REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE (II)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CITOCINAS 18/04/07 A 24/04/07.
Advertisements

CITOCINAS.
Mecanismos efetores da resposta imune
VACINAS Prof. Eduardo F. Flores Depto Medicina Veterinária
REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE
BIOLOGIA DOS LINFÓCITOS T: A RESPOSTA IMUNE MEDIADA POR CÉLULAS
IL-1, TNFa Estruturalmente diferentes e com receptores próprios têm efeitos biológicos redundantes: Células B – promovem o crescimento e diferenciação.
Citocinas Gerenciadores da resposta Imunológica;
Imunidade Celular – ly T Citocinas Profa. Alessandra Xavier Pardini Disciplina: Imunologia.
Regulação da Resposta Imune - Citocinas
Citocinas: Citocinas Mediadoras e Reguladoras das Respostas Imunes Natural e Específica. Citocinas Envolvidas na Hematopoiese e Citocinas Estimuladoras.
Depto Medicina Veterinária
Depto Medicina Veterinária
REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE (I)
Ontogenia do Sistema Imunitário
Imunidade a Vírus e Tumores. Características gerais dos vírus  Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.  Utilizam a célula (organelas) para.
REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE (II)
Imunidade no feto, no recém-nascido e em idade avançada
Citocinas O ELO da resposta imune Resposta imune Inata
Células e Órgãos do Sistema Imunológico
Imunidade a Bactérias e Parasitas
Imunidade Natural.
Imunidade a Vírus e Tumores
Inflamação crônica.
Prof. Cleide Albuquerque
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
Imunologia Veterinária
IMUNOLOGIA Características Gerais do Sistema Imune Humano
Bruno Ratusznei Fonseca Universidade Positivo Imunologia
CONTROLE DO SISTEMA COMPLEMENTO
Defesas do organismo no combate aos micróbios
Imunologia Veterinária
DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA Resposta Imune Adaptativa
Prof. Vanessa Carregaro Departamento de Bioquímica e Imunologia
Prof. Dr. Luis Henrique Telles da Rosa
Linfócitos B e seus produtos: Saúde x Doença
Imunização – ativa e passiva
Imunologia das Infecções: Respostas Imunes aos diversos Patógenos
REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE
Células envolvidas na resposta imune
Tolerância e Autoimunidade
Imunidade no feto, no recém-nascido e em idade avançada
Resposta Imune Humoral
Imunidade a Vírus e Tumores
Resposta Inata I - Fagocitose
Sistema Imunológico. Sistema Imunológico Sistema Imunológico Introdução É o sistema responsável pela defesa do organismo contra a ação de agente patogênicos.
Células envolvidas na resposta imune
Sangue Vera Andrade, 2017.
Vacinas de DNA Grupo: Agnes Tymoszczenko Cecília Mello
Sistema Imunitário Marcus Ferrassoli.
Imunidade e imunopatologia nas doenças infecciosas
Peculiaridades do Hemograma
Imunidade a Bactérias e Parasitas
Imunidade no feto, no recém-nascido e em idade avançada
Diferenciação  Expressão diferencial de genes, onde grupos de células que passaram por uma ativação de determinados genes ou de conjuntos de genes começam.
Imunidade Natural.
TECIDO CONJUNTIVO Classificação Denso Frouxo Modelado Não-modelado
Maturação dos linfócitos B.
Sistema Hematopoiético
Inflamação p. 8.
ATIVAÇÃO DOS LINFÓCITOS T
Por quê estudar a imunologia? Dr. Fabrício Prado Monteiro
Complemento Cascata enzimática Duas vias de ativação:
SISTEMA COMPLEMENTO.
Sistema imune da mucosa
IMUNIDADE INATA NÃO INDUZIDA
Aplicações do cultivo de células animais
Manejo ambulatorial e prevenção
Imunidade natural VET Imunologia Veterinária
Complemento C’ VET Imunologia Veterinária Medicina Veterinária
Transcrição da apresentação:

REGULAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE (II) Luís Fernando Parizi 2017/2

Citocinas Moléculas que fazem a comunicação entre uma célula e outra do sistema imune Sua secreção é breve Produzidas por diversos tipos de células

Citocinas Podem atuar de forma endócrina, parácrina ou autócrina

Propriedades Gerais Uma citocina pode ser produzida por mais de um tipo celular Atuam na ativação, proliferação, diferenciação e morte de células alvo Regulam a intensidade e duração da resposta imune

