Parte III – Planejando o Projeto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 4.
Advertisements

Programação WEB - Aprender as noções básicas para o desenvolvimento WEB, mediante a compreensão, domínio e aplicações das técnicas inerentes a Programação.
Gestão de Projetos – PMI - SCRUM Aula 03 Pós-Graduação Arquitetura de Informação e (UX) Turma-9 terças e quintas.
Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
Análise Desenvolvimento/Testes Entrega Suporte. Nome da atividade Análise de Negócio Fase Análise Finalidade Esta atividade tem por finalidade analisar.
MÓDULO DE ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PARA GERENCIAMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA SENIOR THIAGO DE MATOS SOARES ORIENTADOR: MARCEL HUGO.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Introdução e Conceitos.
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM AMOSTRAGENS NÃO PROBABILÍSTICAS
Analise e Projeto de Sistemas I
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Fábrica de Software.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Projeto de Sistemas de Informação
GRÁFICOS DE CONTROLE.
TÍTULO – Times New Roman, Tamanho 80
Ambiente para desenvolvimento de sistemas baseado no conceito MBUIDE
Tecnologias de Informação e Comunicação
Técnicas para Apresentação do Vídeo Pitch
Planejamento de estratégias:
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
Parte III – Planejando o Projeto
Insira sua Foto Título (FONTE ENTRE 36 e 48)
Automatizando seus indicadores com Excel
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Amostragem na pesquisa qualitativa
Investimento com retorno Tecnologia com simplicidade
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Aula 8 – Planejamento do Tempo e dos Custos
Aula 08 – CMMI® versus PMBOK
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Aula 3.3.
Capítulo 12 Início do processo qualitativo: formulação do problema, revisão da literatura, surgimento das hipóteses e imersão no campo.
Aula 3.2.
Avaliar desempenho de servidores
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TCC Aula 2 Caroline Petian.
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Técnicas de orçamento de capital
Capítulo 8 Seleção da amostra. Capítulo 8 Seleção da amostra.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
Trabalho de Conclusão de Curso I
Manuais Administrativos
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Software Process Improvement Capability dEtermination
Writer Editor de texto do BrOffice.org
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Avaliar desempenho de servidores
Título: fonte Calibri tamanho 48
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE
Modelagem de Sistemas
Prof. Lorivaldo Rodrigues Barbosa
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS DE HONORÁRIOS
Prof. Elisson de Andrade
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
“Uso do Word para Formatação de Trabalhos Científicos no Padrão ABNT”
Liderança e Supervisão
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Parte III – Planejando o Projeto Gerenciamento de Projetos Fundamentos e Prática Integrada por: Marta Rocha Camargo, Ph.D., PMP® Parte III – Planejando o Projeto Capítulo 6: Tempo Professor(a): _______________________ Instituição: ________________________________________________

