A Urbanização Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Advertisements

Agricultura de Precisão
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Geografia Regional do Brasil A dimensão temática: O recorte temático da ordem e, portanto, a reordenação da ordem; Uma construção sintética; O sentido.
Escola estadual guaicuru. Alunos: Leda, Maria Helena, Renato Trabalho de Geografia atividade agrícola no mundo.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
GEOGRAFIA – 9.O ANO LICEU ALBERT SABIN A SUPERPOTÊNCIA MUNDIAL- EUA.
Análise Sócio Demográfica
Introdução e Conceitos.
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
Representações cartográficas
Sobre o Pulso Brasil.
AGRICULTURA TRADICIONAL
Mobilidade urbana no Brasil
PROBLEMA 01: De quantas maneiras diferentes cinco pessoas podem fazer uma fila para entrar no ônibus? Para resolver esse problema, escolhemos a pessoa.
PRESENTE E PERSPECTIVAS
Conceitos de GEOGRAFIA
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra
Population density and deforestation in the Brazilian Amazon: New insights on the current human settlement patterns I. Tritsch & F.-M. Le Tourneau (Applied.
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
DIVERSIDADE ÉTNICA Nomes: Eloisa F. Hockele e Francieli Zapalai Turma: 811 Profª Carol Matéria: Ensino Religioso.
A agricultura e a Fome.
Formação do mundo atual
Evolução da colheita na agricultura
TEMAS PARA OS SEMINÁRIOS:
ORIENTE MÉDIO.
O que é região? Regionalização
Expansão Urbana - Desurbanização - Lisboa; - Declínio urbano - Porto.
Disciplina: Geografia
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Trabalho mercados agricolas
O CAMPO ELÉTRICO.
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
A ORGANIZAÇÃO DAS ÁREAS URBANAS
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Planejando o Turismo no seu Município
TURISMO NA TERCEIRA IDADE
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Sociedade, povo, nação, Estado e país
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
REGIÃO SUL 7 ano CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF.ªROSELI BARAÇAL.
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
Evolução da população portuguesa
PARTICIPAÇÃO DA SUINOCULTURA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Agricultura portuguesa
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
O Futuro da Agricultura de Regadio em Portugal
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Os Oito Objetivos do Milênio
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Conselhos para um bom Semestre
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Pesquisa: Satisfação, Aplicabilidade e Efetividade
Macroeconomia Seção 2.3: Contabilidade nacional e teoria Keynesiana
Densidade populacional no Mundo (estimativa para 2015)
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

A Urbanização Brasileira Milton Santos A Urbanização Brasileira

A urbanização pretérita Predominância da população rural Surgimento da primeira rede urbana no Brasil “ O urbanismo é condição moderníssima da nossa evolução social. Toda a nossa história é a história de um povo agrícola, é a história de uma história de lavradores e pastores.É no campo que se forma a nossa raça e se elaboram as forças íntimas de nossa civilização...” Oliveira

Fundação do Rio de Janeiro alavanca o Urbanismo no Brasil. Fundações de vilas que algumas viram cidades. Levar em conta os processos de povoamento, seja, por mineração, colonização. Surgimento de industrias. (EX: São Paulo) Levar em conta também os processos econômicos atuais de cada cidade.

A evolução recente da população urbana, agrícola e rural Salto da população Urbana. Em 40 anos a população total do Brasil triplica. Em 1980 26,35/ 1994 77,00 % Cresce cerca de sete vezes a mais. Evolução da população agrícola. Evolução da população rural.

O meio técnico-científico O período técnico vê a emergência do espaço mecanizado. Os objetos que formam o meio não são, apenas, objetos culturais; eles são culturais e técnicos, ao mesmo tempo. As áreas, os espaços, as regiões, os países passam a se distinguir em função da extensão e da densidade da substituição, neles, dos objetos naturais e dos objetos culturais ,por objeto técnicos.

O MEIO NATURAL Quando tudo era meio natural, o homem escolhia da natureza aquelas suas partes ou aspectos considerados fundamentais ao exercício da vida, valorizando, diferentemente, segundo os lugares e as culturas, essas condições naturais que constituíam a base material da existência do grupo.

Modernização do campo Período técnico-cientifico Implantação da tecnologia como meio de produção nas lavouras. Surgimento de industrias nos campos e o desenvolvimento das cidades ao seu redor Acessibilidade entre as cidades e o exemplo das regiões sul e sudeste comparadas as regiões norte e nordeste.

Urbanização nas diferentes regiões Histórico das regiões e o porque das diferentes urbanizações. A malha rodoviária e “fluidez” entre as cidades gerada por ela.

Regiões urbanas e regiões agricolas As regiões não são mais rurais, são agrícolas. A diferença entre regiões urbanas e regiões agrícolas. A mistura entre as regiões agrícolas e as regiões urbanas. A relação da demanda de produção e da renda da população com o tipo de cidade.

Milton Santos – Urbanização concentrada e metropolização Primeiro veio a urbanização aglomerada, como aumento do número e da população respectiva dos núcleos com mais de 20 mil habitantes, em seguida , uma urbanização concentrada, e só depois, o estágio da metropolização, com o aumento considerável do número de cidades milionárias e de grandes cidades médias( em torno de meio milhão de habitantes)  

*As cidades milionárias, que eram duas em 1960 ( São Paulo e Rio de Janeiro), são cinco em 1970,dez em 1980 e doze em 1991.   *Atuais regiões metropolitanas tem dois pontos essenciais em comum: 1) são formadas por mais de um município, com o município núcleo representando uma área bem maior que as demais; 2) são objetos de programas especiais. Criados , com a utilização de normas e de recursos de boa parte federais, que na verdade são regiões de planejamento, onde o q é feito não atende á problemática geral da área.

Tendência á Desmetropolização Dados obtidos no censo realizado pelo IBGE em 1980 já davam sinais evidentes de que o Brasil convivia, paralelamente, com processos de metropolização e desmetropolização . Isso significa que nas últimas décadas do século XX as principais metrópoles brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que continuaram a receber centenas de milhares de migrantes por ano, viram este ritmo de crescimento sofrer uma considerável redução.  

A tabela comprova a desmetropolização que se instala a partir dos anos 1980 no Brasil.  

De outra maneira, essa tendência a desmetropolização pode ser constatada na próxima tabela.

Constata-se ,assim, que o peso das metrópoles no que diz respeito a abrigar a população brasileira caiu bastante nas últimas décadas, caracterizando um processo de desmetropolização.  

Milton Santos – A dissolução da metrópole segundo o autor, As questões de centro e periferia e das regiões polarizadas, tal como colocadas em outros momentos da história, ficam ultrapassadas. (Milton Santos prefere falar de uma “centralidade da periferia”). Uma nova topologia da rede urbana, mais aberta e flexível, vem substituir as antigas morfologias do lugar central: “A história brasileira já mostra uma redistribuição da urbanização concentrada. Hoje, existem dezesseis cidades com mais de um milhão de habitantes, a metropolização já está se redistribuindo. E as próprias cidades médias nascem como cogumelos