Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO PREDIAL E AS QUESTÕES FISCAIS
Advertisements

X Conferência Intergovernamental da RICOTEC “Protecção jurídica: Momento actual e protecção futura” Alexandra Pimenta Directora INR, I.P.Portugal Asunción.
SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO REGIONAL
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Sumário do Projecto e Ponto de Situação
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
LEGÍSTICA FORMAL Marta Tavares de Almeida Abril 2008.
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
PROCEDIMENTO ESPECIAL DE TRANSMISSÃO, ONERAÇÃO E REGISTO DE IMÓVEIS Dec-Lei n.º 263-A/2007, de 23 de Julho.
_____________________
Visão Geral Portal das Finanças. Declarações Electrónicas Portal das Finanças Agregação e evolução Portal das Finanças Agregação.
Visualização de Informação Geográfica na WEB
ordenamento do território e urbanismo
Principais diplomas legais
1 MÓDULO: AS LEIS QUE NOS REGEM… Paredes, 29 de Junho de 2007 Carlos Sousa Pinto UNIVERSIDADE DO PODER LOCAL.
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
INSPIRE Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica Rui Pedro Julião Vice-presidente snig.igeo.pt.
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
SANTANA DO IPANEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA SANTANA DO IPANEMA ALAGOAS.
Cidadania e Empregabilidade
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Área Metropolitana de Lisboa
O SONHO QUE SE TRANSFORMA EM REALIDADE
Andreia Portela OJRN TSJ
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
3/30/2017 A Cartografia, o Cadastro e as Infra-estruturas de Informação Geográfica em Portugal Rui Pedro Julião Subdirector-Geral do IGP
Princípios de acesso á actividade Física
Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral
CLC 6 FORMADORA: Serafina Lains FORMANDO: Paulo Almeida ADMINISTRAÇÃO
O Cadastro como ferramenta para o desenvolvimento em Portugal
Apresentação do Sistema
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Administração publica central. O Presidente do Conselho de Ministros é um título usado pelo chefe de governo dos estados de Itália, Polónia, Portugal.
Sistemas de Informação Geográfica DGPR Programa n Apresentação n Introdução aos SIG –Enquadramento e Definições –Aplicações e Utilizadores –Modelos de.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Gestão Unificada de Informações de Administração de Recursos
Serviços de Informação Geográfica e Cadastral na Web
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
2 Operação estatística obrigatória em todos os Estados- membros da União Europeia É um inquérito que se realiza de 10 em 10 anos através de entrevista.
Análise custo-benefício do SiNErGIC (Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral) 28 Novembro 2007.
Andreia Portela TSJ.
Com o lançamento do projecto CASA PRONTA, foi criado um novo regime de transmissão, oneração e registo de imóveis, que torna possível realizar todos estes.
A informática e a reforma do ordenamento jurídico
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Painel III Planos de Gestão do Risco Perspectivas e Expectativas
Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização Registo Predial.
Órgãos soberania.
Recursos e Fontes de Financiamento
Avanços técnicos na cartografia cadastral em Portugal
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
A ENTIDADE REGULADORA PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
GBDDoc - Gestão de uma Base de Dados Documental Grupo formado por : - Pedro Borges Nº Ricardo Oliveira Nº Serafim Gomes Nº
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Associação Florestal Vale do Sousa
NOVO REGIME JURÍDICO DA URBANIZAÇÃO E EDIFICAÇÃO Évora 25 de Fevereiro de 2008 Ana Cristina Bordalo Assessora do Secretário de Estado Adjunto e da Administração.
Sessão de Informação PAC Bolsa Nacional de Terras – Potenciar o Território Rural Caldas da Rainha, 26 março 2015.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Planejamento e Gerenciamento de Projetos com o MS Project André Alves
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 5 Regulamento Comunitário EMAS Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral SiNErGIC 20 de Outubro de 2006 Arménio Castanheira a.castanheira@igeo.pt