Tempo Após o estudo deste capítulo, você será capaz de: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Após o estudo deste capítulo, você será capaz de: Dividir o tempo do projeto em atividades com durações e recursos específicos por meio da elaboração de um cronograma para o projeto. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Atividades para Planejar o Tempo Documentos Gerados - Elaborar o plano de gerenciamento de tempo - Plano de Gerenciamento do Tempo - Identificar atividades - Cronograma - Sequenciamento das atividades - Estimativa de recursos para as atividades - Estimativa de durações para as atividades ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Plano de Gerenciamento do Tempo Define a forma como essas atividades serão desenvolvidas pelo gerente do projeto e equipe deve ser documentada. Poderá incluir, por exemplo, informações sobre as ferramentas que serão utilizadas para desenvolver o cronograma, a maneira como os gerentes funcionais serão comunicados das necessidades de recursos para o projeto, como os recursos serão alocados, como as durações serão calculadas e assim por diante. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Elaborar o Cronograma do projeto – três passos: 1º Identificar as atividades ou tarefas que deverão ser executados durante o projeto. 2º Sequenciar essas atividades por meio da identificação e do estabelecimento de relacionamentos lógicos entre elas (o que precisa vir antes, o que vem depois etc.). 3º Determinar o tipo e a quantidade de recursos (pessoas, equipamentos e materiais) necessários para a realização do projeto, bem como estabelecer quando cada recurso deverá estar disponível. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Como alocar durações às atividades do cronograma? As durações das atividades podem ser determinadas de várias formas: Dados históricos de projetos similares. Opinião especializada de profissionais da área. Estimativas análogas, que utilizam uma duração de uma atividade anterior semelhante. Estimativas paramétricas, que utilizam uma relação estatística entre os dados históricos e outras variáveis (por exemplo: metros quadrados em construção, linhas de código no desenvolvimento de software, horas/funcionário etc.) para calcular a duração padrão para aquela atividade. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Como alocar durações às atividades do cronograma? (cont.) Estimativas de três pontos, na qual a duração da atividade pode ser construída usando uma média de três durações, conforme a equação a seguir: Observação: O seria o tempo mais otimista, M, o mais provável, e P, o pessimista. A estimativa de três pontos é utilizada em casos em que não se tem nenhuma referência para a duração de uma atividade. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Na prática... Quanto mais detalhado for o dicionário da EAP, mais fácil será definir as atividades do cronograma. Exemplo: ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Na prática... A descrição do trabalho no Dicionário da EAP se transforma em atividades no cronograma: ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Ferramentas PROFESSOR: Aqui é importante demonstrar a utilização do MS Project e/ou OpenProj Há um vídeo demonstração no material de apoio deste livro, porém para os alunos, é melhor providenciar uma aula só sobre o MS Project no laboratório de informática da instituição e montar um cronograma com eles. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Ferramentas A ferramenta mais utilizada por profissionais da área de gerenciamento de projetos é o MS Project. Há uma versão livre de uma ferramenta similar – OpenProj (necessário salvar o arquivo em XML para evitar perda de arquivos na nova versão do Windows). ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Ferramenta Vejamos uma demonstração do MS Project para elaborar um cronograma simples. Pelo Professor ao vivo na sala de aula e/ou Através do vídeo clipe em Conteúdos extras, na página web do livro (www.elsevier.com.br/martacamargo ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Aplicação O cronograma completo que a equipe do projeto de sustentabilidade à rede de supermercados A elaborou encontra-se nas páginas 103 a 107 do livro texto Observem as diferentes formas de visualizar o cronograma A mais comum é o formato Planilha ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Aplicação Observem como cada pacote de trabalho da EAP abriu em diversas atividades no cronograma. O cronograma NUNCA é a EAP com datas apenas, pois requer um detalhamento – estilo passo a passo - do que os recursos (as pessoas) terão que fazer e quanto tempo cada tarefa levará. Lembrem-se do exemplo do Bolo no capítulo 2 – Princípios. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Tempo Exercícios Material de apoio Baixe o arquivo Cronograma, na pasta Exercícios em Conteúdos extras, na página web do livro (www.elsevier.com.br/martacamargo). Pode fazer o exercício com o MS Excel, MS Project ou OpenProj. Há vídeos demonstrativos para as operações básicas com o MS Project e o OpenProj. Tentem utilizar essas ferramentas. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.

Exercícios - Tempo Após baixar o arquivo, realize as seguintes tarefas para concluir o cronograma relativo a uma das entregas do projeto – o Treinamento: Complete o Cronograma com as atividades para cada pacote de trabalho. Lembre-se que o Dicionário da EAP contém descrições dos pacotes de trabalho que geram atividades. Atenção! Você precisará das descrições dos pacotes de trabalho do Dicionário da EAP que elaborou no capítulo anterior para fazer este exercício. Inclua uma data de início e uma de fim para cada atividade. Insira a duração de cada atividade. Aloque um recurso (quem irá fazer) para cada atividade. ©Direitos autorais reservados. Proibida reprodução sem a devida autorização.