas Experimentais de Física Lab. de Física A, B e C (90 hs) Lab. de Física Moderna 1 e 2 (60 hs) Lab. de Física 1, 2, 3 e 4 (120 hs) Lab. de Física Moderna 1 e 2 (120 hs)

Novas Disciplinas Obrigatórias do DFCI 1. Mecânica Clássica I (60 hs) 2. Introdução à Metodologia Científica (60 hs) 3. Trabalho de Conclusão de Curso (30 hs)

Principais Mudanças: Departamento de Matemática Cálculo I, II e III (240 hs) Cálculo Diferencial em uma Variável Cálculo Integral de Função de uma Variável Cálculo Diferencial em Várias Variáveis Cálculo Integral de Função em Várias Variáveis (240 hs)

Distribuição por Períodos 1º 2º

Distribuição por Períodos 3º 4º

Distribuição por Períodos 5º 6º

Distribuição por Períodos 7º 8º

Distribuição por Períodos 9º 10º Não deixe para o fim!

O que mudou nas disciplinas de ensino?

Departamento de educação PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LEGISLAÇÃO E ENSINO

Estágios 1 Observação e seleção do campo de estágio. Investigação e análise do projeto pedagógico da escola e de todos os segmentos da comunidade escolar. Observação e análise da prática pedagógica em sala de aula. Elaboração do projeto de ensino/aprendizagem no ensino fundamental/médio. Elaboração do relatório de atividades. Pré requisitos: Didática e Metodologia do Ensino de Física 1 2, 3 e 4 Execução do projeto de ensino/aprendizagem no ensino fundamental/médio a partir da regência de classe na escola selecionada. Espaço de discussão e reflexão sobre a prática pedagógica em sala de aula. Elaboração do relatório de atividades. Pré- requisitos: Estágio Supervisionado em Ensino de Física 1 e Instrumentação para o Ensino de Física 1

Didática e metodologia para o ensino de física A História do Ensino de Física no Brasil e no mundo. Visão panorâmica do Estado da arte atual do Ensino de Física. Tendências e estudo de cenários futuros para o ensino de física. Teorias de Aprendizagem no ensino de Física. Os projetos curriculares (PCN´s). Tendências atuais no ensino de Física. Concepções alternativas no ensino de Física. O ensino de Física em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Ensino de Física por investigação. Planejamento de ensino. Avaliação no ensino e na aprendizagem de Física. Pré-requisito: Física 1 Estratégias e metodologias para o ensino de Física. A experimentação no ensino de Física. Programas oficiais de livros didáticos. As tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Física na Educação Básica. História da ciência como estratégia de ensino de física na educação básica. Planejamento e elaboração de unidades didáticas. 1 2

O que aparece de novo! Introdução à Metodologia Científica Metodologia do trabalho científico. Normas da ABNT. Elaboração e discussão do projeto de pesquisa. Pré-requisitos: Física 4, didática 2 e estágio 1 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Desenvolvimento e execução de projeto de pesquisa em Física ou Ensino de Física. Elaboração do trabalho de conclusão de curso ou artigo científico

Instrumentações 1 História da mecânica e da hidrostática. Análise de livro didático. Análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino da mecânica e hidrostática para a educação básica com enfoque na produção de laboratórios abertos e na Física no ensino fundamental. Planejamento e execução de aulas de mecânica e hidrostática para a educação básica. Pré-requisito: Didática e Metodologia de Ensino de Física 2 e Física 2 2 História da termodinâmica e teoria cinética dos gases. Análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino da termodinâmica e teoria cinética dos gases para a educação básica com enfoque na abordagem de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Meio Ambiente no ensino de Ciências. Planejamento e execução de aulas de termodinâmica e teoria cinética dos gases para a educação básica. Pré-requisito: Didática e Metodologia de Ensino de Física 2 e Física 4 3 História da eletricidade e magnetismo. Análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino da eletricidade e magnetismo para a educação básica com enfoque na produção de laboratórios abertos e nas Tecnologias da Informação e Comunicação. Planejamento e execução de aulas de eletricidade e magnetismo para a educação básica. Pré-requisito: Didática e Metodologia de Ensino de Física 2 e Física 3 4 História da física ondulatória, óptica, acústica e física moderna. Análise e elaboração de materiais didáticos para o ensino da física ondulatória, óptica, acústica e física moderna para a educação básica com enfoque no planejamento e elaboração de unidades didáticas e a equidade, inclusão social e estudos culturais e o ensino de Física. Planejamento e execução de aulas de física ondulatória, óptica, acústica e física moderna para a educação básica. Pré-requisitos: Didática e Metodologia de Ensino de Física 2 e Física 4

Regras de Adaptação