Cascata de indução

Podem atuar de forma pleiotrópica, redundante, antagônica ou sinérgica

Papel das citocinas durante a inflamação

Famílias de citocinas Família da Interleucina I (IL-1α, IL-1β, IL-18) Mediadores inflamatórios Família da Hematopoetina (IL-2, IL-3, G-CSF) Diversidade de funções Família do Interferon (IFN-α, INF-γ, IL-10) INF: resposta anti virais; outras: diversas funções Família do Fator de Necrose Tumoral (TNF-α, TNF-β, CD40L) Desenvolvimento do SI, funções efetoras e hemostasia Família da Interleucina 17 (IL-17(IL-17A), IL17-B, IL17-C) Acumulação e ativação de neutrófilos, promovem inflamação Família das quimiocinas atraem células de um local para outro

1. NA IMUNIDADE NATURAL IFN- INTERFERON TIPO I IFN- Produzidos por diversas células. Suas ações principais são: inibição da replicação viral, inibição da proliferação celular, ativação das células NK, aumento da expressão de MHC I.

1. NA IMUNIDADE NATURAL TNF FATOR DE NECROSE TUMORAL Produzido principalmente por fagócitos mononucleares, é a principal citocina contra bactérias G-. É potente ativador de neutrófilos e indutor de febre e caquexia.

1. NA IMUNIDADE NATURAL INTERLEUCINA – 1 IL-1 Como o TNF, sua principal função é como mediador da resposta inflamatória da imunidade natural ou inespecífica e é produzida por fagócitos mononucleares. Induz o comportamento de doença: febre, fraqueza, mal-estar, apatia, incapacidade de concentração, sentimento de depressão, letargia e perda do apetite. 

1. NA IMUNIDADE NATURAL INTERLEUCINA – 12 IL-12 Produzida principalmente por LB e monócitos, é a principal citocina estimuladora das células NK. Caracteriza a resposta do tipo Th1, assim como o IFN-, ativando Tc.

1. NA IMUNIDADE NATURAL FATOR DE INIBIÇÃO DE MIGRAÇÃO MIF Propicia a retenção de macrófagos nos tecidos, inibindo sua motilidade. Provavelmente, esta citocina atue em associação com outra(s).

2. CITOCINAS QUE ESTIMULAM A HEMATOPOIESE IL-3 INTERLEUCINA – 3 Atua nas células pluripotentes, induzindo a diferenciação de praticamente todas as células do sistema imune. Produzida por Th (CD4+).

2. CITOCINAS QUE ESTIMULAM A HEMATOPOIESE FATOR DE ESTIMULAÇÃO DE COLÔNIAS DE GRANULÓCITOS E MACRÓFAGOS GM-CSF É produzido por linfócitos T ativados e fagócitos mononucleares. Atua na medula óssea, promovendo a diferenciação de leucócitos e a ativação de leucócitos nos sítios inflamatórios.

2. CITOCINAS QUE ESTIMULAM A HEMATOPOIESE INTERLEUCINA – 7 IL-7 Envolvida na diferenciação de linfócitos B, é secretada por células da medula óssea. INTERLEUCINA – 6 IL-6 É sintetizada por fagócitos mononucleares, em resposta a IL-1 e TNF. Também é sintetizada por LT ativados. Atua ativando a síntese de Ac por LB e também estimula a síntese de proteínas plasmáticas pelos hepatócitos.

3. CITOCINAS QUE REGULAM A ATIVAÇÃO DE LINFÓCITOS IL-2 INTERLEUCINA – 2 Produzida por LT, principalmente LTh, é a principal citocina ativadora de proliferação dos LT (autócrina) e outras células do SI (LB, NK).

3. CITOCINAS QUE REGULAM A ATIVAÇÃO DE LINFÓCITOS IL-4 INTERLEUCINA – 4 Sua principal ação é como moduladora de respostas alérgicas, sendo necessária para a produção de IgE. Inibe a ativação de macrófagos, estimula a proliferação de mastócitos e induz a diferenciação dos LTh (caracteriza a resposta Th2).

3. CITOCINAS QUE REGULAM A ATIVAÇÃO DE LINFÓCITOS FATOR DE TRANSFORMAÇÃO E CRESCIMENTO TGF-β É um fator regulador negativo da ação de várias citocinas, inibindo a proliferação de Th, inibe maturação dos Tc e inibe ativação de macrófagos. Está igualmente envolvido na troca de classes para IgA (mucosas).

4. CITOCINAS QUE REGULAM A RESPOSTA INFLAMATÓRIA INTERFERON -  IFN- Produzido por T (Th1 e Tc), sua atividade é potencializada pelas IL-2 e IL-12. É o principal ativador de macrófagos, aumenta a expressão das moléculas do MHC classes I e II, atua na diferenciação de linfócitos T e B e ativa células NK.

Ação conjunta das citocinas durante a RI