Portugal Regiões Área continente – 89,000 km2 Área insular – 3,000 km2 Total – 92,000 km2 População – 10,000,000 Densidade – 110 hab/km2 Regiões Plano – 5 Distritos – 18 Concelhos – 308 Freguesias – 4207 Governo da República Governos Regionais - 2

Sumário Introdução Situação Actual Reversão da situação SiNErGIC

IGP - MAOTDR DGCI - MFAP Cadastro Avaliação Introdução Cartografia Autoridade Geodesia Cartografia Cadastro Investigação DGCI - MFAP ………. ……….. …………… Avaliação ……… Cartografia Cadastro

Situação Actual - Constatações Não aplicação do Decreto-Lei n.º 172/95, de 18 de Julho: Regulamento do Cadastro Predial Razões do insucesso: desarmonia no conceito de prédio face a outros dispositivos legais; prazos demasiado alargados para as várias fases da operação cadastral; morosidade e complexidade na recolha dos dados; indefinição dos dados complementares à caracterização dos prédios; indefinição na forma de comunicação entre as várias entidades envolvidas; pouca clareza nas atribuições dos agentes envolvidos; modelo desajustado da tecnologia existente.

CADASTRO Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica – até 1994 Cadastro Predial – desde 1995 FISCAL JURÍDICO Predial Arquipélago dos Açores Grupo Oriental Arquipélago da Madeira

2

Reversão da situação actual Criação do Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral (SiNErGIC) através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 45/2006, publicada a 04 de Maio para gestão do Cadastro Predial. Objectivos: Assegurar a identificação unívoca dos prédios; Unificar os conteúdos cadastrais existentes e a produzir; Permitir uma gestão uniforme e informática dos conteúdos cadastrais; Garantir a sua compatibilidade com os sistemas electrónica utilizados pelas várias entidades envolvidas no projecto; Assegurar que a descrição do registo predial é acompanhada de um suporte gráfico; Possibilitar a utilização generalizada do sistema pela Administração Pública; Assegurar o acesso à informação pelo cidadão e pelas empresas.

SiNErGIC – Sistema Nacional de Exploração e Gestão da Informação Cadastral O SiNErGIC é o sistema de gestão e disponibilização dos dados. Pretende-se dotar a Administração Pública de um ferramenta transversal de gestão territorial. A identificação e caracterização de um prédio é dada através de: localização geográfica; Configuração geométrica; Número de Identificação Predial (NIP); Titular cadastral (recolhido por declaração do próprio).

SiNErGIC Processos Cadastrais Execução Harmonização Conservação Renovação SiNErGIC

Alterações à Legislação em Vigor Lei da Protecção de Dados Necessidade de permitir a partilha da informação dentro da Administração Código do Registo Predial (Conservação e harmonização) Necessidade de garantir a obrigatoriedade do registo e a permitir o início do processo de registo dentro do SiNErGIC É igualmente necessário rever os valores associados à tolerância das áreas para fins de harmonização entre os registos e o cadastro Revisão do Decreto Lei n.º 172/95 de 18 de Julho Permitirá a implementação do SiNErGIC e a optimização dos princípios orientadores da execução e gestão da informação cadastral

Execução Prioridades na execução do cadastro + - + - Urbano - edificado Execução Razões para a mudança Rústico - agrícola Rústico - floresta

e privilégios de alteração Funcionamento Acesso condicionado e privilégios de alteração ALFANUMÉRICA e GRÁFICA Acesso livre e privilégios de alteração ALFANUMÉRICA DGRN DGCI RAA e RAM Só alteração titular (compra e venda) GRAFICA E ALFANUM Peritos (acreditados) alteração geometria dos prédios Plantas cadastrais Acesso livre Bancos Seguradoras Etc... Dados pessoais + Plantas Próprio: login/pass Acesso livre e privilégios de alteração GRÁFICA Municípios Loteamentos (provisório) Acesso livre CONSULTA Adm Pública SiNErGIC Internet

Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral SiNErGIC 20 de Outubro de 2006 Arménio Castanheira a.castanheira@igeo.pt